Olá,

 

estou enfrentando um problema. usando a IDE do Arduino no Linux (testei no Ubuntu e no Fedora) com o Arduino 2009 (ATmega 328P-PU) recebo a seguinte mensagem de erro: "avrdude stk500_recv programmer is not responding". entretanto a mesma placa funciona no windows (testei no meu trabalho). Para tirar a dúvida, testei um Arduino UNO do meu colega no meu Linux e funcionou perfeitamente. Procurei muito no Google por uma solução e até o momento não encontrei nenhuma que surtisse efeito.

 

Alguma sugestão?

 

Grato.

Exibições: 4338

Responder esta

Respostas a este tópico

olha esse tutorial do site do arduino

http://www.arduino.cc/playground/Learning/Linux

Muito obrigado pela dica, já havia feito o passo a passo por ali e não consegui também.

 

Só não consegui baixar o avr-gcc 4.3 (no repo só tenho o 4.5.x) e não achei onde baixar.

 

talvez seja esse o problema.

 

Grato.

eh exatamente esse o problema.... auhauh instala o 4.5 que vai funcionar....

Então, o que eu tenho é o 4.5... mas no site diz que esse tem alguns problemas, então tentei achar o 4.3 para baixar mas ainda não consegui...

 

Grato.

tah... qual versao do ubuntu vc estah usando??? e qual versao do fedora??? se nao me engano o ubuntu jah tem no central de programas para vc baixar o software mais atual....
Sim tem em ambos e já testei o default de ambos, e nada...rs... também fiz o download indicado no site do Arduino e também nada.

uso o Ubuntu 11.04 e Fedora 15.

Grato.

Dalton,

tem um problema...pelo que entendi a versão mais recente não dá certo. Nos requisitos tem assim:

  • avr-gcc (aka "gcc-avr"), version 4.3.2 or later 4.3.x version (4.4.x and 4.5.x seem to have various problems)

Tem que ser as versões 4.3.x

Foi isso que entendi também, mas o mais engraçado é que com o Arduino Uno funciona, o 2009 não.

Amigo, também enfrentei esse grande problema e após varias tentativas cheguei ao sucesso, hoje faço upload para a meu arduino sem problemas.(O serial monitor também não funciona)

Eu cheguei a seguinte conclusão:

-Você deve adicionar o seu user a grupo dialout, assim "sudo usermod -aG dialout <seu_user>"

-Se você estiver com o pacote "brltty" instalado remova-o(Pois entra em conflito com o avr-gcc)

Mas toda vez que eu dava reboot no pc, tinha que fazer o mesmo procedimento.(Por algum bug maldito)

Pesquisando eu vi que era um problema no avr-gcc 4.3.0 que não suporta ATmega 328P, então vc deve atualizar a versão da mesma.

Como na reposição ainda existe a versão antiga, você deve fazer o processo na mão mesmo.

Um bom artigo do Jeronimo que também já passou por isso:

http://blogdoje.com.br/2009/10/22/instalacao-do-avr-gcc-433-no-ubun...

 

Esses foram os procedimentos que eu fiz.

Abraço!

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço