Olá galera! estou quase terminando a construção do seguidor solar em dois eixos, em breve estarei postando! Mas no momento, preciso de ajuda numa outra coisa: eu tenho um circuito elétrico cuja corrente variará ao longo de um tempo, gostaria de saber como eu faço para armazenar (com arduino) todas essas variações como se fosse o data-log e se possível exibisse na tela essas variações... para que no final do período eu possa selecionar os valores e jogar num programa, como o excel para gerar gráfico. Abraços.

Exibições: 12138

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Márlison,

Dá uma olhada nesses links ai que vão te ajudar:

http://www.paulotrentin.com.br/eletronica/data-logger-sdmmc-com-ard...

 

http://blog.webtronico.com/?p=152

E como o Luís comentou, há um há exemplos no IDE do arduino.

Almir, eu tenho um projeto parecido com o que foi solicitado, eu estou precisando registrar valores online de temperatura lida via arduino. Mas eu preciso gravar direto no PC. Como o Marlison perguntou, onde é gravado os dados??

Grato,

Voce pode gravar no servidor em um pc .Posso te ajudar (trocar idéia).Quero fazer uma parceria neste projeto.Te informo a noite !!

Eu faria com memoria flash, como nos links que o Joaldo passou, ae você pode utiliza SD Card e o Arduino também tem Library pra isso.

Porque E2PROM hoje em dia não sei se é viável  tirando em casos de intenção didática ou aprendizado, mas profissional e produto é flash pensa em ciclos de leituras de ambas já irá pensar melhor.

Ola Marlison,

Não li todas as respostas e não sei se alguém já citou o "cosm" antigo "pachube",ele é bem legal você tera que ter uma ethershield e acesso a internet onde apartir de uma api  ele envia todos seus dados gerados no arduino para o servidor "cosm" ,que apartir da api vc pode usar os dados para derivados fins,(Gerar Graficos,interagir com jquery ...) estou testando em um projeto.Da uma olhada e vê se te atende.

https://cosm.com/

Augusto,

da para fazer levando um executável para pc? pois o pc onde seram visualizados os dados nao pode ser instalado nenhum software. Preciso gerar um executavel...

Clevonildo.Defina melhor o que você pretende:

-Qual sistema operacional?

-O que queres fazer?

Veja o que poderia ser feito:

Isso eu fiz usando pic + servidor Apache+Windows 7.Os valores dos dados e icones são modificados de acordo com valores de sensor

Cara,
Eu preciso ler um sensor de temperatura, e os dados serem armazenados automaticamente sempre que o pc for ligado. Os mesmos ficaram disponiveis em uma rede privada (em um drive do pc) e eu posso acessar de qualquer lugar da rede. O problema 'e q eu nao tenho permissao para instalar nenhum software por isso eu tenho q levar um arquivo .exec e usar a aquisicao via usb.

Clevonildo,

Não entendi muito bem sua pergunta.O cosm é o seguinte, você tem um arduino onde tem algum sensor ou alguma coisa que queria monitorar, ele enviará ao serivdor cosm todos esses logs onde ficaram armazenados ,dai ele gera uma api onde você busca essas informações que você pode gerar algum grafico ,enfim.Se você consegui interagir essa API com alguma linguagem creio que seja possivel,ou entao você faz um servidor web e esse seu computador seria um cliente so necessario o browser.Da uma olhada nesse exemplo.

http://cosm.github.io/cosm-js/tutorial/demo/

https://github.com/shimobayashi/cosm-graphs/blob/master/index.html

http://cosm.github.io/cosm-js/sample-app/

https://cosm.com/support/examples

http://fuzzelogicbrewing.blogspot.com.br/2013/02/arduino-real-time-...

Desculpe se falei algo errado =]

Márlison

Um forma bem rápida e barata que eu faria para resolver seu problema é inserir código de comunicação serial no arduino e enviar telegramas a  um pc equipado com linux ubuntu.

Há programas free no ubuntu para captura de comunicação serial, um deles que eu gosto é o gtkterm (serial port terminal) e o outro é moserial.   O moserial é intuitivo, e permite configurar a comunicação e salvar em txt.  Se tiver dúvida, posso lhe ajudar tranquilamente. 

Se você tiver usando windows, tem um programa muito legal do RogerCom, aqui em : http://www.rogercom.com/PortaSerial/PortaSerial.htm

Esse do rogercom eu ja tinha visto, mas da para capturar e gravar em algum formato com ele?

Já usei bastante, mas nunca precisei salvar. Mas tem um botão para gravar.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço