montei um projeto no arduino, em q o sensor de umidade(montado por mim) envia a umidade do solo para fazer um calculo, e apartir desse calculo fazer missoes, se o solo estiver umido mandar ligar um led verde(umido) e ligar outro led representando o delay, se o solo estiver seco manda ligar um led vermelho(seco) e ligar outro led representando a bomba d agua e ligar outro led informando o delay. No arduino funcionou super bem, mais quando eu tirei o atmega 328 e passei para o protoboard, o atmega não ler os valores do sensor de umidade só realizar o calculo e mandar ligar o led verde(umido) e o led do delay em qualquer situação tanto no solo umido quanto no seco. eu liguei o crital no pino 9 e 10 e o capacitores no terra o pino 7 no vcc o 8 no terra o 20 no vcc e 22 no terra, liguei os leds e o pino 23 ao leitura do sensor (analogico 0).

 Ja tentei ligar o 21 ao vcc e nada, alterei na programação analogReference(DEFAULT,EXTENAL,INTERNO) e nada. Não sei o q mais o q fazer se alguem puder me .

 

    

Exibições: 892

Responder esta

Respostas a este tópico

o que pode estar havendo é um erro ou ruido de comunicação, teste a saída do sensor, pode até ser com um multímetro, e também a protoboard (Osmar Contato), se com isso você não detectar nem uma anomalia, acho que já pode desconfiar do seu microcontrolador, a já ia esquecendo consulte também o modelo e o cabo de impressora (se você usou aqueles cabos antigos para programar).

=D

para o atmega ler as entradas analogicas fora do arduino quias pinos devem ser ligados obrigatoriamente. atmega 328p-pu claro fora do arduino

para que serve a ligação do pino 20 e 21 do atmega

o problema é q eu não entendo por que funiconar no arduino atmega 328 duemilanove, mais não funcionar no protoboard o logico é q tem algo faltando no protoboard q tem na placa do arduino para utilizar a entrada analogica do atmega. Mais o pior e q ja fiz todas as ligaçoes q tava a imagem em relação a meu projeto e ja revisei e montei varias vezes e nada. E alexandre eu montei baseado nesse circuito e mesmo assim não pegou. 

posta o circuito que vc montou no proto-board pra gente analisar.

Você remontou o CI de novo na placa original e refez o teste e funcionou normalmente? Ou todas as tentativas de remontagens foram feitas unicamente na proto? Pode ser que algum componente necessário não foi mimicado na proto.

pino 1 - resistor de 10k ligado ao positivo e ligado a botão reset q é ligado ao negativo, pino 4 ligado ao resistor 330 ao anodo do led vermelho ao terra, pino 6 ligado ao resistor 330 ao anodo do led verde ao terra, pino 7 no vcc, pino 8 no gnd, pino 9 e 10 o cristla 16.000 ligrados aos dois capacitores 22pF a terra, pino 12 ligado ao resistor 100 ligado ao eletrodo do sensor e ao pino 23 (analogico 0), pino 13 ligado ao segundo eletrodo, pino 18 ligado ao resistor 220 ao led vermelho, pino 19 ligado ao resistor ligado ao led verde, pino 20 ao vcc, pino 22 terra.

 

quando eu passo o atmega para o arduino ele funcionar normalmente, ja no protoboard não. 

- Terminais 20 e 21 são ligados no positivo (fios vermelho na imagem a baixo);
- Terminal 22 ligado no negativo (fios preto na imagem a baixo);
- Terminais 9 e 10 são interligados com o cristal de 16Mhz;
- Terminais 9 e 10 são ligados após o cristal com o negativo, através dos capacitores cerâmicos;
- Terminal 8 ligado no negativo;
- Terminal 7 ligado no positivo;
- O 1º terminal é ligado ao positivo atravéz do resistor, e depois da saída do resistor é ligado a saída do botão de pressão. O outro terminal do botão de pressão é ligado ao negativo, quando pressionado ele faz a conexão do terminal 1 com o negativo, resetando o microcontrolador;

Fonte: http://blog.webtronico.com/?p=107

Cara, se não funcionar, só pode ter algum componente seu que não ta legal ou queimado.

Abraços!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço