[BOMBA}{TUTORIAL] Novo metodo EXCLUSIVO de fabricação de PCI - P.aluminio

Galera,

      Já tentei vários métodos para confecção de PCI, até que comecei a criar um método utilizando Papel alumínio, isso mesmo, e o resultado é incrível, e muito mais fácil que os métodos anteriores e com resultados que deixam os outros a ver navios.

      Descobri que tinha um russo tentanto tambem esse método, mas por aqui praticamente ninguém conhece, por isso resolvi fazer um tutorial em PDF e disponibilizar pra vocês.

     Segue anexo o PDF com o tutorial que criei pra vocês.

    

           Por favor deixem os comentários se gostaram ok.

Tutorial%20confec%C3%A7%C3%A3o%20de%20pcbs%20com%20papel%20aluminio...

Exibições: 3617

Responder esta

Respostas a este tópico

Show de bola !
Parabéns !!

TOP!!! 

Parabéns

Bacana, cara. Gostei.

PS: Eu já tive problemas por esquentar demais a placa uhehueeeue, forma uma bolha que pqp. 

Pô galera,

    Super Valeu,  fico feliz que todos tenham gostado,  a ideia realmente é revolucionária de tão simples,  ou seja, todo aquele processo de saber a temperatura certa, de tentar tirar o papel e acabar arrancando o layout simplesmente acabaram.

   Com esse novo processo, é só colocar o papel aluminio impresso em cima da placa limpa, decalcar um pouco e levar desse jeito mesmo pra o percloreto.

   O resultado é incrivel.

Espero que mais gente veja o tutorial e goste.

Muito bom, mas e quando for dupla face tem como alinhar?

Pois com papel é só colocar contra luz e fazer um envelope.

Abs.

Cara, eu ainda não tentei com a dupla face pois tem poucos dias que descobri a técnica e ai adoeci e fiquei gripado.

Acredito que basta fazer assim:

1-Quando fizer cada um dos lados, criei 3 pontos fora do circuito pra servirem de referencia entre os dois lados.

2-Esquente a placa e aplique um dos lados. como visto, apos esfregar bem, você vai visualizar todo o circuito por cima do papel aluminio aplicado, dai basta pegar um perfurador, e furar os três prontos de referencia.

3-Coloque o lado B, se guiando pelos 3 furos de referencia, agora nesse lado, você vai ter que colocar um pano em cima, ou uma folha de papel e passar o ferro.

4- Pronto, os dois lados estarão fixados a placa e alinhados, agora basta cortar o excesso de papel aluminio e levar para o percloreto, tendo o cuidado de deixar a placa suspensa nele.

   No meu caso eu comprei um pote, furei a tampa, e comprei um motor de microondas e prendi um fiozinho, dai faço um furo na placa e o deixo suspenso.

   O motorzinho gira devagar o tempo todo, e o resultado é uniforme.

Faz o teste ai e fala pra gente,  eu não tô agora com uma dupla face,  se tiver faz o teste com os 3 pontos guias que falei.

Legal!

Vale a pena tentar.

Com papel eu tenho este resultado...

Abs

Weider, também gostei ! Parabéns !

Não sabia que o percloreto de ferro corroía alumínio.

Uma sugestão = (não sei se funcionaria) corte um buraco debaixo do pedaço de aluminio e prenda o pedaço de alumínio  na folha de papel do mesmo jeito que você fez.

Talvez dessa forma o alumínio  não se enrugue. Imagino que a folha de alumínio de enrugue devido ao calor no processo de fixação da imagem.

Você sabe como funciona o processo de impressão a laser?

http://en.wikipedia.org/wiki/Laser_printing

http://pt.wikipedia.org/wiki/Impressora_a_laser

Imagine se fosse possível criar uma impressora laser com a folha plana de alumínio??

A folha plana ficaria sobre uma base. A folha seria polarizada. Um canhão de laser desenharia sobre a folha.

(igual a cabeça de impreesão jato de tinta)

As partes desenhadas  seriam preenchidas com o pó do toner (polarizado). E depois um rolo aquecedor móvel passaria sobre a folha de aluminio para fixar a imagem...

Tái a impressora para Circuitos Impressos !

Acrescentando, para ficar mais claro.

Quando o laser desenha sobre a folha, ele neutraliza (ou inverte a polaridade da carga) e assim atrai o toner polarizado com carga oposta. 

No passado, trabalhei com manutenção da primeira laser comercial do mundo : IBM 3800.

http://en.wikipedia.org/wiki/IBM_3800

http://www.herring.pwp.blueyonder.co.uk/webimages/pcs/IBM3800.jpg

Estava me esquecendo do rolo de material fotosensivel (acho que indio) .

O rolo precisaria passar pela folha metálica.

Muito complicado...

José gustavo, meu caro amigo.

    A ideia é criar aqui o processo mais fácil, simples e que todos possam fazer.

    Nos metodos anteriores, você precisava praticar bastante pra saber o tempo, ficar esfregando, etc.  aqui não,  passou o ferro na placa, colocou o layout impresso em papel aluminio, que por sinal, imprime super normal,  dai é só esfregar e jogar no percloreto e tá pronto.

      É uma pena que segunda feira vou estar entrando de férias e todo meu material fica no meu trabalho,  mas quando voltar daqui a 15 dias, vou fazer o teste com placa dupla face como falei.

      Pra não enrugar realmente eu não tenho ainda como evitar,  talve utilizando durex dupla face mais simples ele prenda bem,  mas vai ter que largar depois, pois tem que estar só o papel aluminio mesmo.

    Outra coisa, tem que ser papel aluminio de supermercado mesmo, pois ele é fininho,  eu testei e ele tem só 0,11micra de espessura, dai o percloreto corroi ele facil facil e ficam só as trilhas.

Parabéns! Muito legal! Excelente idéia e tutorial muito bem feito! 

Obrigado por compartilhar conosco!

RSS

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2017   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço