Boa tarde a todos.

comprei 2 ATMega328 e gostaria de saber como posso gravar o bootloader neles tendo somente uma arduino uno,
existem 6 pinos ao lado da entrada USB e mais 6 perto do ATMega, se nao me engano existe uma forma de fazer isso
alguem pode me ajudar?


Obrigado,
Henrique Zawader

Exibições: 5260

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Henrique, Sim, dá pra gravar assim. É a forma de gravação do bootloader indicada como "Arduino as ISP" (inclusive acho que esse junto com o metodo do cabo paralelo são as formas mais fáceis de se gravar). Só tem um porém, se vc só tem Um Arduino Uno, vc vai precisar fazer um circuito equivalente para a alimentação do outro atmega. Dica: Vai ser muito mais fácil se vc conseguir um outro arduino.

 

A ligação funciona assim:

Arduino principal          Arduino secundário (onde irá conter o ATmega virgem)
 10                                            RESET
 D11                                          D11
 D12                                          D12
 D13                                          D13 
 5v                                             5v
GND                                          GND

1. Conecte o cabo usb do pc no arduino principal. Abra o programa ArduinoISP (File>Examples>ArduinoISP).
2. Faça as conecções conforme indiquei ai em cima.
3. Selecione no menu Tools > Board a placa correspondente ao atmega (no seu caso, Uno).
4. Vá em Tools>Burn Bootloader > Arduino as AVRISP.

coloquei aqui o básico, vc encontra mais detalhadamente em http://arduino.cc/es/Tutorial/ArduinoISP

Imagem do circuito que vc vai precisar fazer pra alimentar o Atmega e fazer o clock dele:
Depois de gravado o bootloader é só sibstituir na placa. Pronto! espero ter ajudado. Abraços!

 

opa Marcelo,
valeu pela ajuda, muito boa a tua explixação :)


montei o esquema mas deu um erro na hora de gravar,

avrdude: usbdev_open(): did not find any USB device "usb"

acredito que seja algum driver que eu nao tenho instalado ou é o meu win7 que é chato pra caramba.
estou procurando uma solução no google :)
assim que tiver eu posto aqui


Henrique Zawader

O Arduino que vc ta usando pra gravar vc ja usou normalmente nesse Pc? Tem que ver se a porta esta selecionada direitinho. O Win7 tem muito problema com drivers, mas pelo que sei nao precisa de nenhum driver a mais além do próprio driver do arduino que vc usa. Se vc usa esse arduino pra fazer projetos normalmente nesse Pc deve funcionar sim.

Se e quando encontrar uma solução pra isso escreve ai. Qualquer outro problema também..

 

Abraço!

uso ela sim, funciona normalmente no meu computador, tentei fazer em outra maquina que usa Ubunto mas deu o mesmo erro vou ver as conexoes direitinho pois nesse tutorial ele usa o atmega 168 e arduino duemilanove, vou procurar as diferenças entre os 2 atmega

 

Abraços :)

Basicamente a diferença entre eles é só a memória. 16k pro atmega168 e 32k pro atmega328.

Tem uma outra diferença. existe o Atmega328p-PU e o Atmega328-PU, o Renato Aloi pode explicar melhor a diferença. Mas ele grava pelo cabo paralelo. To esperando ele entrar na discussão aqui, ou alguma outra pessoa que ja tenha feito esse processo de gravação do bootloader com sucesso.

Se eu tivesse Atmega virgem aqui eu tentaria gravar o bootloader junto contigo, mas ainda nem encontrei pra vender em Manaus. Sempre tenho que pedir pela internet e ai demora pra chegar. Aliás, onde vc comprou esses e quanto foi?

 

Abraços do Marcelo!

entao,

o meu é o Atmega328-PU, o da oarduino é o Atmega328p-PU

eu tenho um outro Atmega328-PU aqui com bootloader ja gravado entao troquei o da arduino por ele mas nao funcionou do mesmo jeito

eu continuo tentando aqui no google, uma hora eu consigo

eu comprei o atmega na santa ifigenia na http://loja.multcomercial.com.br/, faço as compras pela loja virtual e retiro no local mas vc pode pedri envio por sedex tambem

 

abraços :)

E ai Henrique, deu certo? =)

 

Abraço!

e ae Marcelo,

entao, nem consegui,

fui lá no lab pra pedir ajuda mas o problema parece que estava nos chips,

comprei lá no lab mesmo uns com bootloader ja gravado, bem mais facil hehehe

 

Abraços,

valeu pela ajuda, precisando estamos ai

 

 

Opa Renato,

 

comprei na MultComercial mesmo, e sao sem o P.

eu vou tentar via porta paralela mas meu pc nao tem, só tem usb ai fica mais complicado mas eu ja to arrumando um que tem a porta.

pelo menos agora eu ja sei qual devo comprar, sempre o atmega328P, fica o aviso pra galera que precisa comprar.

 

Abraços,

Henrique

Olá a todos, comigo deu certo colocando um resistor de 120 Ohms entre o 5V e o pino reset do arduino.

Senhores,

Eu consigo, gravar bootloader UNO nos atmegas 328P ou 168?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço