Gostaria, se possível, de uma dica sobre o Arduíno.

Meus alunos fizeram esse projeto do video https://www.youtube.com/watch?v=Ecw3kCo4AdQ&t=1467s. Basicamente usamos os potenciômetros nas entradas analógicas para controlar a posição dos servos nas saídas digitais.
O braço funcionou normalmente, mas depois de algumas semanas com o projeto parado quando ligaram o braço robótico ficou meio louco, se movendo sozinho, como se tivesse vida própria
Tentei recolocar o sketch , tentei até colocar outros códigos similares mas nenhum resultado diferente. As vezes o led TX fica piscando, não sei se tem algo relacionado.
Será que pode ser problema no próprio Arduíno?

Exibições: 192

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

Acredito que a resposta esteja no proprio video:

https://www.youtube.com/watch?v=Ecw3kCo4AdQ&t=1637s

Fontes ruins, protoboard envolvido no processo (ele não suporta a corrente de um motor), falta de capacitores de desacoplamento, etc, são possiveis problemas.

A dancinha da falha acontece pq ele tenta ir para uma posição e isso faz consumir corrente. Quando tenta consumir indo por ex para a direita a tensão cai, caindo a referencia. Mudando a referencia ele pode resolver voltar ou acelerar mas muda de qq jeito o objetivo. Quando ele chega no objetivo e para de consumir corrente a tensão sobe, sobe a referencia, que faz ele achar que está no lugar errado.

Ligue um osciloscópio nas tensões constantes (alimentação e referencias) para conferir. Se não tiver o osciloscópio vai de multimetro mesmo.

Com as informações que vc passou só dá para "achar" coisas. Mas é o que mais parece mesmo. Pode ter sido outro problema.

Outra possibilidade: Esses servos são super delicados. Comprei uma vez para nunca mais. Eles quebram sozinho... Algum pode ter quebrado e estar travando o motor. Quando trava acontece um pico de correte que a fonte não suporta e apaga por um instante. Um dente da microscopica engrenagem plástica desse servo quebra e já era... Recomendaria comprar um servo mais robusto.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço