Bibliotecas para robô móvel autônomo de baixo custo com arduino.

Olá pessoal!!!

Depois de um tempo afastado estou de volta à garagem. Continuo no projeto de robô autônomo de baixo custo, agora mais elaborado e com algumas novidades. Como sou mais programador do que eletrônico meu foco é sempre na programação. Tento manter a parte eletrônica no básico, senão não consigo avançar no projeto.

Desenvolvi uma boa quantidade de bibliotecas para arduino relacionadas à esse projeto do robô e agora estou fazendo uma revisão de todas elas e colocando-as à disposição pra quem quiser usar e/ou ajudar no desenvolvimento. É um projeto completamente aberto e colaborações, sugestões, críticas e etc serão sempre bem vindas. Ainda não consegui postar todas as bibliotecas mas em breve estarão todas disponíveis.

Mesmo para quem não está desenvolvendo robôs, algumas delas podem ser bastante úteis. Um destaque aqui para a serialLog.h que implementa uma versão de printf() capaz de imprimir no monitor serial ou enviar o que seria impresso para outro arduino via RF usando o NRF24L01. Essa funçãozinha tem me ajudado muito mesmo.

Para cada biblioteca fiz uma página com explicações detalhadas e exemplos. Elas não precisam ser usadas em conjunto, é possível usar só o que interessar ao seu projeto. Espero que seja útil para os amigos arduineiros garagistas. Agradeço algum retorno na forma de impressões e sugestões de quem for utilizar, também me disponho a resolver dúvidas sobre a utilização delas.

Conforme for acrescentando mais bibliotecas vou avisando por este tópico.

No momento tem bibliotecas para suporte à:

Timer via software.

Sensores de distância HC-SR04

Transceiver NRF24L01

Controle de motores de passo

Sistema de planejamento e decisão.

Mais dispositivos estão no forno.

Link para as bibliotecas: Bibliotecas para Arduino

Abraços a todos,

Perrotti

Exibições: 240

Responder esta

Respostas a este tópico

Acabo de acrescentar uma classe para usar o timer2 do arduino. Esta classe realmente foi um achado. Pesquisando na internet sobre o uso do timer2 do arduino, me deparei com um código antigo feito por William Kalfelz (http://www.wusik.com/ww/) para uma das primeiras versões do arduino baseado no código da função tone(). Consegui atualizar o código para funcionar com as versões mais novas e dei o meu toque nele para facilitar o uso. O resultado é uma classe pequena, simples e funcional que permite usar o timer2 do arduino para gerar eventos em intervalos precisos de tempo.

Mais detalhes em: https://fperrotti.wikispaces.com/Classe+Timer2

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço