Olá. Bom dia a todos!

Ouvi dizer que quando associamos duas ou mais Pastilhas de Peltier conseguimos atingir temperaturas ainda mais baixa do que usando apenas uma.

Vocês sabem me dizer se isso procede e, se sim, como fazer a associação?

Obrigado.

Exibições: 9725

Responder esta

Respostas a este tópico

Vc vai usar baixas temperaturas para quê? Eu precisava resfriar o ar. Será que funciona?

Estou usando para resfriar uma folha de uma planta chamada Salvínea. Bem, funciona, sim, dependendo do volume de ar que pretende resfriar.

Victor, ahaha, tenho uma amiga com sobrenome Lamounier. (Ledice Lamounier). 

Bom, resfriando a folha da planta para quê?

Trabalho no CETEC(Centro Tecnológico de Minas Gerais), estamos tentando determinar o ângulo de contato quando se molha uma folha de Salvínia a dadas temperaturas. A intenção é fazer o teste tanto em temperatura ambiente, quanto em temperaturas mais elevadas e mais baixas, até os 9C(nove graus Celsius, esse teclado não tem o símbolo pra `grau`).

=]

Funciona sim !

Mas não é tão "magico" assim. O que acontece é que o lado frio desce por ex 10 graus e o lado quente sobe 20 graus.

(o frio vai de 20 a 10 e o quente vai de 20 a 30). Isso uma pastilha grande, ligada com grande corrente e sem "soprar".

Aih se vc "soprar" muito o lado quente com uma boa ventoinha no maximo e conseguir fazer chegar a 20 graus (no meu exemplo) vc consegue 0 graus do lado frio.

Já se vc liga duas coladas uma na outra, eletricamente em paralelo mas mecanicamente em serie, vc consegue usar a capacidade de resfriamento de uma para baixar a temperatura da outra. Com sorte vc pode conseguir baixar mais 10 graus, mas como existem perdas nao deve conseguir dobrar o efeito.

Certamente o lado quente vai ficar mais quente ainda.

Todos os dados que coloquei foram exemplos, chutes, teria que ver os dados de sua celula.

Sei que a que usei a um tempo consumia uma corrente absurda e so atingia 0 graus se eu tapasse com um isopor. Colocando por ex uma latinha pra gelar já nao dava conta. Acho que era mto fraco. Hoje tem uns mais promissores.

Olá, Eduardo. Obrigado pela resposta. 

Já consegui atingir, experimentalmente, -1,5C(um e meio graus Celsius negativos, esse teclado não tem o símbolo para `grau`), utilizando apenas um Pastilha.

O que estou tentando fazer no momento é unir duas pastilhas, utilizando fontes separadas para que ambas consigam atingir sua potência máxima, e as ligando mecanicamente em série, como você disse.

Para resfriar o lado quente da placa que fica por cima, utilizei um cooler bom (nota 7 em 10). 

Porém, o que está acontecendo é que o lado frio da placa inferior, que deveria, como você mesmo disse, ficar ainda mais frio, não está ficando. 

Vou refazer meus testes e tentar tirar fotos para postar aqui, pra que vocês entendam melhor.

Mas, de toda forma, obrigado.

Vou dando feedback..

boa tarde quantas partilha são necessários para resfria refrigerante em maquinas automática, onde o volume do liquido a ser resfriado e pequeno , cada dose sera de 200 ml .

 

Não dá pra saber assim.

Teria que saber os dados da pastilha peltier e qual o tempo de resfriamento desejado.

Eu colocaria mais de uma, umas 3, para garantir. Isso diminui o tempo necessário. Mas para 200ml vai levar muitos minutos mesmo que vc coloque várias.

As geladeiras de mercado com peltier, como essa:

Gelam umas 4 latinhas em umas 4 horas ou mais.

https://www.casasbahia.com.br/Eletroportateis/MiniGeladeira/mini-ge...
Meu pai tinha uma, ele tinha dificuldade de locomoção (cadeirante), e colocava na cabeceira da cama. Era muito comum não gelar direito. Tinha 1 pastilha grande com duas ventoinhas (uma do lado quente e outra do lado frio). essa geladeira. As que se encontra no mercado, em geral, são pequenas, para processadores.
Só a pastilha não basta. Eh preciso colocar um dissipador do lado quente e uma ventoinha.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço