Pessoal estou querendo realizar um projeto, preciso entender como o bootloader funciona, quero fazer uma placa utilizando um mcu da renesas que pega um arquivo .hex de um cartao sd e grava no arduino, alguem pode me dar uma luz de como funciona o bootloader? Como mando o arquivo pro bootloader do arduino gravar na flash?

Exibições: 401

Responder esta

Respostas a este tópico

Saudações,

Recentemente estudei sobre o assunto e estou com necessidade similar. 

Vamos trocar informações?

O que posso dizer... os CI´s que possuem as características similares com os usados na plataforma Arduino funcionam com ou sem bootloader.

O Bootloader serve para configurar o CI e colocar o mesmo e modo de atenção quando o alimentamos... sendo assim nos primeiros segundos estando em modo atenção ele vai procurar se estamos tentando nos comunicar com ele para "reprogramar" e passando este momento ele simplesmente procura por novo código para executar.

O lance é que o Bootloader ocupa memória e dependendo da aplicação teremos que acabar removendo o bootloader e bla bla bla...

Estou com esse estudo em pausa... mas minha necessidade é poder ter um bootloader inteligente o bastante para poder acessar uma memória (EEPROM, SD card, sei lá) e procurar nessa unidade de armazenamento o código que precisa ser executado (aqui tem uma série de passos que abstraio)

Minha ideia inicial é ter um Atmega Tyni para fazer esse trabalho de cuidar destes passos e assim passar adiante após a preparação total... para outro CI um Atmega 2560 por exemplo... que deverá ficar em execução até que o circuito seja reiniciado e bla bla blablalbla.

Fico no aguardo e até +

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço