Quero abrir um empresa de segurança e automação residencial com arduino, e queria saber se é viavel ou o mercado não esta para isso.
Eu compro o arduino e seus shields do ebay que sai mt mais barato e na minha cidade mais tem ninguem q trabalhe com isso.

E ai oq vcs acham?

E tb eu queria saber se alguem conhece uma empresa q trabalhe com isso ja usando o arduino.

Exibições: 8546

Responder esta

Respostas a este tópico

Isso vai depender do que vc vai querer fazer com "Ele". A questão é a seguinte, com equipamentos pronto qual seria seu diferencial?

Tenho alguns conhecidos que cmeçaram a um tempo atras uma emrpesa de segurança em fortaleza e de inicio como todo FORMANDO, cheio de novas ideias Etc & Tal, começaram desenvolvendo seus proprios circuitos, mas foram vendo que n valia muito apena, QUEBRAVAM MUITO, tinham que ta sempre dando a mão de obra, n tinhas muito circuitos prontos pra chegar e substituir no local, ai tinha que ficar uns dias com o sistema do cliente sem funcionar, bom e por ai vai... Optaram assim continuar no mercado com equipamentos de ponta do mercado atual. Sim a empresa hoje é uma das maiores se n a maior na cidade de Fortaleza...

Mas acho que seja viavel vc COMPLEMENTAR alguma coisa que o cliente precise usando sim a "eletronica" do arduino.

Lembro que uns ANOS atras eles tavam implantando um esquema de uma camera que faz um giro de 360º e a mesa pra controlar ela ERA MUITO CARA e enorme e n tinha mão de obra especifica na cidade, então eles fizeram uns teste com PIC, acho que eles n conheciam o arduino e acabou que deu certo, mas a estrutura fisica ficava no local e com o cliente, então os pros que aconteciam eram mais faceis de corrigir.

Bom é por ai, Eu acredito que o segredo do sucesso seja a IDEIA por tras da coisa e nem tanto como vc vai fazer, pq o cliente nem vai entender mesmo, ele so vai querer a coisa funcionando...

Abraço.

Renyer eu já tive essa ideia bem tempo atrás, porém querendo fazer com o pic, e realmente eu via que dava mt problema, mas agora com o arduino e seus shilelds feitos industrialmente é bem mais durável.

Loris,

recentemente eu e um grupo de colegas de faculdade desenvolvemos um sistema de automação residencial utilizando arduino duemilanove e ethernet shield Wiznet 5100, utilizamos interfaces de controle Web e um aplicativo Android que faz o controle da residencia, inclusive temos ideia de montar uma empresa aqui em belo horizonte-MG para comercializar localmente estes equipamentos, porém nao chegamos em uma versão comercial ainda, creio que para desenvolvimento o melhor custo e beneficio é utilizar o Arduino mesmo.

O Arduino proporciona muito mais facilidade de desenvolvimento e muito mais velocidade no mesmo.o custo não fica tão elevado assim se levar em conta os benefícios de poder controlar sua casa através do telefone celular, internet, enfim muita coisa.

O X da questão é que qualquer sistema de automação residencial não tem padrão, pois, as possibilidades são infinitas, desde controlar uma fechadura da porta até a tampa da privada hehehehe é difícil consolidar a idéia de "automação residencial", então tudo vai depender de quais equipamentos você vai querer controlar para dai sim iniciar um projeto de automação baseado em sua ideia inicial.

Se precisar de ajuda é só falar mesmo eu tendo feito meu projeto com interesses comerciais não deixarei de ajudar a comunidade só porque quero ganhar dinheiro com meu projeto, claro que não passarei tudo de mão beijada, afinal passei muitaaaaaaa coisa pra chegar onde estou com projeto rsrsrsrs mais claro vou ajudar no que precisar, ou então podemos conversar em uma possível parceria já que você quer abrir uma empresa podemos conversar. não estou em casa agora assim que eu chegar em casa pego o material que tenho e disponibilizo para o pessoal aqui.

abraços.

Parceria? Alguém falo em parceria? Meu caro Rafael também moro em BH, e estou querendo fazer o mesmo que você já começou, talvez possamos conversar...

Também tenho uma ideia relacionada a isto e a supervisorios.

 

Rafael primeiro desculpa pelo atrazo na reposta, ainda estou no planejamento da empresa e teste de aplicações multimidia, mas realmente a parceria seria de grande ajuda pois como somente eu estou realizando o projeto, tenho passado magrugadas estundando (C, RoR, redes, Eletronica, PREÇOS) e eu acho (certeza) que não tem outra pessoa para trocar figurinhas pessoalmente no meu querido estado(AP). Realmente agora não da para conversarmos direito devido as festas e comilanças de fim de ano, mas em Janeiro poderiamos marca para trocar ideias. Grato

Certamente! vamos esperar apenas passar o ano em janeiro conversamos todos!!!! tenho bastantes novidades, inovações e novos conceitos para àrea, acho que vão gostar, Luiz podemos marcar uma reunião em BH em janeiro o que acha?

e Loris, fique tranquilo te ajudarei e lhe darei o norte para suas pesquisas. em janeiro vamos botar tudo em prática! FELIZ 2012 PARA TODOS DO LDG!!!!!!

Olá!

Também tenho um projeto parecido, eu atendo a região do Vale do Paraíba e Ribeirão Preto (com outros produtos). Poderíamos trocar figurinhas, o que acham?

sidnei.garces@gmail.com

Boa noite !

Você chegou a colocar em pratica esse projeto ? se sim como foi o resultado ?   o mesmo apresentou alguma limitação ? 

Por falar em segurança com Arduíno, estamos procurando por pessoal para prestação de serviço na área de monstagem, pesquisa e desenvolvimento.

A empresa está fazendo contratos empresariais nessa área em diversas regiões do país e para exportação também.

Estamos desenvolvendo sistemas integrados com nosso backend de inteligência artificial com redes neurais.

Gostaria de convidar gente com expertise na área para eventual contrato de P&D e construção na modalidade PJ e prestação de serviços avulsos.

Podem conversar comigo através do fórum aqui ou então pelo formulário de contato da empresa em:

http://soft.bsrpar.com/p/fale-conosco.html

Feliz Natal!

Sim eu acho viável, tenho feito algumas pesquisas nessa área e cheguei a algumas conclusões que gostaria de compartilhar.

Primeiro o Arduino em si é uma placa com muitos recursos e de custo elevado para o uso em automação residencial, sendo o seu layout e proposta voltados para ser uma placa de desenvolvimento.

Também é um pouco grande demais uma vez que se pressupõe os sistemas estarem embutidos em forros e caixas de passagem.

Pesadas essas características, podemos voltar nossos olhos para as placas chamadas Barebones, que posuem somente os componentes básicos para o microcontrolador funcionar, sendo todos os outros componentes (sensores e atuadores) colocados em placas separadas. Com esse enfoque podemos reduzir drásticamente o preço final.

Uma vez que vamos trabalhar com equipamentos de custo reduzido podemos utilizar um módulo destes por cômodo,

interligando-os  através de uma rede de baixo custo utilizando vamos supor  transceivers de 433mhz, que além de fazer a comunicação entre os módulos, ainda pode se comunicar com sistemas de sensores de alarme sem-fio e controles remotos  que trabalhem  nessa frequência, além de comandar acionadores de controle remoto como aqueles utilizados em automação de portões.

Adiciona-se a está receita um emissor e um receptor para controles remoto IR (possibilidemade de controlar sistemas de som,tvs e unidades de ar-condicionado, e receber comandos de controles remotos ir) e a integração com um sistema de controle embutido num router wifi rodando uma distro Linux embarcada (como o Open WRT)  permitindo a interação com dispositivos Android e computadores via interface web e você tem um sistema com exelentes possíbilidades.

Além disso com os sensores corretos pode-se ao mesmo tempo controlar:consumo de energia, temperatura,  luminosidade, umidade e nível de ruído de um cômodo.

Com os atuadores podemos controlar, iluminação, tomadas, fechaduras de portas e motores de cortinas e telas para projetores.

Todos os itens que citei já tem exemplos de aplicações e bibliotecas de software já desenvolvidos.

Com minhas pesquisas cheguei até um projeto chamado JeeNode que cumpre quase todos os requisitos citados, incluindo um software de monitoramento e  controle o  Jeemon .

Tenho algumas idéias de como avançar esse projeto e transforma-lo em uma plataforma completa de automação doméstica completa de qualidade comércial e gostaria de convidar os interessados a estarmos desenvolvendo esta plataforma.

O desenvolvimento de uma plataforma aberta comum por varias empresas e desenvolvedores individuais pode resultar em um produto de alta qualidade e baixo custo. Abrindo caminho para ótimos negócios nas áreas de consultoria, instalação e ecosistemas integrados a mesma.

De uma olhada nos sites e achei bem interessante, seria uma boa idéia desenvolver uma plataforma aberta como você disse. poderiamos começar juntando os interessados..

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço