Boa noite pessoal

Eu preciso montar uma bobinadeira para enrolar transformadores

Quero utilizar um arduino uno R3 , tenho um motor AC110v para rodar o mandril,um motor de passo para o espalhador.

tenho essas fotos postadas de uma maquina de um menbro garagista Charles Cristiano,e eu acho que sera  bem simples montala pois é parecida com uma maquina que a minha esposa trabalha la na empresa so que essa é controlada com PIC.

bobinadeira.png

bobinadeira2.png

bobinadeira3.png

Então funcionaria assim:

1-move o espalhador ate a posição inicial do carretel precionando o botao de avanço e salva no botao de enter

2-move o espalhador ate a posição final do carretel precionando o botao de avanço e salva no botao de enter

3-digita quantidade de espiras (teclado numerico) precione enter

4-digitar a bitola do fio que sera usado

5-selecionar se vai ter parada ou não no termino de cada camada ou enrolar ate o fim do total das espiras

6-selecionar se vai ter ou não CT no trafo

por enquanto é isso ,mas sei que estou esquecendo de alguns detalhes que postarei mais tarde e anexarei fotos dos motores que tenho.

Se alguem tiver sujestões sobre o tipo de mecanismo e motores a ser usado eu asseitarem de bom grado,os meus recursos são limitados ,pois estou desempregado e ferei essa maquina para ver se consigo fabricar trafos para vender ,para o sustento de minha familia,a coisa esta feia e emprego esta muito dificil

um forte abraço para todos

ola pessoal

esses são os motores que tenho

não sei se servem

 motor ac 110v por indução

20200229_135615.jpg

motor de passo

20200303_192445.jpg

20200303_192500.jpg

Exibições: 3305

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite amigão 

obrigado pelo material que voce postou 

vou dar uma estudado 

essa é outra foto do motor de passo

Anexos

Boa tarde JCA,

pelas fotos enviadas por vc, eu vi que seu projeto tem 2 motores.

1 Stepmotor e 1 outro motor AC.

O motor AC é um motor do tipo universal (Com escovas)?

RV

boa noite mineirin

o motor é ac sem escovas ,e´por indulção ,sege fotos 

e o motor de passo é meio pequeno não sei se vai servir

o motor ac  tem um problema depois que voce desliga ele da umas 80 voltas ,eu acho que temos que bolar um freio ou  usar outro tipo de motor

ele e´de um espremedor de laranja  de alta rotação

Anexos

estou mandando as fotos separadas ,pois untrapassa os 7mb

Anexos

http://youtu.be/zdwP7NpSZDM

a minha esposa trabalha com uma maquina dessa

ela é controlada com PIC

por isso que quero fazer algo parecido para ela não se embananar 

olá J. Carlos.

      Não acompanhei nenhum dos projetos de Bobinadeira  aqui do LDG  nem de outros sites.

      Mas tenho experiência de mais de 30 anos em Hardware e Firmware Embarcado.

      Conte com minha ajuda, caso vc precise implementar qualquer tipo de controle em seu Sistema, seja nesse projeto da sua Bobinadeira, seja em outros que vc precise.

      Abrçs,

      Elcids

Boa noite amigão

Estou começando do zero

eu vou partir para a parte mecanica primeiro depois vamos para a automação 

muito obrigado

boa noite

eu  aceito sim a sua ajuda ,não entendo nada de programação

por onde começamos?

Bom dia JCA,

Motor de passo: 

não encontrei as especificações exatas do seu motor de passo,.

Ele parece ser deste fabricante: http://www.aet.calu.edu/ftp/cet/335/SKCmotors.pdf

Mas não está incluído neste catalogo. 

Encontrei esta especificação em outro site:

Stepper Motor 1.8DEG/STEP 2 Phase Hybrid Stepping Motor Electric Motor Step Motor CNC Kit .STH 39D1126 06 1.8 Deg Step 4 1 Ohm Stepper Motor | Motor Controls › Stepper Controls & Drives HP STH-39D1126-06 1.8 deg/step 4.1 ohm Stepper Motor in Business & Industrial, Electrical & Test Equipment, Industrial Automation, Control.

Como este motor não terá que fazer muita força acredito que ele sirva para o seu projeto.

Por uma das fotos que vc enviou, vi que tem 2 engrenagens montadas junto ao motor.

Aparentemente a engrenagem maior tem 3 vezes mais dentes do que que a menor.

Portanto ela dividirá o passo por 3 (1,8° /3 = 0,6°)  e aumentará a força em 3 vezes.

Se consegui usa-lo fixando o eixo que controla a posição do fio nesta engrenagem maior, 

esta relação das engrenagens aumentam  a precisão do passo e a força do motor.

Motor AC;

Não consegui analisar melhor este motor, pois não tenho nenhuma especificação dele.

Aparentemente ele não servirá, pois acredito que ele gire muito rápido para a plicação que vc 

necessita.

Como o eixo que girará o carretel não exerce mutia força, acredito que usando outro

motor de passo para esta função seria uma boa opção.

Assim teríamos um controle de movimento e de velocidade, uma vez que com fios mais finos

a velocidade de entolamento deve ser diferente de fios mais grossos.

Mas acho que precisará ser um motor mais forte que este seu.

Um boa opção para obter motor de passo, é retirar de sucata de impressora laser.

A minha CNC foi toda feita com  motores retirados de sucata impressoras de laser.

http://labdegaragem.com/photo/minha-cnc-feita-com-sucatas?context=user

RV

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço