"Bugs" na execução de comandos enviados pelo celular, via Bluetooth, pro Arduíno

Vou tentar explicar como é o meu projeto e falar como é esse bug, pra ver se vocês conseguem visualizar o projeto e tentar identificar o que pode tá causando esse maldito bug kk. 
O objetivo do meu projeto é controlar um ventilador pelo celular via bluetooth e pelo botão físico (chave seletora de velocidade) já existente no ventilador. No ventilador, existe uma chave seletora que controla a velocidade do mesmo. É uma chave que possui 1 comum(que vem da rede elétrica) e 3 saídas para o ventilador. A velocidade é de acordo com cada saída. No caso é um ventilador de 3 velocidades obviamente. O que eu fiz foi seguinte: substituí a chave seletora por 3 relés. o comum da rede que vai pra chave seletora, eu desconectei da chave seletora e conectei no comum de cada relé e os fios das saídas da chave seletora que vão para o ventilador eu desconectei da chave seletora e conectei nos NA de cada relé. E no comum da chave seletora, eu conectei o GND, e as saídas da chave seletora, eu conectei em 3 portas digitais do meu Arduíno Nano. Ou seja, a chave seletora virou um periférico de entrada de dados. obs: Sabemos que são dois fios que vem da rede elétrica pro ventilador, um fio vai direto para o motor do ventilador e ou outro vai pra chave seletora e as saídas da chave seletora que vão pra o ventilador. As modificações que eu fiz foi no fio que vai para a chave seletora, o outro fio que vai direto para o motor do ventilador eu não modifiquei nada.
Usando o módulo bluetooth , eu conectei meu celular, usando um app. Assim posso realizar o controle do ventilador (regulagem de velocidade e ligar/desligar) tanto pelo celular, quanto pela própria chave seletora do mesmo.
O projeto funciona basicamente assim: Quando enviar o comando do celular ou da chave seletora pra escolher determinada velocidade ou ligar/desligar o ventilador, o arduíno vai energizar o relé responsável pela tal velocidade ou ligar/desligar o ventilador, dependendo do comando enviado do celular ou da chave seletora. Ou seja, o arduíno vai controlar os relés que são responsáveis pela regulagem de velocidade e por ligar/desligar o ventilador. Ex: se eu enviar o comando do celular ou da chave seletora pro ventilador girar na velocidade 3, o arduíno vai energizar o relé responsável por essa velocidade, conectando o fio responsável por essa velocidade a rede elétrica. E quando enviar o comando pra desligar o ventilador, o arduíno vai desenergizar todos os relés e consequentemente desligará o ventilador.  
Realizei os testes do meu projeto sem carga, e funcionou perfeitamente. Mas com carga (ventilador), fica dando "bug" no meu projeto.
Esses bugs são o seguinte: Quando mando algum comando do celular pra determinada velocidade, os 3 relés só piscam (eles ligam e desligam)...as vezes envio um comando pra energizar o relé 1, aí o relé 2 ou 3 que é energizado por exemplo, outras vezes até desliga o ventilador. Aí pra executar a ação que eu desejo, tenho que dar o comando 5 ou 6 vezes. Volto a repetir, esse bug só acontece quando o ventilador tá conectado aos relés. Sem o ventilador, os relés funcionam perfeitamente. Obs: os parâmetros (tensão e corrente) da minha carga(ventilador) estão dentro dos limites de parâmetros dos relés e esse erro só acontece quando envio os comandos pelo celular. Na chave seletora, funciona perfeitamente.

segue em anexo o diagrama elétrico do meu projeto.

Exibições: 368

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

OI RC, boa tarde.
Sugestão.
Lendo seu texto fica difícil imaginar toda sua ligação.
O melhor meio de passar uma ideia de ligações é usar esquemas.
faça um esquema das suas ligações e post aqui.
Rui

Oi RC, bom dia.
Aparentemente o seu problema está senso causado por "ruido" elétrico.
Você está operando carga indutiva (Bobinas do ventilador) e faz-se necessário o
uso de "snubber"para minimizar estes ruído.

https://en.wikipedia.org/wiki/Snubber

Rui

Como eu faço o cálculo desses snubber? 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço