Ai galera qual é melhor???
estou começando agora nesse mundo

abraçus....vlw!!!!!!!!!

Exibições: 5526

Respostas a este tópico

Sou um pouco iniciante nesse mundo de microcontroladores também, e ainda não conheço muito, mas pelo que sei o Arduíno é mais simples de se trabalhar, tem um suporte gigantesco na rede, e por isso acho melhor, não quero desmerecer o PIC, afinal continua sendo uma plataforma excelente de trabalho, mas acho que para começar nesse mundo o Arduíno é mais indicado, estou quase para comprar o meu.
Arduino, pela facilidade de uso e potencialização de possibilidades, com conhecimentos básicos, e possibilidade de expansão dos mesmosde maneira gradativa e adaptável ao seu aprendizado.
Para iniciantes, recomendo o PIC, ele é mais simples, e também recomendo para quem não tem bom domínio do inglês, uma vez que, é muito mais fácil encontrar documentação sobre o PIC em português.
Se tiver habilidades com microcontroladores e/ou ler inglês, recomendo o arduíno.
Também estou um pouco na dúvida, pois estou construindo um robô, e preciso de um microcontrolador para ele.
T++
Achei o Arduino bem fácil para começar, pois já vem tudo o que vc precisa (gravador e IDE) e possui um monte de exemplos na rede.
Seja bem vindo colega. Esse mundo é fascinante.Quanto mais eu aprendo mais sito cede de aprender mais a respeito desse assunto.
Abraço
Bom eu sou meio tendencioso a responder está pergunta, pelo fato deu já ter uma familiaridade com o PIC. e na internet você acha diversas soluções para ele, afinal você compra apenas o microcontrolador, e um gravador (ou grava no próprio circuito do projeto), o compilador/gravador/ diversas soluções e muita facilidade de programação. Enfim prefiro o PIC hehe.
Essa conversa vai ficar parecendo com a velha briga VB X Delphi hehehe. Eu ainda sou bem iniciante no mundo da eletrônica, mas acho que assim como em programação, o que conta não é a linguagem/plataforma, e sim a sua habilidade com ela. Acho que o amigo Samuel deve procurar material na rede e cair de cabeça na que se afinar mais. Abraço!
Para quem está querendo começar no arduino, esta é um boa pedida: http://www.globalcode.com.br/robotica/arduino-hack-day
Ambos apresentam vantagens significativas para iniciantes. Mas, acredito que alguns fatores, para quem está começando, se destacam:
Set de comandos e Linguagem, Gravação

1 - Gravação
O Arduino sai na frente por vir em uma placa que é uma plataforma completa de desenvolvimento.
PIC não fica atrás pelo quesito preço. E para gravar um programa nele, há circuitos bem simples, que usam pouquíssimos componentes, sendo fáceis de montar. [Arduino 1 x 0 PIC]
2 - Set de comandos e Linguagem
Arduino usa linguagem, chamada Wiring, própria para microcontroladores. A sintaxe Wiring é semelhante ao C.
PIC tem um set pequeno de instruções por ser arquitetura RISC, então você não precisa se preocupar em decorar um mundo de comandos. Há compiladores que usam C para PIC, que são open source. [Arduino 1 x 1 PIC]
3- Ferramentas e Componentes
A maior vantagem do Arduino são as placas que podem ser associadas à placa do Arduino. Você pode expandir o poder do microcontrolador com acesso a Ethernet, Bluetooth, GPs e mais um monte de coisas. [Arduino 2 x 1 PIC]

Eu sugiro você tentar estudar os dois. Você pode aprender mais, comparar ambos os microcontroladores e pode até mesmo usar ambos em um projeto só. Não fica caro por serem uControladores de baixo custo.
O PIC também tem a sua plataforma completa de desenvolvimento, a uma gravação muito simples, mas concordo que não tem os "Shields" que o arduino tem.

Sou apaixonado pelo PIC , mas devido as facilidades do Arduino , fico balançado.

Acredito que o Arduino é melhor para projetos de poucas unidades como testes e experimentos , instrumentação , etc onde o custo adicional da placa não pega. Já o PIC é muito bom para projetos definitivos onde o custo de produção tem que ser baixo , devido as quantidades envolvidas. Eu nunca projetaria um produto comercial usando o Arduino , mas com certeza seria a minha escolha para um projeto de Ciencias ou para Validar uma ideia onde fosse preciso recursos mais poderosos , sem muita encheção de saco. No PIC vc tem que fazer tudo, inclusive o hardware , embora o firmware possa ser em C.

Tercio de Andrade disse:

Ambos apresentam vantagens significativas para iniciantes. Mas, acredito que alguns fatores, para quem está começando, se destacam:
Set de comandos e Linguagem, Gravação

1 - Gravação
O Arduino sai na frente por vir em uma placa que é uma plataforma completa de desenvolvimento.
PIC não fica atrás pelo quesito preço. E para gravar um programa nele, há circuitos bem simples, que usam pouquíssimos componentes, sendo fáceis de montar. [Arduino 1 x 0 PIC]
2 - Set de comandos e Linguagem
Arduino usa linguagem, chamada Wiring, própria para microcontroladores. A sintaxe Wiring é semelhante ao C.
PIC tem um set pequeno de instruções por ser arquitetura RISC, então você não precisa se preocupar em decorar um mundo de comandos. Há compiladores que usam C para PIC, que são open source. [Arduino 1 x 1 PIC]
3- Ferramentas e Componentes
A maior vantagem do Arduino são as placas que podem ser associadas à placa do Arduino. Você pode expandir o poder do microcontrolador com acesso a Ethernet, Bluetooth, GPs e mais um monte de coisas. [Arduino 2 x 1 PIC]

Eu sugiro você tentar estudar os dois. Você pode aprender mais, comparar ambos os microcontroladores e pode até mesmo usar ambos em um projeto só. Não fica caro por serem uControladores de baixo custo.

Enio disse:

"Acredito que o Arduino é melhor para projetos de poucas unidades como testes e experimentos , instrumentação , etc onde o custo adicional da placa não pega."

Até onde eu sei, é possível pegar só o chip atmega e usá-lo em seu projeto, da mesma forma que vc faria com o PIC. Para reutilizar a placa Arduino bastaria gravar o bootloader num chip novo.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço