Bom dia a todos, procurei aqui no fórum alguma coisa sobre a automação de luminárias com o Arduíno, porem pelo oque eu vi, quase todos os tópicos não tiveram sequencia, alguém conseguiu finalizar um projeto assim ou algo parecido que possa ser adaptado ?

           Gosto muito de aquários e gostaria muito de poder trazer uma qualidade maior para este tipo de Hobbie, e pelo oque eu vi aqui no labdegaragem todos os membros são bem ativos e apoiando novas e talvez não tão novas ideias assim kkkk.

          Comprei um arduino e estou pesquisando bastante na internet sobre o assunto, estou pedindo ajuda a um amigo que é programador, e vamos trabalhar nisso juntos, porem gostaria de pedir a ajuda dos membros do labdegaragem, caso alguem tenham algum projeto ja em funcionamento e que possa me ajudar com isso.

         A ideia é inicialmente controlar barras de led de 5630 de 12v (5 no total)

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-724551178-barra-rigida-de-l...

        Porem de forma independente umas das outras, quero ligar inicialmente uma barra as 06:00 horas da manha bem fraquinha, para não assustar os peixes, e ir aumentando gradativamente o brilho dela ate 100% e com o passar das horas ir acendendo as demais.

        Vi que preciso de um rtc para não perder a hora caso o aparelho desligue, porem encontrei aqui no forum um rapaz que conseguiu contabilizar as horas via código, e achei interessante a ideia, 

http://arduino.labdegaragem.com/Guia_preview/SMK_11_dataehora.html

      Bom acho que esse é o ponto de partida, desde já grato a todos pela ajuda.

Exibições: 245

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia RSMA,

quando procuramos algum projeto já pronto, é muito difícil encontrarmos um que seja exatamente o que queremos.

Mas geralmente encontramos algo com similaridade, dai adaptamos para nossa necessidade.

Diga o que já encontrou e qual a a dificuldade que está tendo em  adequar ao seu projeto.

E veremos com ajuda-lo.

Eu sempre recomendo que se for enviar algum sketch, que não cole na área de texto do tópico,

e sim anexe ao tópico na forma de arquivo.

Sobre o não uso do RTC, tenho ressalvas e sugestão.

Se não usar o RTC e usar millis() para caculo de tempo:

1. Terá primeiramente uma possibilidade de pequeno desvio,

     já que o miliis() utiliza o oscilador do arduino que pode ser ligeiramente diferente em um arduino e outro arduino.

2.  A função millis() tem um limite de 49 dias e xxyyzz horas/minutos/segundo, isto significa que após este

     tempo a contagem volta a zero. Perdendo então o seu horário.

     (acredito que existem recursos pra contornar isto mas nunca pesquisei ).

3.   Ao faltar energia e retornar, o arduino incia o miliis() com  0, perdendo também o seu horário.

4.  Se não quer usar RTC, pode usar um modulo de internet e acessar o relógio da internet para sincronizar as horas.

RV

Mineirin  otimo dia para você 

Muito obrigado pelas dicas

1-) Quanto ao  sketch, muito obrigado pela dica vou me atentar para não postar ele em texto

2-) Em relação ao RTC, eu imaginei que conseguiria aproveitar esse recurso que o amigo utilizou, de inicio, e depois passar para o rtc, pois assim poderia testar se realmente é viável e depois compraria o modulo

3-) Usar o modulo de internet seria a cereja do bolo em !, pois poderia passar para o próximo passo , temperatura de agua, ph, alimentação, tudo isso sendo mostrado para o dono do aquario.

      

    Mas respondendo a sua pergunta, eu ja consegui configurar ele para acender os leds com o tempo que eu preciso, fiz uma coisa muito simples mesmo usando o delay, onde eu inicio ele as 06:00 e deixo ele rodando em looping, porem conforme falei, sou apenas curioso mesmo, e estou tentando procurar o máximo de informações na internet.

    Acredito que se eu conseguisse usar esse recurso de relógio sem rtc e fazer um led acender as 11:00 por exemplo, eu ja seguiria o caminho das pedras kkkkkk

    Por isso não estou nem me prendendo ao que eu ja fiz, por se tratar de uma coisa muito simples

    Você acha que mesmo com essas limitações que você citou acima, é possível usar esse recurso para programar o acionamento do led em um determinado horário ?

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço