Boa tarde pessoal.

Atualmente fabrico espelhos 4x2 e 4x4 com os mais variados tipos de configurações de interruptores, tais como, simples, dimmer, paralelo, paralelo dimmer, intermediário, etc.

Estou tendo muitas consultas de pessoas que trabalham com o arduíno, e querem controlar os meus interruptores através dele.

Gostaria de uma opinião a respeito:

Estive pensando em colocar um fotoacoplador para que o arduíno pudesse controlar o interruptor, e um outro fotoacoplador que irá informar ao arduíno o estado da lâmpada ligada/desligada. Com isso, o usuário poderá controlar remotamente. Além desse controle pelo arduíno, o usuário teria o acesso direto também pelo interruptor quando estivesse na sua residência.

Ficarei muito grato se os membros do Laboratório de Garagem pudessem opinar.

Obrigado.

Exibições: 1353

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom, ajudaria muito sim, claro. Um problema que sempre aparece nesse tipo de projeto é como colocar os optos de maneira segura dentro da caixa dos interruptores, ou em outro lugar qualquer. Se eles estiverem lá e ainda tiverem fácil conexão (terminais, por exemplo, algo que não envolvesse solda), será realmente muito bom.

Boa tarde Mauro.

Exatamente, os fotoacopladores farão parte da minha placa que já existe. A conexão será realizada através de bornes com parafuso, ficando bem isolado, pois o interruptor é resinado.

Agradeço pela sua opinião.

vc poderia embutir em alguns modelos um tipo de ligação via radio (por exemplo o blutooth), deste modo o cara delisgaria com o celular, ou embutir um controle via um protocolo qualquer como ethernet ou rs485(mais famosos), assim com uma pequena maquina ou gadget poderia enviar mensagens de controle.(bem somente uma ideia)

Boa tarde Adriano.

Ótimas idéias, eu tinha pensado em algo mais simples, como os fotoacopladores.

Utilizar um protocolo de comunicação é bem interessante, seja ele com fio ou sem fio.

Agradeço pela sua opinião.

É, aí seria mais legal, porque com um par de fios poderíamos comandar todos os interruptores da caixa. Se fosse PLC, então... :)

Conheço um pequeno empreededor  que já tem uma solução de espelhos inteligentes (baseado em arduino)para produtos residenciais, ainda não tive oportunidade de testa-los.mas teoricamente eles podem fazer qualquer tipo de atuação.dependendo da imaginação do cliente

Interessante Adriano.

Você consegue me passar o contato? Seria interessante conhecê-lo.

O meu e-mail é decioamartin@gmail.com

Agradeço.

sim passo sim, só não coloco aqui pelo pela leis do termo de serviço te envio por email

Mto bom !

Tinha pensado em algo nessa linha, veja esse post:

http://labdegaragem.com/forum/topics/automa-o-residencial-parte-el-...

A diferença é que pensei em usar radios de controle remoto pelo preço e um flipflop para armazenar o ligado/desligado.

Oi Décio, enviei o email solicitado para vc...

Bom dia Adriano.

Agradeço por ter enviado o e-mail, farei contato com o Isaac.

Obrigado.

Bom dia Eduardo.

Li o seus comentários, com RF ficaria muito interessante.

Acho que a única questão é desenvolver uma comunicação padrão para quem quer interpretar os sinais, ou seja, um protocolo. Não sei se existe algum protocolo padrão, tal como, 1 start bit, 8 bits de endereço, 8 bits de dados e 1 stop bit.

Você conhece algum?

Agradeço pela sua opinião.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço