Ola Pessoal alguem poderia me ajudar estou automatizando minha casa e me deparei com um problema ao ligar o ventilador no modulo de rele controlador pelo arduino via bluetooth e via interruptor de campanhia quando pressiono o interruptor mando 5v em um pino e o arduino manda como saida exemplo no pino 10 e comuta um rele. o que esta acontecendo quando ligo a lampada e depois ligo o ventilador funciona beleza mas quando desligo o ventilador tem hora que ele desliga a lampada sendo que estao em reles separados  e pinos individuais no arduino, quando faço a operação pelos interruptores não acontece isso mas via tablet faz, não é toda hora mas acontece, ja separei a fase e o neutro da lampada  do ventilador. medi com o multimetro e quando acontece isso a tensão da um pico de 120v para 140 , 190v ou seja estou tento um retorno provavelmente do neutro, quando isso ocorre meu computador a tela da uma piscada e volta! e o capacitor do ventilador é ligado no neutro e em um fio vermelho que sai de dentro do motor, ja troquei o ventilador por 2 lampadas funcionou perfeito sem desligar a outra lampada ai descartei codigo errado e ligação o problema esta quando ligo o ventilador alguem poderia me ajudar!!! 

Exibições: 1782

Responder esta

Respostas a este tópico

Não desenhei tenho um botão no ventilador de exaustão, e quando a lampada esta apagada e desligo o ventilador ela desliga. não é sempre mas 80% dos casos acontece.

Bom dia Adriano.

Parece que descobri. O capacitor deverá ser ligado em paralelo com os dois fios do ventilador e não com o neutro.

Como vc comentou, há momentos que vc tem uma tensão de pico. De uma olhada no esquema abaixo:

Como comentado, você utiliza dois relés um para a lâmpada e outro para o ventilador, então só pode ser a ligação errada do capacitor ok.

Valeu,

JA

Então José essa ligação ja veio de fabrica quando ligo ele pela cordinha sem passar pelo rele, puxando o fase ate a cordinha que é o controle de velocidade mais liga/desliga nao acontece mas quando levo o fase ate o comum do rele e retorno do normal aberto do rele ate o controle de velocidade acontece isso. a ligação ta assim sai um fio vermelho de dentro do motor e liga no vermelho do capacitor e o fio branco do capacitor liga no fio branco do ventilador e da lampada que é ligado no neutro. ai do motor sai mais 3 fios amarelo azul e lilas que são ligados a chave de controle de velocidade. e o fase ligava direto na chave de velocidade que ligava o ventilador atraves dela, agora ao inves de levar o fase ate ela levei ate o rele e do rele voltei ate ela e deixo em uma velocidade que eu quero quando comuto o rele o ventilador liga mas as vezes quando desligo acontece de apagar a lampada e dar esse pico, o que vc sugeriu faz muito sentido o duro é ligar o capacitor nesses dois fios como vou achar qual o correto.

Estranho era para funcionar, mais deve ter algum gato ai no meio. Coloque umas fotos dos fios do ventilador para analisarmos ok.

Vamos encontrar este gato ai. Valeu.

BLZ vou tirar uma foto e posto depois

José foi sugerido que de colocar um rele perto do ventilador ligando o neutro dele com o mesmo sinal do rele que liga o fase do ventilador ai os dois ligariam juntos e desligavam juntos o que vc acha.

Também é uma boa, assim vc tem a interrupção tanto do fase quanto do neutro.

Faça isso e depois nos diga o resultado ok,

Valeu.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço