Tem uma sala vazia aqui. Poderíamos criar o BioLab de Garagem, para desenvolver projetos ligados a biologia, tipo BioDIY, BioHacking, etc.

Algum biólogo está a fim de abraçar?”

Exibições: 2375

Responder esta

Respostas a este tópico

Hehehe, acho que poderíamos colocar um chip gps em alguns peixes e vê-los via internet hehe

Leonardo,

 

Vc sabe que existe um software de análise de comportamento que serve para estabelecer padroes de comportamento dos animais? Tipo assim... Vc coloca uma câmera filmando o aquário, e diz para o software que vc quer ver a trajetória daquele peixe X. O software marca o animal e "risca" toda a trajetória do bicho (se ele foi pra cima, pra direita, pra esquerda, etc)... Isso serve pra determinar padrões de comportamento (é assim que eles descobrem por exemplo meios de comunicação de insetos, ou padrão de dança de acasalamento de aves, etc)...

Essa sua idéia é boa e existem métodos já sendo utilizados para ver essas coisas... Vc pode pensar em criar outro ou integrar a idéia...

Sim sim, por isso dei essa idéia.

Mas uma coisa que nunca ví foi alguém criar um peixe em cativeiro e lança-lo ao mar com rastreadores.

Mas outra idéia que me veio em mente é treinar peixes...

Ainda não sei a utilidade prática.

treinar peixes? essa é nova pra mim...

alguem me disse que peixe tem memória de 3 minutos... 

rsss

 

cara, procura um ep. de mythbusters que eles treinam peixinhos dourados.

Os peixes podem ser treinados... Na verdade, condicionados... E um exemplo simples disso é o fato deles nadarem para a superfície e ficarem de boca aberta qdo mexemos na tampa do aquário...

Leonardo, acho difícil que um peixe criado em aquário sobreviva na natureza... Muda muito o meio em que ele vive... Fora que ele teria que aprender a "ser peixe" de verdade...

Já ouvi sobre pessoas que treinaram peixes para passar por dentro de arcos, etc... 

Vivendo e aprendendo...

até ontem achava que o máximo de interação que nós poderíamos ter com um peixe era por a mão no vidro e ele vir tentar morder

Pois é, se isso acontecer mesmo vou precisar me desculpar com um amigo que dizia que o peixe dele era treinado.



Joao Azevedo disse:

Vivendo e aprendendo...

até ontem achava que o máximo de interação que nós poderíamos ter com um peixe era por a mão no vidro e ele vir tentar morder

Ué Tiemi? Veterinário não é só pra dar vacina em cães e gatos??? Brincadeira! Huahuahuahua...

Então, como eu sou teimoso e ainda acho que dá para hackear bactérias na garagem. :)) , ainda mais que a gente (incluindo o Bruno), descobriu como fabricar o super freezer de -80C para congelar os plasmídeos, continuei pesquisando e achei isso aí embaixo, que serve para replicar material genético, uma das etapas que vamos precisar no processo (os biólogos, ou veterinários hehehe, que me corrijam por favor).

 

 

Adivinha qual é o controlador do aparelho!

 

 

Mais info sobre esse projeto podem ser obtidas em:

http://openpcr.org/

http://www.kickstarter.com/projects/930368578/openpcr-open-source-b...

 

Agora, o lance todo de hackear bactérias está aqui:

http://biobricks.org/

http://ung.igem.org/Main_Page

 

Olha só o que os caras conseguem:

 

A team of nanobiologists have hewn the image of Mario, perhaps the greatest videogame protagonist ever, from a set of biological parts called BioBricks. The team, who are from the University of Osaka, genetically engineered bacteria to express fluorescent proteins and carotenoid pigments to create the image.

 


For millions of years, bacteria have only transmitted information in a chemical fashion (i.e. Quorum sensing). It is now time to start a paradigm shift where communication is mediated by light , not only through its presence or absence, but also through the wavelength(color) emitted, thus breaking spacial and chemical barriers.

We have implemented 3 emission and 3 reception modules for red, green, and blue light, and interconnected them so as to construct a light-based feedback loop of red-green-blue light, which will make the proof of concept of communication over distance and proper signal decoding.

http://2010.igem.org/Team:UNAM-Genomics_Mexico

 

Fala sério! Bacteria que acende, comunicação wi-fi entre bactérias... E por aí vai...

Tem um monte de coisa que os caras estão fazendo, incluindo produção de compostos diferenciados, bactérias que consomem poluentes, que regeneram tecidos de mamíferos... As possibilidades são infinitas!

 

A gente podia ir estruturando o BioLab para ter a infra básica para começar a brincar com essas coisas, mas vamos precisar MUITO de biólogos, e veterinários, que abracem a ideia, já que somos ainda na maioria, ligados a software e hardware. Vai faltar a parte bio da coisa.

 

Ah! E tem esse equipamento aqui também:

 

http://www.pearlbiotech.com/

 

Que é:


Eletroforese em gel é uma técnica de separação de moléculas que envolve a migração de partículas em um determinado gel durante a aplicação de uma diferença de potencial. As moléculas são separadas de acordo com o seu tamanho, pois as de menor massa irão migrar mais rapidamente que as de maior massa. Em alguns casos, o formato da moléculas também influi, pois algumas terão maior facilidade para migrar pelo gel.

A eletroforese normalmente é utilizada para separar proteínas e moléculas de DNA e RNA.

 

Para obter coisas assim:

 

Que serve para:

uma técnica de biologia molecular, em que amostras de dna, rna ou proteínas são separadas de acordo com seu peso molecular. As amostras são colocadas em um gel de agarose ou poliacrilamida. Esse gel tem a consistência de uma gelatina dura e fica dentro de um recipiente retangular de acrílico, que recebe uma corrente elétrica. A corrente "empurra" as amostras por repulsão de cargas (por ex: o dna tem carga negativa, a corrente negativa repele o dna, de mesma carga). Quanto menor o peso molecular da amostra, mais rápido ela é repelida, quanto mais pesada, mais devagar ele é empurrada. É é isso que separa as amostras entre si. É com essa separação que se detecta se uma pessoa tem determinado gene (serve para teste de paternidade), se tem ou não uma proteína que vc está procurando e etc. Serve tb para comparar espécies, para ver se um ser vivo tem alguma doença genética, etc

 

 

Hehehe... Se deixar passo o dia colocando essas tranqueiras.

Mas e aí? Vamos fazer?

 

Abraços!!

 

 

 

 

 

 

Para os que não conhecem, tem um podcast sobre o assunto no Grokpodcast.

http://grokpodcast.com/2010/12/08/episodio-13-singularidade-e-biolo...

 

Tem relatos de uma cerveja que combate o colesterol, agora todo mundo vai querer entrar no BioLab :-D

 

Filho!!! Se vc comprar um PCR eu mudo pro Lab amanhã!! rsrsrsrs
Meu departamento tem esses equipamentos, eles são caríssimos, então, se vc quiser fabricá-los... Creio que há uma fonte de renda ENORME (tudo em pesquisa - biológica - é caríssimo)...
Posso manipular esses equipamentos... Sério mesmo... Se quiser partir para esse ramo, eu tô dentro (claro que dentro das minhas possibilidades de horário... que neste momento se resume a: sábados e domingos... rsrsrs)...

O BioLab não pode começar com materiais de jardinagem para darmos uma "feminilizada" no ambiente? rsrsrs Esqueci, mas ia trazer uma muda de amoreira... :P
perdoem minha ignorância,
Mais o que exatamente aquele cooler + arduino faz?
(posso me arrepender disso mais...)
me pareceu um equipamento tão simples :s

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço