Bom dia pessoal,

Tenho um projeto de automação caseira que sempre que tenho tempo eu aprimoro um pouco mais, atualmente ele consegue controlar a maioria dos equipamentos que tem receptor IR além de controlar as luzes do quarto etc. O problema é o seguinte, eu já consigo enviar códigos a aparelhos que tem protocolos IR comuns como minha TV LG, meu receptor SKY etc, mas meu ar condicionado eu não consigo controlar. Meu ar é daqueles que você programa tudo no controle e ele sincroniza tudo de uma vez (como a maioria deles) (unidirecional). Eu lembro que com meu Palmtop, usando o programa NoviiRemote eu era capaz de capturar e reproduzir QUALQUER código infravermelho e, consequentemente funcionava com qualquer aparelho inclusive com o ar condicionado.

Sem mais delongas hehehe, a minha pergunta é, alguém conhece alguma library, código, qualquer coisa no arduino que me possibilite capturar um código IR que o arduino não "entenda", exiba no console serial do computador e de alguma maneira eu possa repetí-lo de volta para o aparelho?

Exibições: 9979

Responder esta

Respostas a este tópico

ola arthur,

como é que voce fez para usar com sua tv lg?

vc tem como disponibilizar o codigo?

obrigado

@joão josé

Eu fiz exatamente como o Rafael Nunes Accioly postou, só que eu usei uma biblioteca que reconhecia códigos RC5, RC6, SONY e NEC e capturei e identifiquei cada código dos controles, anotei os códigos e com isso posso reenviá-los. Eu posso controlar minha LG de duas maneiras, pela porta serial que ela tem (único fabricante que vi implementar isso numa tv, é algo que TODOS OS APARELHOS seja DVD, SKY deveriam ter), ou pelo IR. Eu geralmente a controlo pela serial mas controlo uma série de outros equipamentos via IR: Meu decoder da SKY, meu gravador de dvd de mesa, meu VHS etc. O meu arduino fica ligado na USB do meu linux server e através de uma página de gerenciamento que eu fiz na máquina, eu mando os códigos IR diretamente para o arduino via serial, ele faz apenas enviar.

@Rafael Nunes Accioly

Eu já tinha visto em algum lugar falando sobre essa codificação HASH em 32bits mas não acertei fazer direito, uma vez capturado o HASH correspondente, como fazer para enviá-lo de volta para o aparelho, mais uma vez tomando como exemplo um controle remoto de ar-condicionado que é tido como "complicado"?

Boa noite! Uma idéia que a princípio pode parecer maluca, mas acho que pode dar certo! E se você ler o sinal que está indo para o LED IR, por uma porta digital por exemplo, pois o controle manda uma sequência de sinais, e o LED IR manda para o AR.. e se vc ler esse sinal que o controle mandou para o LED, será que dá certo?!

Na realidade eu não possuo conhecimentos profundos sobre sinais infravermelhos. Ate hoje o maximo que eu fiz foi mapear o botões de um controle da sony para tentar operar um robo simples. Eu não tenho nenhuma experiencia  transmitindo infravermelho.

Bom esse link pode te dar uma luz.

(em inglês)  http://www.arcfn.com/2009/08/multi-protocol-infrared-remote-library...

Olá Arthur, desta biblioteca, qual "protocolo" você usou para controlar o decoder da Sky? Já tentei todos aqui e não consigo! Pode me dizer qual exatamente usou?

Obrigado, abraços!

Até o tempo que criei esse tópico, eu só tinha receptores SD e eles usam o protocolo NEC, mas agora que possuo receptores HD, constatei que eles não usam o NEC e ainda não consegui decodificar o código desses aparelhos pois eles sempre são retratados como UNKNOWN. Ainda estou na batalha de conseguir decodificar sinais UNKNOWN. Alguns eu consegui repetir com o ir record e outros como o do ar condicionado eu não consegui repetir de jeito nenhum.

Opa Arthur, poisé cara estou a 3 dias tentando códigos e mais códigos, ja testei o RC6, RC5, NEC, Raw e para te ser sincero na esperança testei até os da Samsung, JVC e etc. Estou usando esta biblioteca https://github.com/targettio/Arduino-IR-remote, achei várias versões dela e esta foi a mais completa.

Mas enfim, está complicado, não sei mais o que fazer e nem se tem COMO fazer né, se conseguir algo coloca ai, se eu conseguir, colocarei também, vou tentar mais alguns dias, se não der certo, vou deixar essa parte do projeto (automação residencial) de lado.

Gercil, estou no mesmo problema que você. Já conseguiste resolver os códigos do controle HD da SKY?

Estrou a uns 3 meses nessa e não consigo.

Abç

Amigo com vc fez p capturar o sinal dos outros controles, pois as bibliotecas q eu baixo no estao compilando so da erro pode me ajudar...??

Oi Marcos. Tu conseguiu resolver esse problema? Quando executo códigos utilizando a biblioteca IRemote.cpp ela me dá erro. Sabe como resolver?

O erro é esse:

In file included from C:\arduino-1.0.5\libraries\IRremote\IRremote.cpp:15:
C:\arduino-1.0.5\libraries\IRremote\/IRremoteInt.h:146: error: 'uint8_t' does not name a type
C:\arduino-1.0.5\libraries\IRremote\/IRremoteInt.h:147: error: 'uint8_t' does not name a type
C:\arduino-1.0.5\libraries\IRremote\/IRremoteInt.h:148: error: 'uint8_t' does not name a type

Obrigado.

GLR estes controles que não são identificados vocês tb não conseguem pelo RAW??

Mas ja fizeram o RAW funcionar em algum aparelho e não deu certo nesse?

Eu tenho uma TV LG um receptor da SIMTV, e um home da sony, que não estava conseguindo transmitir pelo código (endereço) reconhecido o único que funcionou pelo reconhecimento da IRremote.h foi um controle da pixelview.

Mas no LG e SIMTV consegui pelo codigo RAW. só o sony não deu certo. (o pixelview tb deu certo pelo RAW)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço