Tenho um código para o Arduíno ATMega 8 e conectei a bússola hmc6352 da Honeywell. Muito bem os valores do ângulo chegam ao PC. Fi uma leitura do 0º a 360º de 20 em 20 graus e percebi que há erros variando em torno de 5 a 10º.Sei que é possível calibrar a bússola. O comando S permite realizar a calibração, assim como o comando E encerra a calibração. Alguém já teve este problema?

Exibições: 1096

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Antonio !

Tenho um projeto com bussola eletronica tb, o meu sensor eu mesmo o projetei, fiz uma valvula de fluxo magnético (fluxgate), pois na época em que fiz minha pesquisa não encontrei nenhum sensor que me desse resolução melhor do que +/- 1 grau a custo razoavel, ai coloquei mãos a obra e consegui otimos resultados utilizando um nucleo toroidal saturável de fabricação nacional (Thornton).

Para o seu caso necessito de mais informações para tentar ajuda-lo

1- data sheet do sensor

2- descrição do algoritimo de ajuste e calculo do angulo.

Um interessante projeto e algoritimo de ajuste vc pode encontrar em :

AN996

A princípio quanto vc inicia o processo de calibração deve girar lentamente (+/- 6 g/s) ,  o sensor 360 graus, ai então encerrar o processo.

verifique se não há metais muito próximo ao sensor ou mesmo fios com corrente elétrica suficientes para gerar campos magnéticos fortes.

abraços e até...

Joe

Boa tarde, segue o datasheet e o código.

Abraços

Anexos

Boa tarde, segue o datasheet e o código.

 

Abraços

 

Anexos

 

Ola   Antonio .

 

 

 

Cnforme este trecho do datasheet, que vc citou:

o comando C (43) coloca o sensor em modo de calibração, e o comando E (45) o retira deste modo. O sensor deve estar sobre uma superfície plana e realizar uma rotação completa, fazendo com que ele tome varias leituras por segundo, Duas rotações em 20 segundos fornecem um ajuste otimo. A janela de calibração , ou seja o tempo que vc tera para fazer o ajuste é de 6 segundos a 3 minutos.

Um cuidado especial deve ser tomado , no momento da calibração que deve ser feita longe de materiais magnetizados, se depois de calibrado for aproximado metais como o chassis de um veiculo isto pode mudar o ajuste e o sensor devera ser updated. (novo ajuste)

 

O código que vc citou do TIGpt, foi usado tb pelo Patrik (LINK aqui) que vez um pequena alteração, verifique que no modelo o sensor esta afastado de fios e metais.

Pelo o que entendi a resolução é de 10 bits, logo 360/1023 = +- 0.35 Graus.

 

 

Espero ter ajudado em algo..

 

Joe

 

 

 

 

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço