Exibições: 1703

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Weider,

Na verdade não me refiro a este produto como se fosse o fim, ou a solução definitiva para aplicações IOT, mas sim, como mais uma evolução nesta área que sem duvida será brevemente popularizada no dia a dia das pessoas ligadas a eletrônica, se comparado ao ESP8266, nota-se um grande diferencial, porque utilizando este novo produto, você não mais precisara usar sua rede local para ter acesso a sua aplicação, porque ele funcionara como um mobile com uma conexão 3G, o que trato de dizer e isso é farto conhecido, de que este é um bom modulo para uma infinidade de aplicações, que com outros módulos requeriam mais esforço para conseguir o objetivo final, mas todos também sabemos que nesta area, a eletrônica não existe a solução definitiva, quantos de nós não lembram do 555 que facilitou a vida de muitos projetos, e de estudo por muito tempo, e hoje se olharmos para ele o podemos ver como algo superado.

Desculpe se dei a impressão de estar falando da solução definitiva, o que trato de dizer é la vem mais um brinquedo com recursos que atendem uma demanda reprimida.

Antes dos smartphone, eu usava uma jornada 790 da HP, e liguei a mesma em um nokia, sem querer estava fazendo um smartphone, e essa era uma demanda de muitos, logo veio os smartphones, adeus jornada e nokia que só servia para enviar email e msg de texto, mas tinha modem, as tecnologias funcionam como a propria lei da consevação da energia, nada se acaba, tudo se transforma.

Obrigado por comentar o post, sua opinião é sempre bem vinda.

Abs.

CK,  se alguem aqui tem que pedir desculpas de qualquer coisa sou eu.

   Ter a honra de dialogar(e aprender) aqui com mestres da eletrônica como você, o Zé gustavo, o Rui, o Wiechert, e tantos outros colegas, é uma honra sem igual.

Veja bem, não entramos em contradição, até porque o seu post assim como tantos que vemos aqui, é o de divulgação de conhecimento,  peço desculpas se dei a entender que puxei o assunto pra apontar um debate,  pois a minha intenção é apontar justamente pra o que você citou,  que trata-se de mais uma bela ferramenta a nossa disposição.

   O que desejo colocar porem, é o que tenho visto de alguns fabricantes em seus anuncios que colocam coisas como "a solução final e definitiva para o mundo iot",   coisa que como eu disse, não acredito, exceto que seja lançado algo com as caracteristicas que citei: BARATO, PEQUENO, ROBUSTO, PODEROSO ,  TER FACIL UTILIZAÇÃO,  SER SEGURO eee SER ABERTO.

    Realmente é algo novo e maravilhoso,  pena que as vezes os starter kits desses novos modulos sejam um tanto salgados,  por exemplo, o starter kit do lorawan custa $ 500,00   pra uma empresa tá otimo,  mas pra estudante, putz!

   Você pesquisou sobre preços desses modulos ?

Olá Weider,

Obrigado pelos elogios.

Em nenhum momento interpretei seu post como algo polemico, ao contrario, você como tantos outros colegas fazem a diferença ao apontar opiniões que geram uma discussão construtiva que é a essência deste e de todos os fóruns, senão qual seria o objetivo certo? Sem discordar ou opinar não aprendemos nada, e você sabe muito bem isso.

Quanto ao preço, não resta duvida de que é algo caro, mais ainda para nós brasileiros que pagamos taxas de importação absurdas mesmo não tendo produtos similares aqui, veja o link Preço AQUI, são proibitivos para a maioria de nós simples mortais deste país abençoado, mas tão mal cuidado por aqueles que governam o estado.

Quem sabe... ainda estou no aguardo, possa trazer alguns com alguns colegas que se interessarem, aproveitando os recursos de minha empresa, já que este não é o meu ramo de negócios, (Por sorte, http://www.cinedigital-brasil.com.br)

Acredito que desta forma comprando com preço dealer possamos baratear custos e ter acesso a estes novos módulos, vou postando aqui na medida que tenha novidades.

Grande abraço!

CK 

Primeiro queria dizer que adoro estar no meio dos GRANDES. Mesmo que eu seja pequeno isso me inspira.

Todos os mestres que manifestaram são inspiradores e não duvidem: aprendemos muito com vocês!

Já acompanho o Carlos com o ESP8266 faz um bom tempo. Já tenho vários slaves em uma rede scada usando eles. Uso o protocolo modbus IP e o ScadaBR como mestre.

O equipamento que o Carlos apresentou é sim uma novidade. Eu tenho interessa educacional em adquirir sim. Se fizer um lote ai vou colocar um pedido meu.

Qual o motivo desse interesse? Para que eu fizesse a conexão de equipamentos remotos, tipo monitorar minhas abelhas no campo, eu precisei usar duas soluções. Uma foi comprar um shield SIM900 e junto com o arduino trabalhar em uma biblioteca para conexão gsm/gprs. Outra foi comprar uma solução pronta de um gateway gsm/gprs, com conexão serial RS485, também para monitoramento a distância de parâmetros.

Quer um exemplo de aplicação? Uma cadeia de frio de medicamentos, onde precisamos garantir que do momento da saída da fábrica até a entrega na drogaria uma insulina foi mantida a temperatura adequada. Entre outros, é claro.

Qual o problema eu tive? Recentemente tivemos uma mudança nos aspectos regulatórios quanto aos planos de dados. Algumas empresas de telefonia criaram pacotes específicos M2M, embora todas sejam péssimas em soluções técnicas, pelo menos na minha região.

A agência reguladora também excluiu do nosso mercado, através do IMEI, a possibilidade de chips não homologados funcionarem aqui. Isso foi o que aconteceu com os meus. Hoje tenho os equipamentos mas não tenho condição técnica de usa-los.

Essa informação é importante e peço para os colegas ajudarem a pensar nesse assunto.

Mas eu adoro conversar sobre isso e aprender mais e mais desse maravilhoso mundo. Não deixem de divulgar novidades, ok.

Sidney

Sidney bem lembrado !!! 

Tem essa limitação no uso dos chips SIM , pelo fato de aparelhos não homologados não poderem funcionar no Brasil. 

Mas e os modulos SIM900 ? Eles são homologados no Brasil ? Acho que funcionam aqui , não ? 

Obrigado e abraços, 

Gustavo 

Estou pensando a algum tempo numa solução via satélite para isso, existe um canal de dados aberto no Telstar12, mas utiliza-lo é crime :(

Se conseguirmos criar uma solução de transmissão de dados não tratados via satélite que não seja ilegal existira um mundo bem grande de aplicações para tal, sinceramente quando me falam de 3G chega a me dar arrepio, essa tecnologia para o que já temos disponível é absurdamente rudmentar (falando de transmissão de dados não tratados), sinto como se quisessem nos forçar a usar algo que já foi a muito tempo.

Bom dia EMF,

Concordo com você quando se refere a que o 3G já faz parte de algo ultrapassado, mas note que ao mesmo tempo você se esta referindo a outro extremo que é utópico desde meu ponto de vista, pelo menos até hoje, então, na pratica, o que temos hoje disponível, que possa ser usado de imediato? Todas as opiniões são validas, espero ler aqui a de todos que se sentirem a vontade para dar a sua.

Abs.

CK

Quando me refiro ao que temos hoje, na verdade me refiro a quantidade de satélites lançados e a cada lançamento novas possibilidades. O satélite em si é antigo, mas a cada lançamento temos novas funcionalidades agregadas. Inclusive satélites Brasileiros lançados em consorcio com os chineses. E nada disso está aberto para que possamos usar.

Até podemos se quisermos, mas estariámos ferindo uma lei gravíssima da anatel. Veja que uma antena de Banda Ku dessas comuns de TV, com o roteador adequado pode facilmente se conectar a internet através de satélite, telefones via satélite funcionam em qualquer lugar, por que ainda usamos 3G? Na minha opinião é apenas por interesses comerciais e um pouco de falta de desenvolvimento na área.

Carlos , será que existe modem 4G para Arduino ? 

Apesar de eu achar que é dar um tiro de canhão em um mosquito...

A quantidade de dados que pode ser  enviada por um Arduino é limitada ( no meu ponto de vista, um modem 3G mais do que atende a necessidade) . 

Talvez o modem 4G seja mais adequado para o Raspberry Pi. 

JAM,

Concordo, vou verificar se existe, mas creio que não pelos mesmo motivos que você colocou aqui.

Abs.

Oi Sidney,

Obrigado pelos elogios.

Poxa, que noticia péssima, assim é o nosso país, em vez de ajudar aos que trabalham e fazem um esforço danado para supera-se, parece que fazem o contrario, te colocam dificuldades, lamento pelo problema do seus equipamentos.

Sim, você tem razão, não nos resta outra que nos valer de nós mesmos, e coletivamente nos auxiliar na troca de conhecimento, cooperação, etc. e o conhecimento só adquirimos fuçando, tendo acesso as tecnologias que vão surgindo, apesar de ter que matar um leão cada dia para poder estar informado, e ter acesso as coisas.

Assim que tiver novidades posto aqui, vamos nos falando.

Grande abraço!

Olá Sidney,

    Devemos lembrar que ao contrario do que pensamos, as agencias como ANATEL,  não estão lá para proteger os direitos e interesses do cidadão, mas sim pra proteger os interesses das companhias, em especial as multinacionais,(digo isso pois a ANP bota pra ferrar pra cima da petrobras, enquanto passa a mão na cabeça da multis)  basta lembrar da historia de limitar a internet fixa , que só não passou devido a monstruosa pressão(onde poucos sabem, mas houve uma debandada enorme de pessoas da VIVO), onde a anatel se posicionou totalmente ao lado das companhias com o intuito de ferrar a população.

   

    Bem, vamos lá,  tenho uma sugestão pra você,  obvio que não conheço os detalhes do seu projeto, mas dá uma olhada com carinho:

************   LORA   **************

( long range wireless comunication)

   Lora ou LoraWan é a nova vedete no mundo IoT,  eu tive contato com a tecnologia por indicação da galera aqui do lab e fui pesquisar.

   Lora são radios e gatways de longo alcançe, podendo chegar a alcançar cada um até 28km.

   Se você buscar na net vai descobrir iniciativas de grupos tanto civis como de prefeituras de cidades que estão implementandos redes abertas lora, onde você poderá transitar gratuitamente suas comunicação iot.

   De minha busca pessoal, descobri que existem desde radios bem baratos vendidos na china, que segundo a descrição alcançam distancia menores como 5 a 8km (o que já é um absurdo se for real), até gatways profissionais que chegam aos 28km, mas que são bem caros.

    Eu mandei pegar algumas peças na china, elas já chegaram, mas ainda não enfiei a cara pra estudar eles.

    Bem, não vou me alongar muito,  vou deixar abaixo alguns links pra você poder descobrir por si mesmo.

O maravilhoso instrutables, com um tutorial falando desde os radios chineses, até coisas mais pank:

http://www.instructables.com/id/Introducing-LoRa-/?ALLSTEPS

Site da microchip com indicações dos radios dela pra o tema:

http://www.microchip.com/design-centers/wireless-connectivity/embed...

link com equipamento e shields proprios pra arduino e raspbery que atinge até 30km

https://www.cooking-hacks.com/documentation/tutorials/extreme-range...

http://www.cnx-software.com/2014/11/20/semtech-lora-sx1272-rf-modul...

- Link com teste de transmissão de sensores com excelentes resultados a mais de 10km

http://www.auroras.eu/network-wireless-sensor-test-of-lora-module/

   

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço