Estou querendo fazer o Arduino ascender uma lâmpada com esse Tiristor ae… Isso porque um tiozão que trabalha comigo e é formada em eng. elétrica falou que isso seria bem melhor que o rele, pois o rele é mecânico e ia consumir muita energia e etc…

Fiquei em dúvida na hora H, não queria queimar meu Uno visto que não conhecia bem esse processo e não queria torrá-lo com 110v.

Então, montei na protoboard e testei com uma fonte 12v no gate  colocando um medidor que mostrava o neutro do 110v (tomada) com 12v (esse medidor normal que parece uma chave de fenda) e ao ligar a fonte no Gate, ele chegava a 36v.

o.0 ia queimar então… ???

Sendo assim, como faço para ligar uma lâmpada 110v com o Arduino utilizando um Tiristor (apenas e acender (como o cod. do LED) sem que o Gate queime o Arduino ?

Exibições: 8812

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

use o CI moc3021.

Obrigado cara, você tem o esquema elétrico?

Da hora esse projeto, um dia tento fazer ^^

Agora eu pergunto, TRIC, é melhor que o relé mecanico?

Pois é, eu acho que deve ser mesmo, mas só uso rele nos meus projetos... Tão barato, queima menos, etc, etc. Esses triacs não queimam, eles explodem... Só vejo justificativa se for pra dimerizar.

Tava na hora é de inventarem um rele eletronico, com led na tampa, uma chave estática, com a mesma pinagem do rele, pra podermos usar e abusar sem precisar ficar dimensionando... nem precisava do NA e NF. Só NA ta otimo.

O que o tiozão me falou é verdade? Que o Rele suba toda energia do Arduino e pode danificá-lo?

Usa uma fonte de energia externa e usa o arduino so para acionar.

Amigo Eduardo H Marcondes os Relés de estado solido ja existem a anos, entra em www.maxieletro.com.br, aqui aonde trabalho vendemos.

Daniel : TRIAC é infinitamente melhor que RELÉ, tanto por questoes de preço como durabilidade,a questao de sugar toda energia do arduino não procede pq qualquer eletronico que se preze nao usaria o arduino diretamente para ligar o rele, usaria um BC ou um 4N25 para acionar o relé, faca o que nosso amigo jucelei freitas falou, use um MOC acionando o TRIAC e seja feliz,, qualidade e seguranca no teu projeto, a questao do TRIAC explodir é so quando pega projetista iniciante que nao faz proteção com fusiveis e etc.

Amigo teu tio é engenheiro neh? confia nele, o MOC já tem por objetivo isolar um circuito de comando do circuito de potencia, Relé é coisa pra amador, faz as contas de quanto custa um TRIAC+MOC+Resistor 180 Ohms e verás que o valor não é problemas,uma dica, te acostuma a filtrar as informaçoes pq nem sempre elas procedem, qualquer coisa pede uma ajuda para teu tio pq aqui no site ta cheio de engenheiro furado. falow irmão. 

Fica a dica. valeu 

--

Mas existe algum dispositivo que impeça a energia de sair do Gate e queimar o Arduino sem sem o Octo? Algum tipo de diodo ou algo assim...

Daniel, siga as sábias palavras do Eduardo: vá de relé mesmo. Só use TRIACs se por para controlar a intensidade do brilho da lâmpada (dimmerizar, no jargão do Eduardo).

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço