Boa noite galerinha, no ano passado eu pedi uma ajuda para corrigir um pequeno erro que tinha no código de uma bobinadeira, graças ao mestre Rui RV, a maquina está funcionando perfeitamente, agora estou fazendo uma modificação, troquei os botões de programação por um teclado matricial, (volto a dizer que sou muito fraco em programação) a maioria das funções já estão funcionando, falta a principal função, o numero de espiras,

ex. quando digito 158 espiras, só retorna 8 e não 128 como foi digitado, ou seja, qualquer valor que é digitado só retorna o ultimo digito, 

veja abaixo a parte do código;

else if (key != NO_KEY) {
lcd.leftToRight();
numEsp = key - 48;
lcd.print(numEsp);
delay(500);
}

segue a baixo uma sguencia de fotos

está entregue nas mãos das feras, rsrs

Exibições: 10302

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Vcs podem informa qtos fios por cm tem o fuso de cada um?

RV

eu só posso fazer essa medição na segunda feira,

boa noite senhores! Eu mexi nessa configuração do sketch

ciclos = espFase * bitFio * 360 / (1 * 0.703125 * 1 * 3.14159 * 5) * 1.8 * (1 + dciclos / 100) / 0.145; // 0.585; altere esses valores para um ajuste fino da guia do fio, mudei de 0.585 para 0.145 melhorou 90%

Boa noite Luciano, eu estava esperando voce falar sobre o primeiro teste,  que segundo suas informações, o funcionamento estava correto, depois informou que nos ultimos testes a guia só avançou 3mm, e a minha pergunta era onde vc altero para o avanço cair para 3mm, com relação a esse ajuste fino nessa linha, tem que ser 100% e nunca 99%,

dai pra frete é jogo de paciencia, faz uma programação com carretel longo, tipo 100mm, vai girando o eixi do carretel manualomente e faz a medição a cada 10 espiras, e para facilitar e medição use bitola do fio de 1mm

eu fui mexendo e medindo com paquimetro, mais ainda tenho que fazer esse ajuste fino, o meu driver tava configurado para meio passo eu passei para passo completo e fiz essa alteração

eu estou fazendo essa maquina porque moro em Cabo Frio RJ aqui ninguém rebobina , e como trabalho com manutenção em equipamentos de audio fica dificil enrolar na mão nunca fica perfeito e toma muito tempo acontece que perco serviço porque so é feito na capital ai o cliente dexiste , prefere mandar o aparelho todo

o meu fuso são 5 fios po cm, o meu motor é desse mesmo do seu Juares, amigos eu agradeço a ajuda mais vou ter que mi ausentar, tenho um compromisso agora as 20:30 abraço

Boa noite mestre RV, o fuso que estou usando é de 5 fios de rosca por cm 

Boa noite JMC,

obrigado pelo retorno.

Então a maquina do LNB deveria funcionar igual.

O Driver o motor e o fuso são iguais.

RV

Boa noite a todos.

Juarez, parabéns pelo trabalho, a bobinadeira ficou ótima.

Eu faço alguns trafos aqui para amplificadores a valvula, mas a minha bobinadeira é simples, com motor de parabrisas e o guia espalhador e a tensão do fio é feito na mão. Muito demorado e cansativo. 

Baixei o arquivo zip com o esquemático da bobinadeira e o firmware do arduino (eu tenho 1 arduino uno, será que serve?), porém não ficou claro (desculpem a ignorância com cnc's, este é meu primeiro contato) qual motor usa para tracionar o carretel? Além disso, se possível, gostaria de mais detalhes sobre a parte mecânica, tendo em vista que nunca tive experiência com isso.

Muito obrigado.

o arduino que eu uso é o uno, o motor para tracionar o carretel eu já usei varios, desde motor de portão a alternador de carro modificado para motor, atualmente estou usando um motor DC de 24V x 300W, é o mais indicado, estou fazendo umas mudanças na bobinadeira para deixar mais compacta, na segunda eu tiro umas fotos da parte interna pra ver de ajuda

Muito obrigado pelo retorno.

Eu vi em outro post seu que o motor era um ac comum, mas o principal é que o motor de passos é controlado pelo contador de voltas. Outras duvidas é sobre os "roletes" ou "passadores de fio" (não sei o nome) e os fusos certos. O do passo eu vi que é 5 "fios" por cm, mas tu usou um fuso específico ou uma barra rosqueada?

O legal de poder ser um motor não específico é que fica mais fácil de adaptar a minha...

Tu usou, no motor dc do carretel, controle de velocidade pwm? Implementou no arduino?

Desculpa tantas perguntas, nunca trabalhei com arduino, li em algum post que tu terias usado um modelo micro ou algo assim....

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço