Calibração de um receptor RF 433MHZ usando metodo primo pobre

Meu transmissor RF 433MHz esta operando em um frequência de 433,873 MHz. Não tenho analisador de espectro ou Osciloscópio superior a 100 MHz.

Para determinar a frequência do meu transmissor utilizei um radio SDR e o software SHARPSDR, e descobri que o meu transmissor estava operando em 433,873 MHz.

Sò que meu receptor esta operando em um frequência próxima porque perde  o sinal quando aumenta a distancia ambos utilizam antenas para á máxima performance. Como consigo calibrar o circuito LC do receptor sem utilizar um analisador de espectro ou um osciloscópio acima de 100 MHz ?

Será que daria para utilizar um conversor de frequência para poder utilizar um osciloscópio de baixa frequência ? ou outro tipo de método ?

Para quem precisa aumentar a potencia do transmissor de RF 433MHz utilizei um conversor DC/DC step up chaveado por um transistor Mosfet BS170 e utilizando um attiny85, quando esta ativo ele gasta 45 mA. Quando hiberna cai para 30uA.

Estou mandando o projeto esquemas e firmware aproveitem.

Exibições: 2383

Anexos

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Considere que a frequencia padrão apelidadada de 433 na verdade é de 433,92MHz.

Acho que seu transmissor está ok.

Normalmente os transmissores desse tipo (os bons) possuem um tipo de cristal (filtro SAW) e apenas os receptores são ajustáveis.

Ajustes de altas frequencias usando referencias de baixa (menos alta) frequencia são normalmente feitos usando o princípio do FSK. O FSK gera uma frequencia alta por VCO e divide. A comparação é feita entre a baixa e a alta dividida. É uma comparação de fase, por isso é bem precisa. Consegue realimentar o processo e se corrigir antes que se passe uma fração de ciclho (da dividida).

Ref:

http://www.linear-hcs.com.br/manuais_hcs/certificados_anatel/tx_3t.pdf

https://www.google.com.br/search?q=fsk+newton+c+braga&oq=fsk+ne...

Obrigado pela respostas, mas você teria um exemplo pratico usando PLL ?

Estou achando muito pouca coisa no google.

Obrigado

Não tenho... mas normalmente um frequencímetro resolve tudo, não seria mais fácil ?

Medir uma frequencia como essa diretamente não dá. Vc precisa diminuir ela de algum jeito.

O mais comum é usar um troço desses:

https://www.onsemi.com/pub/Collateral/MC12080-D.PDF

Mas, sinceramente, recomendo vc comprar um frequencímetro. Muito melhor, poupa seu tempo, vai durar por sua vida toda (eu tenho o meu ainda, comprado em 1991, da Minipa). Instrumento é coisa séria, vale cada centavo. Acabei de pesquisar no ML por uns R$140 vc leva.

Tenho um frequencímetro, 1.3GHz da GOLDSTAR  é antigo mas muito bom, onde eu posso medir a frequência do receptor, para poder ajustar para a frequência do transmissor ? Achei um esquema quebra galho. A entrada da antena tem um circuito LC indo para base do transistor, mas e uma bobina fixa. Não tem ajuste o único ajuste que tem é na saída do segundo transistor.

estou incluindo o esquema. 

mesmo assim muito obrigado.

Anexos

Bom dia , 

Informe os links do módulo transmissor e do módulo receptor que esta usando.

Opa, grande informação, realmente faltava o modelo. Veja que ele já tem um filtro SAW. O transmissor não é ajustável. Só resta o receptor.

Esse já deveriam vir calibrados, mas se não vieram:

Ligue um sinal no transmissor. Algo como uma quadrada de 1Khz. Se já estiver ligado a um CI codificador simplesmente aperte o botão e segure.

Ligue um osciloscópio no pino analógico de saída. Se tiver 2 canais pode ligar nos 2 (analogico e digital) do receptor.

Veja como fica o sinal.

Se mova para o limite do alcance.

Faça pequenos ajustes com haste propria (plastico ou ceramica) e tente melhorar o sinal.

Se afaste mais e tente achar o limite disso.

Consegui calibrar, mas como o receptor não tem cristal não é tão estável.

Minha ideia era usar vários transmissores de 443MHZ com um attiny85 e dht22 para transmitir temperatura cada um teria um id e apenas um receptor para receber todos e enviar para uma rede, mas como as frequências dos transmissores  não são iguais o receptor funcionaria para um e outros não. 

Não sei se consigo comprar transmissores que tenham a  exatamente a mesma frequência o filtro SAW são variados, ou vou ter que tentar montar alguns transmissores a cristal mas isso implica em construir bobinhas etc.

Alguém tem alguma ideia ? Hoje tenho um sistema de sensores utilizando o esp8266-esp12F mas o alcance não é muito bom em ambientes fechados o custo também é mais caro.

Então a minha ideia e desenvolver sensores que consiga transmitir a distancia maiores com o minimo de consumo.

 

Pra mim esses rádios são ótimos, atendem ao que se propõe originalmente.

Para aumentar o alcance investiria em antenas.

Os transmissores com filtro SAW são sificientemente estáveis, sobrevivendo a situações como fixação interna ao carro em dias de sol.

Os receptores depois de calibrados passam anos em ambientes hostis como portão de garagem que toma chuva e sol sem perder a calibração.

Vc já pensou em usar a propria rede eletrica como antena ? 

Ref:

http://www.instructables.com/id/433-MHz-Coil-loaded-antenna/

https://www.google.com.br/search?q=antena+433+design&oq=antena+...

Bom dia Antonio. 

Esse conjunto de transmissor e receptor deve ser o mais barato do mundo.

Se quer fazer um projeto confiável, procure um sistema de comunicação de qualidade. 

Obrigado pela ajuda. Precisando de alguma ajuda ... sou bom com micro-controladores  trabalho desenvolvendo aparelhos para pesquisa médica na area de Ressonância Magnética.

Obrigado pela ajuda. Precisando de alguma ajuda ... sou bom com micro-controladores  trabalho desenvolvendo aparelhos para pesquisa médica na area de Ressonância Magnética.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço