Automação Caseira Completa com ESP 32 + Raspberry Pi3 b + Homebridge (Siri)

Olá Galera, estou prestes a começar a construção da minha casa e gostaria de contar com a ajuda de todos vcs para deixá-la 100% automatizada.

Tudo ainda está no papel, porém gostaria que vcs me ajudassem dando dicas de como fazer tudo da melhor forma. Pretendo automatizar as lâmpadas, as portas, portões de garagem, regador de jardim, cortinas, bomba da piscina (ainda é um sonho rsrsrsrs ), telão para projetor, som, câmeras, tudo o que for possível. Lembrando q não construí a casa ainda, vou começar do zero e não queria ficar quebrando parede ou coisas do tipo depois q a casa estivesse pronta.

Hj moro com minha mãe, mas, Já fiz a automação das lâmpadas e tomadas do meu quarto utilizando placas q são vendidas no mercado livre e já vêm com programação pronta (sonoff) + Blynk + Homebridge (Siri), porém, como irei precisar automatizar vários dispositivos optei pelo esp32 pelo fato de possuir mais Gpio's reduzindo assim o gasto com outros dispositivos.

Nas tomadas pretendo utilizar interruptores pulsadores para não perder o status e saber quando ela está ligada ou desligada independente de ter sido acionada pelo app ou pelo interruptor.

Se tiver alguém que já utiliza o ESP32 ou que utiliza outra forme de automação e possa me ajudar, eu fico muito grato. Moro no interior de Alagoas e aqui ninguém sabe de nada, muito menos tem material para isso. Por isso necessito da ajuda de todos vcs, qualquer ajuda será bem vinda.

Enquanto isso eu vou pesquisando na internet e o que for descobrindo vou colocando aqui neste tópico pra gente debater.

Vi que aqui tem muitos garagistas com conhecimento no assunto e espero q algumas dessas almas caridosas possam me ajudar.

Desde já o meu muito obrigado.

Exibições: 113

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia amigo, exelente iniciativa.
Entre em contato comigo para trocarmos whatsapp... nao sei muito mas posso contribuir com algo ok
rhaicmer.costa@etec.sp.gov.br
vlw, aguardo seu contato.

Olá parceiro, obrigado pelo apoio, sou iniciante em automação, mas, sou um cara curioso e determinado, só paro quando consigo colocar o projeto em prática. Espero q possamos nos ajudar e ajudar muita gente q, assim como eu, pretende automatizar sua residência.

Já vou dar um oi no Zap.

Vlw mesmo.

E aí Galera!!!  vou postar aqui onde eu comprei o Esp 32 e os módulos relés pra galera q estiver procurando um bom vendedor e com preço legal.

Vendedor do Esp32

Estou começando a adicionar a biblioteca do Blynk para depois testar.

Utilizei este passo a passo como guia. Programando Blynk com a IDE Arduíno.

Assim q conseguir mais novidades postarei aqui.

Ps: criei este tópico para ajudar iniciantes como eu a colocar em prática seus próprios projetos de Automação Residencial, se não tem nada a acrescentar, não faça comentários desnecessários.

Obrigado.

Então, uma dica talvez, fique um pouco caro de inicio, mas que pode ser mais viável, imagino já que pretende usar o esp32 e comentou que comprou por ter mais GPIOs, que vai fazer uma automação que precisa de passagem de fios... Se usar um exemplo um esp-01 ou esp12, e fazer a sua automação de forma modular, assim criando módulos, para cada lâmpada, tomadas, etc...

Pelo menos estou desenvolvendo minha automação assim, uma automação modular, já desenhei placas, desenvolvi interface de controle no esp, e no momento estou testando os cálculos de consumo de dispositivos baseado em tempo de utilização, não vai ser exatamente preciso, mas vou ter uma aproximação, e estimar o valor da fatura.

Falta Server, APP, protocolos de segurança.

Pego meu AP provavelmente no final do ano, ae vou ter mais liberdade para testes.

Olá Manoel, obrigado pela dica.

Eu já utilizo dessa maneira.

Fiz a automação do meu quarto com dois módulos Esp 12f, porém, como irei construir minha casa e a sala é conjugada (estar, jantar e cozinha) preciso de um modulo com mais canais. Se vc for pesquisar na internet um NodeMCU 12F saí praticamente o mesmo valor de outro modulo com menos Gpios.
No caso da casa que pretendo custruir, a sala terá vários dispositivos, entre lâmpadas, tomadas, cortinas, etc e pretendo fazer uma central para aonde os fios irão, até para facilitar em caso de manutenção. Pelo q pude perceber, sai mais barato gastar com a fiação q com módulos extras. Em algumas ocasiões utilizarei o NodeMCU 12F, em outras utilizarei o Esp32s ou esp-01. Exemplos onde utilizarei o Esp12F: vou fazer uma caixa de controle no portão da frente para controlar o motor do portão, a trava elétrica da porta menor, e as lâmpadas externas, além dos sensores que informarão se o portão ou a porta estão abertos. Vou colocar um conduíte para passar os fios dos sensores até a caixa de controle q ficará no muro. Na sala, como pretendo desenvolver a automação das cortinas e da tela para o projetor na sala, colocarei módulos ESP independentes, podendo até ser os Sonoff. No caso do ar condicionado e TV tanto da sala quanto dos quartos pretendo projetar com aquelas caixinhas de plástico um módulo contendo um ESP (vou definir ainda) já com a fonte e um led infravermelho, colocando-o no teto próximo a lâmpada central, apontando para os eletrodomésticos, para poder controlá-los. Estou começando a colocar no papel os projetos para depois pôr em prática. Minha maior dificuldade ainda é a programação, pois pretendo controlar os dispositivos através do app Siri do iPhone (já utilizo no meu quarto). Conforme for desenvolvendo cada automação, irei postando aqui.

Obrigado pela contribuição e qualquer nova idéia compartilhe conosco.
Olha aqui o vídeo da automação q fiz das lâmpadas e tomadas do meu quarto utilizando o Blynk e o homebridge. Tudo controlado pelo app de voz do iPhone (Siri).

https://www.facebook.com/gugatampa/posts/1461616150549387

RSS

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2017   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço