Boa tarde galera, estou com um projeto (como a de a maioria) de automação residêncial, no meu caso eu quero automatizar o meu quarto. Porém estou com uma dúvida da qual pesquisei sobre e não achei nada específico como o meu caso.

A questão é a seguinte:

Eu tenho um arduino Mega e um módulo WiFi ESP8266, eu gostaria de hospedar um site externamente e por meio deste site, de um aplicativo ou qualquer outro recurso eu possa enviar um comando para o meu arduino e vice versa...

A grande diferença no meu caso é o fato que eu estaria optando por um site externo e não por um webserver hospedado pelo ESP8266, pelo fato de o webserver consumir muita memória de minha placa (gerando assim um sistema mais lento)

A minha dúvida é:

Como faço para me comunicar com o meu ESP8266 via website? Qual o programa que devo usar para fazer essa comunicação? E qual linguagem eu teria que programar meu website para que ele possa enviar os comandos para o ESP8266?

Obs: Eu vi uns websites como o thingspeak.com e o ipify.com, eles me parecem ser tipo uma nuvem que envia comandos, estou certo? Devo usa-los?

Exibições: 1105

Responder esta

Respostas a este tópico

Heitor, boa tarde!

Veja se este artigo que escrevi para o ESP8266 (nodeMCU) pode te ajudar.

Aqui estou usando PHP com Ajax para o web site, mas pode ser usada qualquer outra tecnologia.

No exemplo um botão na página envia um comando para o ESP que acende o LED, mas que poderia ser um relé ou qualquer outro dispositivo.

http://josecintra.com/blog/nodemcu-web-server-ajax/

Cara, que massa!!! É disso mesmo que eu precisava!! Vou testar e logo postarei meus resultados... Muito obrigado.

Cara, já comecei com meu primeiro problema kkkk... A maioria dos exemplos da internet (tipo o seu), usam a IDE do arduino porém não usam a placa, no meu caso é diferente, eu uso a placa do arduino, dai quando vou compilar ele da o seguinte erro

O sketch usa 229.885 bytes (52%) de espaço de armazenamento para programas. O máximo são 434.160 bytes.
Variáveis globais usam 32.284 bytes (39%) de memória dinâmica, deixando 49.636 bytes para variáveis locais. O máximo são 81.920 bytes.
warning: espcomm_sync failed
error: espcomm_open failed
error: espcomm_upload_mem failed
error: espcomm_upload_mem failed

Minha ligação da placa com o arduino está desse jeito 

Heitor, vc tem razão!

Essa forma de usar o Arduino com o ESP é um pouco diferente e a configuração é difícil de acertar.

A sua placa compilou direitinho a aplicação, mas falhou na hora de fazer o upload.

O Gustavo Murta tem um tutorial muito bom aqui no LAB sobre o ESP que aborda esses aspectos:

http://labdegaragem.com/forum/topics/conhecendo-o-esp8266

Eu costumo usar a placa Wemos ou NodeMCU que trabalham de forma independente do Arduino.

A sua ideia de criar um website externo para a automação residencial é bem interessante a acho que a melhor solução seria usar o RaspBerry Pi como controle central (Linux, Apache, PHP, MySQL) e placas ESP (Wemos ou NodeMCU) como clientes.

Uma outra placa bem interessante para AR é esta de fabricação nacional:

http://www.afeletronica.com.br/pd-3d30e7-modulo-automacao-ate-250va...

Vish maria, não sei mexer com raspberry, mal consigo programar com o Arduino kkkkk.... Enfim, esse meu projeto é possível ser executado com minha configuração né? 

Por mim eu compraria o NodeMCU, porém eu irei usar vários sensores, dai não sei se teria pinagem suficiente para atender meu projeto...

Em relação ao código e a fiação, caso eu consiga conectar meu ESP8266 certinho, conseguirei compilar o SEU código (que está no link do seu website)? Ou terei que adapta-lo?

Heitor, se você pretende usar o ESP8266 como módulo para o Arduino, então a programação é um pouco diferente, pois você vai se comunicar com ele via serial com comandos AT. O ESP, nesse caso, seria usado apenas para a comunicação Wi-FI.

No meu caso a programação está toda no ESP

Para o seu caso (Arduino + ESP) sugiro a biblioteca WeeESP8266 que facilita essa interface.

Veja um exemplo aqui:

https://www.embarcados.com.br/esp8266-com-arduino/

Lembrando: o NodeMCU possui 10 portas digitais e 1 analógica.

Cara, como você deve ter percebido, eu sou bem novato em relação a eletrônica e programação...Eu vi que nesse exemplo que você me mandou do site embarcados, o rapaz usou um buffer que fez a interligação entre o arduino e o ESP8266, não terá nenhum problema se eu usar o meu regulador de tensão 3.3v para alimentar o buffer né?

dependendo o que você vai automatizar o webserver atenderia tranquilamente, alem de ser bem mais simples usar o ESP8266 direto, mas recomendaria usar um Wemos ou NodeMcu

Outra alternativa são aplicativos para android, existem vários prontos para ESP.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço