Olá amigos!

Quem souber e puder me ajudar ficarei muito agradecido. É o seguinte:

Tenho um equipamento eletrônico (tipo uma caneta Bic) onde se mede o deslocamento em milímetros.
Imaginem o tubo onde contém a tinta entrando e saindo do corpo transparente da caneta.
Quando o tubo se desloca para dentro se mede o deslocamento, quando o tubo se desloca para fora até o ponto inicial volta ao ponto zero.
Este equipamento eletrônico é conhecido no ramo da metrologia como apalpador indutivo que por sua vez é ligado em um equipamento eletrônico que se mede quanto foi deslocado.

Esse equipamento eletrônico por sua vez hoje já está conectado a porta paralela de um computador da era paleozoica. Pois bem! Quero trocar esse equipamento assim como o software instalado nele.

Pergunta:

Como desenvolver um novo projeto eletrônico contendo alguns componentes, um botão do tipo NA e um display em conjunto do apalpador indutivo onde eu possa estar coletando os dados, visualizando no display e através do botão estar enviando através da porta RS232 ou mesmo uma USB para uma planilha em Excel ?

Agradeço a atenção e colaboração de todos os amigos deste fórum.

Obrigado a todos.

Gilberto

Exibições: 4848

Responder esta

Respostas a este tópico

Gilberto,

Como a informação do instrumento é enviada para a porta paralela de um computador, provavelmente deve estar usando os bits de D0 a D7 da porta paralela. A resolução da medição portanto é de 8 bits ( 0 a 256 ).

Um circuito alternativo seria:

Um arduino coletando os dados e mostrando os dados no display, utilizando 8 entradas para ler o instrumento e 6 portas para o Display e uma entrada para o botão ( será necessário utilizar as portas analogicas como entradas/saidas digitais ).

Para manipular os dados enviados via serial ( gravar em uma planilha excel ), sugiro utilizar o Visual Basic que permite manipular bancos de dados ( acess , excell, etc ) e tem controle de porta serial.

É possivel também utilizar o software Processing, porém nunca utilizei para manipular arquivos excel.

Sds,

Olá Cinesio!

Obrigado pela atenção.

Tenho um "bom" não ótimo conhecimento em VB e VBA para Access, programo razoavelmente bem mas em se tratando deste tipo de programação bem como na parte da eletrônica não sei nem como começar.

Não querendo abusar de sua bondade, mas teria como estar me enviando algo mais no ba-bá?

Vamos ver se consegui entender:

Vou ter que ter essa placa de arduino e ligar nela o cabo do apalpador. Esse cabo possui 6 Fios mais o Terra no centro do conector.

E nessa placa de arduino vou ter uma saída onde vou ligar na porta paralela e/ou serial é isso?

Depois através de uma programação acessar os dados coletados nesta porta?

Amigo mais uma vez obrigado pela atenção.

Att,

Gilberto

 

Gilberto,

Veja algumas aulas sobre o arduino ( http://www.youtube.com/watch?v=q4FoNuzkPX8 ), onde você poderá conhecer melhor sobre o arduino e sua programação.

Existem também varios livros disponiveis na internte sobre o arduino.

O arduino possui dois pinos ( 0 e 1 ) que são responsaveis pela comunicação serial ( RX e Tx ). Na placa existe um conversor serial RS232 para USB ( conector tipo B ).

A comunicação entre o arduino e o PC é feita através dessa porta serial USB. Quando é instalado o driver de comunicação do arduino no PC, é criado uma serial virtual com um endereço disponivel ( COM3,COM6, depende do PC ).

O seu sensor irá ser lido pelo arduino e depois enviar essas informações ( via serial ) para o PC.

Para você comunicar o visual basic com o arduino usar o componente Microsoft Common Control ( ver exemplo no link: http://www.macoratti.net/vbserial.htm ).

Para trabalhar com arquivos excel no visual basic veja o link: http://www.macoratti.net/excel_vb.htm.

Sds,

Boa noite Cinesio. Nossa obrigado mesmo pelas dicas, ja me deu um bom comeco. Na medida do possivel tambem faco consultas no site do Macoratti. Bom a principio tenho que comprar a placa, mas tambem notei que tem 3 modelos. Os tres modelos vem em kit? Vamos la mais uma duvida o apalpador que mencionei possui os 6 fios mais o terra. Como saber qual e qual, sera que tenho que utilizar todos? Imagino que um e positivo alimentacao, outro negativo e os outros? Tenho que matar esse coelho primeiro. Amigo mais uma vez obrigado por contar com sua atencao e ajuda. Valeu

Gilberto,

As opções para arduino no site da Labgar são:

Arduino Uno ReV 3 ( 14 pinos de entrada/saida digital , 6 pinos de entrada analogica )

Arduino Mega ( 54 pinos de entrada/saida, 16 pinos de entrada analogica )

Ethernet shield ( é uma placa de expansão para conectar o arduino em uma rede ethernet )

Para iniciar, pode começar com o Arduino Uno.

Quanto as ligações do sensor, preciso de mais detalhes do conector.

Se o sensor é conectado diretamente na porta paralela ( sem nenhum conversor ), deve estar usando 1 fio para o terra e os outros fios para dados ( 5 fios ). A tensão de entrada da porta parela é 5 volts ( compativel com as entradas digitais do arduino ).

Mande uma foto do sensor conectado no PC.

Sds,

Boa tarde Cinesio, tudo bem?

Estou lhe enviando duas fotos onde o apalpador é a imagem que tem o cabo preto, observe no conector em sua extremidade tem 7 pinos, o central é o terra os outros ao redor não sei o que é cada um, tenho que descobrir. Esse conector é ligado nesse aparelho que está com o display em vermelho, tendo um cabo ligado ao 127V e uma saída RS232 que vai ao PC.

Funcionamento:

Observe na ponta do apalpador tem espécie de uma caneta onde ao apertar o display se altera e o usuário vendo o valor que deverá ser enviado ao micro aperta-se a tecla TAB enviando-se assim o valor contido no display ao software.

Será que com essa placa de Arduino dá pra fazer algo que obtenha os mesmos resultados desse equipamento eletrônico.

Quero utilizar somente o apalpador e a placa de Arduino juntos de uma planilha em excel ou mesmo um pequeno aplicativo em VB para não utilizar o programa que está instalado no PC pois é muito antigo.

Abraços e obrigado mais uma vez.

Gilberto Franguelli

Anexos

Gilberto,

Pelas informações enviadas o aparelho ( apalpador ), envia um sinal 0 a 20mA ou de 4 a 20mA ( ou uma tensão analogica ) para o Display. Talvez não seja usado todos os pinos do conector. Para ter certeza é necessário desmontar o conector e verificar quais pinos tem ligação ( pode ser do lado do apalpador ou do display )

O Display envia as informações para o PC via comunicação serial ( e não paralela ). Antigamente a serial em alguns Pc´s antigos usavam um conector DB25 ( 25 pinos ).

Se sua intenção é apenas salvar os dados do display, é necessário apenas um programa para armazenar esses dados enviados pela serial para uma tabela excel.

Se você não tem um micro com porta serial ( DB9 ou DB25 ), será necessário usar um conversor serial USB ( pode ser adquirido em qualquer loja de informatica ou de eletronica ).

Tenho um exemplo de programação utilizando Visual basic 6.0 e a porta serial e gravando em uma planilha excel.

Assim que eu encontar em meus arquivos enviarei para você.

Qual a marca do apalpador e o modelo ?

Sds,

Opa! Nossa posso lhe dizer que faz anos que busco essa informação e você foi a única pessoa que mostrou interesse em me ajudar, postei o assunto até na Saber Eletrônica, mas nada! Amigo ambos são Alemão da marca Mahr e o modelo do apalpador é o Millimar 1512. Nossa não sei nem como lhe agradecer mas se puder encontrar o programa e me enviar ficarei muito agradecido. Os computadores já tenho com as entradas RS232 e USB então sendo assim devo conseguir coletar os dados pelo militron e salvar em Excel ou em um banco de dados Access via VB, estamos quase lá! Fiz um desenho grotesco das cores e posições dos fios nos conectores do cabo entre o equipamento e o PC. Amigo mais uma vez muito obrigado pela força. Gilberto

Anexos
Boa noite Cinesio, tudo bem?
Desculpe em retornar novamente depois de tanto tempo, mas aconteceram tantas coisas em 2013, que ...
Amigo! Veja se consegue me enviar o exemplo que mencionou acima.
Visual basic, porta serial e planilha excel.
Mais uma vez obrigado pela atencao aqui prestada.
Gilberto Franguelli
Ola amigo Cinesio, tudo bem?
Voltei novamente tomar o seu tempo sobre este assunto. Sera que poderia estar me enviando o exemplo que mencionou para que eu possa testar?
Um grande abraco e mais uma vez obrigado pela ajuda.
Gilberto

Gilberto, você quer trocar esse aparelho com display ou o sistema do PC?

Me parece que a porta usada é serial e não paralela..

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço