tenho um projeto comercial no qual gostaria de usar o atmega328p , programado pela plataforma arduino.! mas vejo varias reclamação a usar esse microcontrolador . queria saber de vcs o que acham disso. se vale a pena ou nao usar o atmega 328p (só o microcontrolador no projeto final) programado pela placa de desenvolvimento arduino?

(e se tiver algum problema de termo legais com arduino que impede isso quais seriam ?)

Exibições: 886

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia Gabriel. 

Quais reclamações você já viu sobre o ATmega328 ?

Se planeja montar um produto que usa um Microcontrolador, sugiro que pesquise preço e disponibilidade.

E é claro, um microcontrolador que atenda as suas exigências e necessidades. 

Um ponto importante também é sobre o consumo de energia. 

Por exemplo, se o seu projeto precisasse de um RTC (relógio), eu usaria um Microcontrolador que já tivesse um relógio integrado ( o ATMega 328 não tem). 

A vantagem do ATmega328 é que por ser usado no Arduino, tem muitas soluções prontas e testadas. 

A facilidade de programação deve ser destacada também. 

Leia como usar o Arduino :

https://www.arduino.cc/en/Main/FAQ

https://www.arduino.cc/en/Main/Terms

é fico na duvida por que li em alguns lugar que ele tem muito erro e sempre precisa ser resetado quase sempre. ai no projeto final no qual ele fica ligado 24h  por 365 dia, é pode estar em algum lugar nem tanto acessivel não é legal.

o  consumo ate que acho que vai ser leve pois ele vai fica ativado 10 pinos digital com corrente de alguns ua para acionar transistor. a uma fonte de 127 para 5 v 1 a

Os travamentos que podem ocorrer no Arduino, são devido ao uso de fontes e circuitos anexados mal projetados. Ruidos elétricos e eletrõnicos podem travar qualquer tipo de Microcontrolador, inclusive o ATmega 328 do Arduino. 

Eu já produzi projetos finais tanto com atmega328 quanto pic18f4520. Confesso que é dificil comparar desempenho pois esta fato também pode estar ligado diretamente com a programação do mesmo(atmega 328 programado com arduino ide, pic 18f4520 programado com flowcode).

Mas com nenhum dos dois tive problemas. O primeiro produto que fiz foi com o atmega328 e funcionou muito bem. O pic no começo tive alguns problemas com reset, nada que algum filtro a mais não tivesse resolvido.

A questão é bem como nosso amigo JGAM levantou.

intendi muito obrigado pela ajuda pessoal :D

Pessoal aproveitando o post,

tenho uma duvida próxima no mesmo tema ref ao mesmo (Atmega328p-pu + firmware Arduino )

A função millis() reinicia sua contagem a cada 50 dias aproximadamente segundo consultei

aqui: https://www.arduino.cc/en/reference/millis

retornando a sua contagem para o zero e seguindo em frente.....

ou seja a contagem "reinicia" 0..1....n + 50 dias...0..1....50dias....

mas o microcontrolador não é desligado e religado (reiniciado) em momento algum ok? 

ou seja se eu tenho uma aplicação em que o microcontrolador ficará constantemente funcionando

e que não deve receber nenhuma interrupção interna,  ou, externa por exemplo:

1 led constantemente ligado  por 24/365 dias o led não seria desligado por fatores de funcionamento do firmware arduino.

estou certo nestas interpretações teoricas ou estou errado ?

ainda não passei por nenhum teste de projeto aqui em que o microcontrolador fique funcionando "constantemente ininterruptamente" por mais de 1 dia.

Obrigado.

Creio que você esta correto. 

Não há motivo para reboot do Arduino.

Obrigado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço