Olá,

Esse será um tópico grande, mas preferi colocar tudo em um só lugar pois o projeto é unificado.

Tentarei descrever nesse primeiro tópico tudo o que pretendo usar (inicialmente) e também as minhas principais dúvidas. No futuro, depois de tudo pronto, farei um segundo tópico explicando a escolha dos equipamentos e os melhores resultados dos testes que virão, bem como todo o código desenvolvido.

As dúvidas serão destacadas em azul, agradeço qualquer ajuda que por ventura possam oferecer.

-  ARDUINO MEGA R3 (1 inicialmente, 2 no futuro ) :

   - Esse será o controlador master de todo o primeiro andar da casa, no futuro terei outro no segundo andar.

   - Ethernet Shield : Com esse shield eu pretendo fazer o Arduino se comunicar com os Ipads e Tablets que terei pela casa, usando TCP ou UDP, ainda não decidi. O gerenciamento das conexões ficará a cargo do software de automação dos ipads ou tablets. Também irá se comunicar com o Arduino Mega do segundo andar e com os Arduinos Uno R3, este também terá o Ethernet Shield.

    - Sensores : Pretendo usar alguns sensores no Mega, por enquanto sei com certeza que usarei um de temperatura e outro de proximidade.

   - Comunicação com os Garaginos : Aqui começa a complicar, postarei as dúvidas na parte em que falo o que pretendo fazer com os garaginos.

   - Interface de Automação : Para controlar esse Arduino, pretendo criar uma interface completa usando o CommandFusion, software que tenho ampla experiência e me sinto muito confortável em usar. Além de ser muito poderoso e confiável.

   - Relógio: É parte imprescindível do projeto para que eu possa realizar tarefas automáticas pela casa ao longo do dia. Quando o software de automação conectar ao Mega ele irá checar as horas e ver se bate com a hora do Ipad também, se não, o ipad irá enviar a hora certa ao Mega e um pequeno código vai atualizar o mesmo.

    Pergunta: Qual o modulo relógio mais confiável que posso usar no mega ? 

- ARDUINO UNO R3 (1 inicialmente, vários no futuro se der certo o que pretendo fazer)

   - O objetivo é colocar esses Arduinos em locais da casa onde temos sistemas de áudio e vídeo com equipamentos que permitem o controle via RS-232 (receiver, projetores, etc), assim poderei controlar os equipamentos e também solicitar o feedback dos mesmos quando necessário. Hoje já controlo o receiver usando o Itach da Global Cache, mas são muito caros aqui no Brasil.

   Pergunta : Como posso fazer o Arduino se comunicar com esses equipamentos ? Será que um simples cabo usb/rs232 resolve o problema ? O ipad irá enviar o comando em ASCII, a única coisa que preciso é que o Uno passe o comando ao equipamento.

   Pergunta: É possível enviar comandos IR do arduino para outro equipamento usando um cabo emissor de IR ? Novamente o comando virá do ipad, já pronto, o Arduino só precisa emitir o mesmo.

  - Ethernet Shield : Esses Uno R3 poderão ser controlados pelo master (Mega) via TCP ou UDP, assim poderei realizar tarefas específicas como ligar a rádio às 06:00 ou desligar esses equipamentos às 22:00. Tenho muitas idéias nesse sentido.

   - Sensores : De temperatura e de proximidade. O sensor de temperatura irá ligar lâmpadas LEDs de alerta para quando a temperatura ficar muito alta no móvel, provável que eu programe para que o ar-condicionado seja ligado também se não houver janelas ou portas abertas no ambiente. Ao aproximar do móvel, luzes de led dentro do móvel irão acender, poderei então manusear os equipamentos tendo boa iluminação e sem ter de tirar os mesmos do móvel.

Relays e Dimmers

   -Aqui eu não irei usar propriamente os módulos para Arduino, irei comprar os Relays e Dimmers diretamente da Multipoint, eles possuem um conversor que irá permitir o controle desses Relays e Dimmers pelo Arduino através da rede deles. É muito simples de usar e muito confiavel.

   - A ligação ficará então assim : Arduino(recebendo/enviando comando do/para o master, sem fio) - envio do comando para o conversor multipoint - envio do comando para os relays e dimmers.

  - Para comunicar os Arduinos com o master (mega) é que tenho muitas e muitas dúvidas. Tem de ser algo extremamente confiável, mas usar o  wifi shield iria encarecer enormemente o projeto, pois iria ter de colocar um em cada ambiente que irei controlar os Relays e Dimmers.

   Pegunta : Qual a forma mais eficiente que posso fazer isso e que não saia tão caro ? Veja, eu só quero ter alguns Arduinos localizados no forro da casa, acima do gesso, O master envia e recebe comandos/feedback desses Arduinos. E qual arduino usar: Garagino + módulo RF, Garagino + Módulo Garabee ? Não usar o Garagino e sim um Uno R3 ? Esse arduino localizado no forro tem de me permitir controlar o conversor multipoint usando os pinos 5v GND TX e RX também. Se esse arduino for algo que saia muito caro, tenho a opção de usar somente um no forro, esse arduino se comunica com o conversor multipoint e pelo próprio forro eu puxo um cabo de rede e passo pelo primeiro andar inteiro, assim eu posso controlar todos os relays e dimmers da casa. Outra opção é puxar esse cabo de rede e usar vários arduinos no forro (se for barato) e fazer a comunicação dos mesmos usando rs-485, não vi na loja algum modulo para isso, não sei se existe.

   - Interruptores de parede : Aqui eu pretendo adaptar alguns interruptores normais e fazer com que os mesmos só gerem um pulso de 5v, esses pulsos vão ou para a rede muiltipoint ou para os arduinos no forro. Se o preço do arduino que irei colocar no forro sair em conta, prefiro fazer o pulso ir até ele, dessa forma posso planejar o que cada botão vai fazer, além é claro de poder criar painéis com muitos botões, cada um associado a uma tarefa, como desligar todas as lâmpadas da casa ou todos os ar-condicionados, ativar o alarme,etc.

   - Interruptores sem fio : Novamente o problema de comunicação. E queria criar pequenos controles sem fio ou usar controles RF já prontos do mercado.

    Pergunta: Tem como usar esses controles RF do mercado no Arduino ? Alguém pode sugerir algum ?

SENSORES SEM FIO:

  - Novamente estou empacado tentando descobrir uma maneira de fazer com que arduinos sem fio se comuniquem de forma segura e sem erro com o master.

  - A intenção é ter sensores ao longo da casa, serão vários. Sensores magnéticos nas portas e janelas que irão sempre me informar, quando solicitado, se a janela ou porta está aberta. Além dos magnéticos quero também ter sensor de chuva, sensor de temperatura e sensor de movimento. No início irei ter poucos, mas com o tempo quero ter na casa inteira. A maioria deles não terá fio.

  Pergunta : teria uma forma de se criar esses sensores de forma barata e que realmente tenham uma comunicação segura com o master ?

 

As dimensões da casa são de 13x10m, alguns ambientes controlados terão 3 paredes entre ele e o cômodo onde está o master do primeiro andar.

Agradeço a todos antecipadamente.

Abraços

Exibições: 3790

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara, estou em um projeto de automaçao residencial, não conhecia o CommandFusion, eu uso essa interface www.satecnologia.com.br/selfhouse

 

Não gosto da ideia de espalhar arduinos pela casa.. melhor forma é centralizar e apenas alguns modulos espalhados.

sensores sem fio, existe alguns modelos prontos.. você pode criar uma placa receptora RF e tentar pegar o sinal deles.

vamos conversar mais sobre seu projeto..

To lendo sobre a API Javascript do commandfusion.. to vendo que ele usa protocolo http.. fazendo request no servidor para controlar "as coisas"..

Eu estou criando um servidor socket, tentando criar uma comunicação realtime, acho melhor que http.. 5 moradores em pode usar o sistema sem travar..

tentei usar o Ethernet Shield.. mas ele não recebe mais de uma conexão simultânea.. tem suas limitações né. :)

O servidor eu vou criar com a linguagem Ruby e usar o Raspberry PI para rodar ele.

Olá Rogério

Eu trabalho com automação, já tem alguns anos. Possuo uma empresa de áudio, vídeo e automação. Com áudio e vídeo (equipamentos dedicados) já são 8 anos de estrada. Tenho aqui além do sistema Multipoint, o sistema da Neocontrol e da Iluflex (realay e dimmer.)

O CommandFusion não usa somente request, usa todos os protocolos possíveis, o request é só mais um. Eu trabalho com automação há muito tempo e até hoje não encontrei nada que o CF não possa controlar, desde equipamentos caros como Creston, KNX e AMX, a equipamentos mais em conta como os da Multipoint. Você cria quantos sistemas (tcp,udp,http get,post,etc) quiser, tem liberdade de fazer tudo o que quiser mesmo. Assim como tem outros softwares no mercado como o iRule e o iRidium Mobile (ao qual sou desenvolver certificado também). Você exporta sua interface diretamente para o ipad, ela roda como uma app e sem necessidade de browser ou coisas do tipo.

Quanto aos arduinos pela casa, serão somente os sensores e pretendo desenvolver isso com cuidado.

Sensores sem fio eu já possuo aqui e com uma interface decodificadora da multipoint. Os sensores enviam um código quando abre e quando fecha, então em teoria eu sempre posso saber se uma janela está aberta ou fechada, mas só em teoria pois de vez em quando falha e esse "de vez em quando" me irrita muito.

O Ethernet Shield pelo que sei pode ter até 4 conexões simultâneas e isso é fácil de manter com o CF, eu só conecto ao modulo específico quando quero ou entro em determinada página ou sub-página, saindo dela eu forço a desconexão. Se o ethernet shield me permitir saber o mac do cliente então, vai ficar mais fácil ainda de se controlar as conexões.

Quanto ao servidor no pc eu fiz uma interface própria para isso usando o iRidium Mobile, que também roda no pc.Funciona 100%. Além de no pc ter o controle de voz usando o melhor software que conheço para isso que é o VoxCommando, custa a bagatela de 35 dólares e o que se faz com ele por esse preço é um absurdo. O desenvolvedor se chama James e não conheço pessoa melhor, o suporte é impecável.

VoxCommando

Quanto aos arduinos que pretendo colocar no forro e a interação deles com os interruptores parece que já achei a solução, só vou esperar os equipamentos chegarem e começar os testes. Acredito que vou poder usar o mesmo interruptor, com a mesma fiação e ainda vou ter feedback de tudo. Só preciso modificar o interruptor inserindo um mola. Depois de pronto eu posto por aqui o projeto.

Aqui tem uns vídeos de quando minha interface no ipad era um preview somente, essa interface é a que minha empresa de automação fornece aos clientes que não querem uma interface personalizada. Nesses vídeos ela ainda não estava pronta como disse, era só um esboço, mas como não fiz o vídeo definitivo então só posso mostrar esses (o vídeo tem péssima qualidade).

http://www.youtube.com/watch?v=ii-Pj0FVaLg  , interface V3

http://www.youtube.com/watch?v=tY6vhXZKkLs , Controle do XBMC pela interface.

Esse outro vídeo é sobre o VoxCommando, vídeo muito antigo e mal filmado. De toda forma dá para ver o que o VoxCommando pode fazer e olha que nessa época o VoxCommando não tinha python, não podíamos controlar equipamentos via TCP e tínhamos de usar um microfone sempre, hoje podemos fazer tudo isso e ainda usar o VoxWav, aplicativo que o James desenvolveu para android, meu índice de precisão de reconhecimento usando o VoxWav é de 95%, é impressionante o que esse VoxWav faz.

http://www.youtube.com/watch?v=yGk_mLgDfUA

Estou anexando algumas fotos da interface para iphone. São antigas também, muita coisa mudou.

O CommandFusion é o software mais completo e confiável que trabalhei, realmente eu gosto muito, mas é caro. São 120 dólares por licença. O iRule é muito mais barato pois se instala em quantos aparelhos quiser, mas é muito mais limitado em recursos.

O CF também vende hardwares e entre eles está o Lan Bridge, que é um  gateway e assim permite múltiplas conexões, por exemplo, podemos conectar 15 ipads a um só Ethernet Shield, pois ele e os ipads vão estar conectados ao Lan Bridge somente.

Abraços

Clayton

 

Anexos

MENSAGEM EDITADA POR DESRESPEITAR OS TERMOS DE USO DO SITE

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço