Boa tarde.

Estou com uma duvida. Estive olhando o esquematico do arduino mega 2560 e decidi implementa-la.

A questao e que a placa mega e muito desajeitada. Pretendo colocar o ATMEL2560 direto na minha placa, incluindo os seguintes circuitos:

*Circuito Clock

*Circuito regulador 5V (so pra esse CI)

* Filtros de entrada

*circuito RESET (esse ainda estou tentando entender)

E pra programa-lo pensei em usar o mesmo conversor USB-Serial que uso no arduino mini.

Sera que da certo?

Exibições: 2445

Responder esta

Respostas a este tópico

Tem experiência com a montagem de circuitos SMD ? Irá precisar. 

Marcelo,

   Montar uma placa com um atmega328 DIP é uma coisa,  monta uma com um atmega2560 SMD com 100 pinos e outra.

   No Caso da standalone com o atmega328 basta o resistor no reset, o cristal com capacitores nos pinos corretos e o resto é ligação de VCC e GND e rola tudo uma maravilha.

   Quando o Assunto é com o atmega2560 eu não sei se a coisa funciona tão simples assim,  não sei se ele precisa de capacitores extras para estabilização,  enfim,  a dica é procurar por alguem que já tenha feito e ver o que o cara apanhou e tentar aprender.

   Como o Zé gustavo falou,  você tem que ter uma belissima esperiencia com solda SMD, mas é muito mais que isso.

   Resumindo,  pesquise, pesquise e pesquise, eu já pesquisei e um CI atmega2560 não é nada barato,  só pra se ter uma ideia, comprei um lote com 30 unidades de atmega328 DIP,  cada um saiu a R$ 5,00  lembro que na mesma epoca só um atmega2560 custava R$ 45,00.

   Logo, se conseguir,  coloque os resultados aqui pra gente vê

Cara,

  Esqueci de completar,  fora tudo isso que foi falado acima,  pra trabalhar com o atmega em smd caso não queira fazer tudo em sua placa final, terá que adquirir um adaptador como esse:

Digo porque estava hoje justamente fazendo testes em um atmega328 smd,  que por enquanto só estou conseguindo colocar ele pra rodar em 6mhz 5v e quero colocar pra 8mhz 3.3v,  dai pra fazer os testes tive que comprar um adaptador similar a esse ai,  eu até tentei fazer direto na placa, mas quando precisava testar qualquer coisa já era.

A questao de trabalhar com SMD e tranquilo. Nao me preocupa.

Pensei em usar o esquematico da placa mega:

https://www.arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardMega2560

e tirar o que nao for usar: Fonte, ICSP, US...

Anexei um arquivo com as partes que pretendo manter.

A fonte, meu circuito ja tem (e esta bem filtrada).

O que voces acham?

Anexos

Olá Marcelo,

    Cara, pode dar certo?  pode!             pode dar errado? pode também!   não dá pra saber até tentar,  em eletrônica muita coisa que é lógica na teoria, quando chega na prática simplesmente não funciona, as vezes por causa de um simples detalhe que desconhecemos,  como por exemplo, estou fazendo uns testes com alguns módulos NRF24L01 do comum,  descobri que colocando apenas 2 na rede, não precisada de nada extra,  quando meti vários, ele começaram a falhar,  pesquisei e descobri que precisada colocar um capacitor,  coloquei e nada,  até descobri que tinha que soldar o capacitor na própria peça,  por incrível que pareça se eu colocasse na mesma trilha em que estava o pino. mas um pouquinho distante não funcionada,  simplesmente é esse tipo de coisa que você vai enfrentar.

   Nesse exato momento que te escrevo, vou pedir arrego e pedir ajuda pra galera, estou lidando justamente com isso,  estou pesquisando como montar um ARDUINO PRO MINI 3.3v 8MHZ na protoboard, e como você sabe o pro mini usa justamente o CI SMD.

   Cara, eu já tentei varias coisas e até agora nada,  quando eu gravo o bootloader pra o PRO MINI de 5V tudo rola perfeito,  mas quando é a versão 3.3v 8MHZ ele funciona, mas não aceita upagem de sketchs

   Fiz a montagem na protoboard como um arduino standalone,  todas as ligações certinhas, cristal certinho, capacitores certinho,   mas nada.

    Já tirei o cristal de 16mhz e coloquei um de 8Mhz e nada.

    Já tentei com 5V e com 3.3V e nada.

     Como dito,   é isso que você vai passar,  ou seja, algo que tá lá,  tudo certo,  mas simplesmente pode funcionar ou não.

     Logo, volto ao que te disse no inicio,  mete a cara e tenta, se conseguir ensina pra gente como fez ha ha ha.

Olá,

  Vc viu esse post ?

http://labdegaragem.com/forum/topics/ardu-no-mega-construir?comment...

  Fiquei curioso, o que te incomoda na placa do Arduino Mega ? Seu projeto realmente precisa de um canhão desses ? Já viu o Atmel2561 ? Só esse "1" a mais diminui o numero de pinos de 100 para 64. Fica bem mais fácil de soldar.

  Quanto ao sistema de gravação, se vc quer algo profissional, pq não usar um gravador "de verdade"? Recomendo o original: 

http://www.atmel.com/tools/atatmel-ice.aspx

   Mas existem inumeros por aih, chineses, no ML, etc. Todos funcionam, alguns diretamente e outros com um pouco de configuração. 

   Ainda, vc pode usar o AtmelStudio, que tb é mais profissional.

   Enfim, queria contribuir dizendo que existem pastilhas mais fáceis de soldar com recursos pacas, não sei se te atendem, e tb que existem outras formas de gravar.

   

  

Wieder, sei bem como e isso. Mais nao e essa a parte interessante? Se nao tiver problemas, perde a graça. HEHE!

O motivo de montar esse topico, e pra assim como vc, outros que tenham quebrado a cabeca. Assim evita erro.

Pois placa para SMD praticamente obriga a ser 2 Layers e de furo metalizado. Qualquer erro, vai facil 400 reais no lixo (orçamentos de fabricantes de placas).

Nesse caso, todas as dicas sao de muita serventia, pois assim minimiza a chance de erros.

Eduardo, confesso que baixei anteriormente a lista dos chips ATMel e esse me passou despercebido.

O preço e praticamente igual, e acredito que me atenda.

Obrigado a todos.

Marcelo,

   Adorei vocÊ cara, ha ha ha,  é justamente essa minha visão da coisa...  me arriscar,  tentar,  aprender... ir alem.

   Eu desenvolvi uma tecnica de fabricação de PCB ao qual já pus tutorial aqui, mas não é tão surpreendente quanto o video que estou fazendo, pela facilidade da coisa,  levei um tempão pra desenvolver, mas valeu.

    Uma dica,  pra ter acesso a lista da atmel,  existem 2 APPs para android exclusivamente pra isso.

    Bem, espero que vocÊ consiga,  de minha parte,  continuo me matando tentando criar um arduino que rode com 3.3v e que aceite um radio como um xbee ou um NRF24L01,  com o arduino pro mini 3.3v tá funcionando,  mas quero fazer a minha placa, o meu projeto, e não ficar dependente de arduinos prontos.

Weider, assim que terminar o video, posta o link aki, quero aprender. Nem que seja para fazer os prototipos.

Seu projeto precisa mesmo rodar com 3.3V?

Voce poderia rocar com 5V e usar BSS138 pra fazer a mudanca de tensao.

Eu o uso pra conversao de TX pra ligar no modulo Bluetooth.

Sim,  precisa ser 3.3v.

A razão é simples - CONSUMO.

    Ou seja, tudo que você faça com Microcontrolador alimentado por bateria, tem que ter um forte foco na questão do consumo.

    A coisa é mais ou menos assim:

    - Comecei estudando os modulos NRF24L01, dai descobri os Xbee e comecei a estudar os Xbee,  dai os ESP8266 chegaram e viraram coqueluche e eu comecei a estuda-los... até que... percebi que eu não sabia porra nenhuma de forma completa de nenhum deles,   se pintar pra mim um serviço extra exigindo comunicação sem fio, eu só tenho a base de varias coisas, mas nenhuma delas de forma concreta,  é a velha historia de gato com dois sentidos( nesse caso 3 ).

    Dai parei,  respirei,  larguei tudo, e resolvi voltar pra o começo, os NRF24L01.

    A umas 3 semanas que só mexo com eles,  já criei umas shields super legais pra o UNO,  já fiz experimentos com 2 bibliotecas,  agora a coisa parti pra uma possibilidade real,  ou seja,  sensoramente remoto.

   Mas pra isso tenho que ter a ideia que comunicar com o sistema energizado pela rede eu já sei como fazer, agora a coisa é criar nós alimentados por baterias.

   Já fiz uma montagens na protoboard usando o PRO MINI 3.3V e funcionou legal,  dois modulos um com LDR e o outro com LM35 transmitindo para um arduino UNO com um shield display que fabriquei.

    Agora o desafio é criar meus proprios modulos BAIXO CONSUMO,  e pra isso o estudo de cada componente é importante,  tudo puder consumir, deve ser abolido,  e dai vem questões justamente como essa, não dá pra usar baterias e baixar com reguladores de voltagem, pois eles consomem.

    O Desafio na verdade que estou me propondo é bem mais complexo,  pretendo criar esse modulo sensor com o NRF24L01 e o atmega328 tanto em versão DIP como em versão SMD,  ou seja, se com um tipo já tá foda, imagine com os dois.

   

   Resumindo, é o que eu disse,  estudar... estudar...estudar...estudar...estudar...estudar...estudar...

A ta. Eu nao pensei pelo lado do consumo (visto que nunca foquei em meus projetos para uso com bateria.

Tambem passei pelo mesmo q voce. Tem tantos sensores, e equipamentos  para arduino, e sempre estao aparecendo novos. No final percebemos que estudamos um pouco de cada sem se aprofundar realmente.

So mais uma duvida.

O chip ATmel 2560 vem sem bootloader, mesmo assim ele aceita a gravacao via ICSP?

Pois e complicado encontrar conector de gravacao para esse CI. A saida mais facil e colocar uma saida ICSP na placa, e depois de tudo montado, gravar o bootloader, e depois o programa no chip.

Sera que funciona?

o bootloader é mais para gravação via usb, digo isso, pois ao usar o wdt no mega eu tive que desabilitar o bootloader para a placa poder funcionar normalmente

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço