Automation Board - Top, sem dúvida, mas um pouco demasiada para aplicações comuns

Esperei ansiosamente o lançamento da "Automation Board". Não existe o que questionar quanto ao lançamento, pois excede em muito as necessidades básicas ou mesmo medianas. O custo não é alto pelo que oferece, mas torna-se um tanto onerosa e superdimensionada para aplicações comuns e/ou comerciais.

Procurei nos tópicos "relé" e apareceram mais de 2300 postagens... Quase impossível ver um a um, mas continuo olhando.

O que eu procuro é algo bem mais simples, compacto e de baixo custo, basicamente um "GARAGINO" com 4 relés em uma única placa, e nada mais.

Alguém teria visto projeto semelhante, ou uma board assim para venda ?

Agradeço por pistas.

Exibições: 1033

Responder esta

Respostas a este tópico

tive um sentimento parecido, mas  apenas achei exagerado para o meu uso o rs-485 e o x-bee (muito caro rs),poderia ter ficado nos shields essas habilidades. contudo ficou uma excelente placa de custo acessível.

talvez o lab poderia desenvolver uma versão shield para garagino,

no mercado livre tem varias placas com pic com display rele e rtc são camadas de dev-board, a automation board é umas das poucas com atmega.

Pra venda eu não vi, mas é relativamente simples fazer. Já fiz pra 1 relay, e pra 4 seria exatamente a mesma coisa, numa placa maior. Posso até te fazer uma, se quiser.

Alo Alexandre,

Quanto acha que sairia uma placa com 4 relés bem compacta?

Voce faria só a placa de circuito impresso ou teria condições de entregar montada, inclusive com o garagino?

Obrigado. Aguardo.

não fica tão compacto, mais existem shields com quatro relays para arduino uno. O garagino é excelente, o chato é alimentá-lo, pois a shield teria q ter fonte igual ao board , ou pelo menos um regulador de tensão e conector

Alimentaćão até q é fácil contornar, resolvi de um jeito bem simples até, colocando um conector na placa ligado à alimentaćão do Garagino e outro ligado à fonte, de forma que posso tirar a placa serial depois que gravar e conectar a alimentaćão externa, sem problemas. Quanto à shield ser igual ao board, realmente, é necessário. Mas já tenho isso mais ou menos resolvido de outros protótipos q fiz.

O mais importante a pensar é o que colocou muito bem o Luis Farias: a prototipagem de uma única placa toma um tempo considerável. Mesmo já tendo resolvida toda a parte eletrônica, resta diagramar a PCB (só isso iria uns 2 ou 3 dias), imprimir, gravar o cobre no percloreto, furar, posicionar e soldar componentes.

A questão é se valem a pena os custos para o Lauro. Talvez fosse melhor ele comprar uma placa de 4 relays e ligar com fios a um Arduino. Tudo depende do projeto.

Interessante, deixa ver se eu entendi você esta alimentando o garagino pela mesma pinagem do ftdi? qual fonte você utilizou?

Quanto ao desenho da pcb eu também já venho a algum tempo trabalhando no eagle numa versão de shield para garagino com 3 relays, contudo possuo pouca habilidades para confeccionar a pcb, acabei engavetando a ideia ate eu aprender a fazer a mesma. Para quase todos meus projetos, pequenas placas com 2 a 4 relays  seriam mais que suficiente.

 

Meu protótipo, já em uso, utiliza um arduino Leonardo e um shield com 4 relés. Mas este conjunto tem um "exagero" de recursos para o fim a que se destina, pois somente liga ou desliga os relés conforme programado no sketch, tendo além disso apenas um sensor, e nada mais. Por isso pedi dicas sobre a possível existência de uma board ou projeto ultra simples, e nada mais simples que um garagino e 4 relés.

Mesmo um simples garagino ainda tem mais poder de fogo do que o que necessito. Não duvido que até um simples ATTiny pudesse ser usado.

Minha preferência seria por comprar algo pronto, se possível, pois meu tempo disponível é um tanto escasso. Mas serviria um projeto de uma placa PCI para conter esses componentes para eu fazer em casa mesmo neste momento.

Agradeço pelas sugestões e interesse.

bom dia

Voltando ao debate, meu sonho de consumo, o que talvez tbm atenderia tranquilamente as necessidades do lauro seria este projeto, uma versão mais simples da automationBoard desenvolvida por um indiano. 

http://hacktronics.co.in/blog/3-arduino-plc-development-board

Arduino PLC Development Board

Utilizando um garagino seria só desenvolve-lo em forma de shield o que simplificaria muito o desenvolvimento, alem de permitir a expansão das funcionalidades da placa na medida do possivel com os shields para garagino.

contudo, atualmente acho mais pratico deixar os reles em forma de modulo, pois em caso de defeito é só fazer a reposição do mesmo caso necessário. A robocore possui uma versão de modulo rele I2C que é muito interessante.

A situação perfeita seria com reles de estado solido o que diminuiria ainda mais o circuito, contudo o preço deles ainda é salgado no Brasil.

Recentemente fiz um projeto compacto de termostato com garagino e uma shield que fiz com alimentação 7805 + termometro DS18b20 a prova d'agua + modulo rele. com uma caixa de energia compacta é possivel monta-lo com um modulo de quatro reles.

Contudo como a questão é tempo, a nivel de Brasil a automationBoard esta sendo a mais pratica e o preço é razoável, 

Acho que já gastei uns mais ou menos 600 reais brincando de aprender a montar uma igual a esta arduino-plc-development-board do indiano, fora o tempo que ja gastei estudando (mas não me arrependo)

Se na época tivesse a Automation Board teria comprado hehe.

Interessante, mas ainda demasiado para o que procuro. Mas agradeço pela atenção. Continuem divulgando o que descobrirem, sempre poderá ser útil para várias pessoas.

Quem procura acha.

Achei o que "parece" ser uma solução simples e pronta para uso no site Ali Express.

O site não tem maiores informações, mas parece ter um CI ATMega, um ULNL2803, 4 relés e mais nada.

Se presta, ou não, são outros 500...

Não compete com a Automation Board pela sua extrema simplicidade, mas pode atender aqueles que, como eu, procuram por algo efetivamente simples.

Quem conseguir mais detalhes, pode divulgar aos demais. Custo U$ 15,99.

Como essa placa receberia comandos externos? Apenas via USB?

Lauro,

Sem dúvida, uma opção barata se não for taxada na importação. Mas gostaria de defender nosso filho aqui, se me permite. Hehehe... Acho importante a galera entender as diferenças.

A AutomationBoard é mais cara, mas traz alguns benefícios:

- Fonte onboard. A AB pode ser ligada direto na rede 110/220V, o que torna o projeto mais compacto porque não precisa adaptar outra placa ou uma fontezinha para alimentar a placa.

- O header de XBee não precisa ser usado apenas para XBee. Estou fazendo um tutorial aqui que permite usar esses headers para ligar o ESP8266. A vantagem disso é que usa o regulador de 3.3V e os conversores de nível lógico já incorporados na placa.

- Na AB, colocamos headers para shields de Arduino ou Garagino. Assim é possível adicionar outras funcionalidades.

- A AB também tem pinos exclusivos para conexão de sensores tanto analógicos quanto I2C.

- Outra vantagem é que todos os pinos do Arduino estão disponíveis, permitindo a conexão de "qualquer coisa", inclusive módulos relé, o que pode ampliar a capacidade da placa no controle de cargas.

- E tem os transistores onboard para ligação de infravermelho para acionamento ou recepção de controle remoto e o chip para RS485.

- Projetada pelo Lab de Garagem e comercializada no Brasil com pronta entrega, suporte e apoio técnico, nota fiscal e garantia contra defeitos, manual e tutoriais em português.

Mas obviamente tudo isso tem um preço e a placa é mais cara que essa que você postou, mas com claras vantagens.

Parabéns e obrigado pela rica contribuição para a comunidade aqui.

Abraços!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço