Caros 

Estou iniciando um projeto de automação e nessa etapa inicial estou avaliando as plataformas candidatas ao desenvolvimento. Critérios para escolha são poder computacional, conectividade e preço. A primeira placa que acabo de receber é Beaglebone. A compra foi na Farnell, o preço 220 reais não é muito atrativo mas se considerarmos que em alguns casos pode até substituir um PC fica mais aceitável

Tirei da caixa e fiz os teste iniciais de funcionamento. Vou continuar a exploração e documentando como registro e compartilhamento no meu blog. Para quem se interessar segue o link com informações do primeiro contato com a placa. 

http://goo.gl/1e1Pk5

Comentem , perguntem, no que for possível darei retorno.

Abraço

Marco

Exibições: 3427

Responder esta

Respostas a este tópico

amigo parabens pelo post

eu estou querendo compra um Beaglebone black ou Raspberry Pi.

estou em duvida porque  Beaglebone black muito pinos entrada/saída e Raspberry Pi tem muito tutorial na net.

Marco o que o senhor acho do Beaglebone black?

muito obrigado diego.

eu to bem interessado em Beaglebone black também pelo clock 1ghz e pela a memoria interna.

so me falta pesquisa a parta de programação.

att

Marco porque escolheu o Beaglebone ?

Eu escolhi o Raspberry Pi - mais de 2,5 milhões já vendidos no mundo inteiro...

http://www.raspberrypi.org/a-birthday-present-from-broadcom/

José já vi alguns foruns gringos apontando problemas de compatibilidade de voltagem dos pinos do raspbery com o arduino. Minha escolha foi um cubieboard a10 com processador de 1ghz e 1 gB de memória. Já rodei linux linaro (derivado do debian) e o fedora, mas estou tendo problemas com repositórios apt e yum para a plataforma arm.

Marco, você pode usar um Arduino de 3,3v ou então usar um conversor de 3,3V para 5V.

Isso não vai ser empecilho para usa-los.

Cara, já comprei tantas placas pro projeto que estou desenvolvendo:
Arduino Yun, Arduino Due, Raspberry PI, Intel Galileo, Beaglebone Blabk e por fim a UDOO (udoo.org)

Resumindo os fatos, no meu projeto eu preciso de 4 seriais, duas portas usb, wireless, ethernet, display TFT 4.3 e linux embarcado...

Começei com a YUN, mas tem só 32k para programação, e usando as bibliotecas dela, tipo Brigde e tals, o tamanho do sketch fica enorme, fora que a unica serial que tem na placa é usada para a comunicação com o linux.

Depois parti para a Intel Galileo, o primeiro teste foi colocar o display TFT que usa a SPI... decepção, não sei se fiz alguma coisa errada, mas a SPI da placa é um lixo, lenta pra caramba, ai de cara já abandonei ela.

Depois veio a Beaglebone Black, perfeita por sinal, tem todos os pinos que preciso, 4 seriais e tals, seria só colocar um hub usb e uma wireless, só que... eu preciso ter uma interface no display para que o usuario da maquina (projeto) interaja com ela, procurei em todo canto algum jeito fácil de criar uma tela como é no arduino e pelo que pesquisei, o jeito era fazer no Qt Creator, mas até aprender usar esse programa, aprender outra linguagem e tals, desanimei...

Ai então veio a UDOO, que seria a mesma coisa de usar o Arduino Due + Raspberry PI, só que a UDOO tem tudo já prontinho, aceitas shields do Arduino, dá pra usar a IDE do Arduino, e na placa tem um processador de DUAL/QUAD 1GB, RAM 1GB, Wifi, os mesmos pinos disponíveis no Arduino Due, e o que tem disponível na Raspberry PI, 2 USB, HDMI, audio, ethernet, etc... a única coisa chata é o preço que é um pouco salgado, 115U$

Caros

Antes de qualquer coisa gostaria de dizer que essas discussões técnicas contribuem muito para o aprimoramento de todos.

Sobre o Beaglebone, ainda não está definido como escolha para meu projeto, ainda está na fase de avaliação. No meu caso específico conta ponto a favor dessa opção, um processador mais poderoso e com um conjunto de instruções mais atualizado,  o sistema operacional rodando na memoria flash onboard (muito mais rapida e confiável que a memória no cartão SD), O fato de ser 100% open source (esquemático, BOM, Layout, todo software) ajuda muito em projetos que você deseja montar uma configuração minima.

Fiz um breve estudo e escrevi uma pequena análise da Beagle. Os interessados podem dar uma olhada no meu blog: http://goo.gl/3d9Wm3

Logo mais vou fazer o acesso por SSH e explorar o ambiente de programação.

Acredito que está tendo uma boa aceitação mesmo no Brasil, a semana passada quando comprei na Farnell o estoque era de 200, hoje dei uma olhada e só tem 27.

Não conhecia a placa UDOO me parece bem completa e ai justifica o preço. Vou dar uma olhada com cuidado nela. Claudio onde você comprou ela?

Saudações a todos

Comprei pelo site da UDOO mesmo, eu ia falar com eles pra diminuir o valor declarado para o imposto ser menor, mas acabei esquecendo... só nessa brincadeira, o imposto de importação saiu 300,00 reais.

Vou acompanhar seu blog, porque tenho interesse sobre o ambiente de programação e linguagens da Beaglebone, ainda não escolhi a placa definitivamente e a Beaglebone me interessa bastante por ter um preço bacana em relação a UDOO.

Ola Marco,

Muito bons os posts sobre a placa no teu blog, ajudou muito. Lá vc diz que o Rasperry é melhor pra processamento de imagens. Pq acha isso? Pensei que sendo mais veloz, a beagle fosse melhor. Eu to querendo alguma placa que eu possa usar pra controlar um robo e também fazer algum processamento de imagens "onboard" com uma camera instalada no robô. Atualmente uso uma webcam wireless e todo o processamento de imagens é feito no computador, o robo só transporta a camera. Gostaria que pelo menos parte desse processamento fosse feito no proprio robô. Além disso se a placa tem wifi embarcado isso abre outras possibilidades de comunicação com o robô. Qual das duas vc recomendaria?

Talvez eu não tenho sido claro na análise. Quando falei em imagens e gráficos me referi a apresentação em vídeo via HDMI como filmes o que ocorre por meio de chip de apoio a gráfico. Já processamento de imagens usando por exemplo OpenCV é feita na CPU, nesse caso um processador mais rápido certamente vai lhe dar melhor resultado. 

Veja esse link mostrando o uso da beagle com webcam e opencv

http://derekmolloy.ie/beaglebone/beaglebone-video-capture-and-image...

Marco

Caros 

Continuando a brincadeira (ops exploração dos recursos) da beaglebone black, fiz a conexão via SSH e alguns testes no hardware e software da placa. Os interessados podem ver os detalhes no post em meu blog

http://drbitblog.wordpress.com/2014/04/08/03-beaglebone-acesso-ao-l...

Fico no aguardo dos comentários.

Abraço

Marco

Opa, vou contribuir com a discussão :) hehe

Assustei um pouco com o comentário do Claudio, onde foi comprando e testando, seria legal você ter em mente e especificado os requisitos do seu projeto e ae sair caçando no google, wikis e datasheets estudando a estrutura e especificações de cada development kit, porque se for comprando e ir testando primeiro haja dinheiro e segundo o tempo que se perde, e sobre o SPI que comentou deve se tomar cuidado dependendo do mcu ou o kit sobre a relação clock SPI e do mcu as vezes faz grande diferença a configuração correta, como é o caso da família MSP430 da Texas.

Concordo com o Jose Gustavo sobre os níveis de 3.3V e 5V isso não é problema para nenhum projeto, pois podemos trabalhar com um dos dois casos como podemos ter que adaptar para trabalhar com os dois, então isso não seria motivo de diferenciar Raspberry PI de outra board.

Sobre Raspberry PI e BeagleBone Black eu possuo as duas então posso dar uma humilde opinião hehe, em termos de processamento de imagens a Raspberry PI vai sair na frente da BBB, devido ao poder de sua GPU, não sei se o OpenCV foi um exemplo claro para o processador CPU, pois ele utiliza bastante se não só recursos de GPU em processamentos de frame para acelerar, mas em termos de processamento do ARM CPU BeagleBone Black sai na frente, se você for quebrar uma senha com johnTheRipper em ambos o BBB é mais barrudão.

Umas das vantagens do BBB sobre o Raspberry PI possui um eMMC além do uSD, com isso você pode implementar outros file systems que fica limitado usando o SD Card igual do Raspberry PI, além do bootloader U-Boot que você terá mais liberdade.

Vi uma resposta sobre a flash onboard eMMC ser mais rápida e confiável que o SD Card, eu diria que sim e não, em termos técnicos é mais rápido claro!, porém confiavel depende do que foi e como foi implementado, o que seria mais confiável um file system squashfs read-only (somente-leitura), um tmpfs para os logs em um SD Card Class10 aqueles tipo Kingston Ultimate que por sinal o chip interno já implementa um MTD, ou o projeto que implementa um ext2 na eMMC que até os logs do sistema ficam na ext2? Isso foi só para mostrar que você tem a ferramenta mas tem que saber usar, e sendo mal usado irá causar desgastes e tornar a flash inutilizável em questão de tempo.

Hoje material tem bastante para os dois, porém projetos generalizados vimos mais para o Raspberry PI, porém vejo uma certa tendencia de projetos sérios para Beaglebone Black como o Yocto project e a parte de portar Android para o BBB,  e o Raspberry PI não sendo tão desejado por eles, não que não seja possivel fazer isso, claro que é.

Espero ter contribuído para a discussão e crescimento de opiniões.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço