Automação de iluminação residencial, por CLP ou Arduino

Olá, sou novo neste mundo de Eletrônica, e como todo novato, tenho uma duvida:

Não consigo bolar um diagrama ladder para comandar 10 lampadas por clp, arduino ou qualquer outro microcontrolador independentemente, ou o diagrama é muito simples e eu acho que está errado, ou é complexo demais pra minha concepção. Como seria esse diagrama? a dimerização dessas lampadas deveriam estar contidas no diagrama?

Exibições: 501

Responder esta

Respostas a este tópico

como vai ser a comunicaçao wifi, ethernet, serial, rf? 

Imaginei usar wifi, pela variedade de interfaces que existem nos dispositivos android hoje em dia.

Bom vc pode usar um ethernet shield e criar um app pra comunicar com a rede local .vc falou sobre ladder? Vc vai fazer no arduino mesmo ? Se for fazer direto na ide do arduino tem muitos ex. de codigos usando html e metodo get

Olá Afonso,

   Cara, a primeira coisa que você tem que se decidir é qual plataforma vai usar,  CLP e Arduino seguem filosofias completamente diferentes apesar de chegarem a fins bastante semelhantes a depender da aplicação.

   Sinceramente acender lampadas em uma residencia utilizando CLP é o mesmo que utilizar um canhão militar pra matar uma mosca,   esse é o mundo do arduino,   tendo como razão principal o custo.

   O projeto é relativamente simples,  mas dentro do mundo arduino a comunicação sem fio pode ser a chamada ad-hoc criada por modulos como os baratissimos nrF24l01 e não tão baratos mas famosos Xbee,  ou pode partir como citado pelo jose miguel pra uma comunicação baseada em infraestrutura de rede,  dai vocÊ ira precisar de shields que coloque seu arduino na rede wifi.

   ligar uma lampada é algo que tem exemplos prontos na IDE do arduino, pois o principio é o mesmo de acender um LED, a partir dai você vai sair do software e partir pra o hardware, lidando com relês, transistores, resistores, etc.

   Se você consegue ligar um led consegue acender 10 lampadas entendeu ?

   Por isso meu conselho é começe a estudar arduino,  eu aconselho o livro por onde comecei,  EXPERIMENTOS COM ARDUINO, do prof. João.

   Ele é um ebook pago,  coisa baratinha, você entra no site dele, compra o livro e ele te dá suporte.

   O link pra o livro tá no final dessa pagina aqui:  http://www.ordemnatural.com.br/

    começe por ai,  entende o arduino,  tentar já começar pelo decimo degrau da escada não é legal.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço