Estou desenvolvendo um projeto de controle de acesso cujo terei de identificar a tag RFID e se for valida, liberar o acesso e registrar o acesso daquela tag mas, estou tendo dificuldades em fazer a conexao do arduino com o banco... alguem sabe como fazer e pode me orientar? 

Exibições: 1645

Responder esta

Respostas a este tópico

companheiro, um projeto desses é relativamente complexo e te exigirá certa habilidade

responda por favor pra eu conseguir entender o que vc já tem e o que vc precisa:

1) vc já tem o servidor com mysql?

2) se já tem servidor, ele está no local (= na sua rede interna) ou está alojado fora, tipo numa hospedagem contratada?

3) se já tem servidor, ele é linux ou windows?

4) vc domina linguagem de programação pra servidores, tipo php ou asp?

5) vc sabe configurar o banco de dados mysql?

6) vc sabe fazer o php ou asp se conectar ao banco de dados?

Uma das possíveis soluções que esse seu projeto poderia utilizar seria:

- arduino faz a leitura da tag RFID e envia a informação coletada a um script PHP hospedado no servidor

- o script php captura a informação e confronta com o banco de dados mysql. Todo o processamento e validação é feito por esse script. Se o usuário estiver liberado de acordo com os dados obtidos no mysql, o script retorna uma mensagem, como "OK" ou "LIBERADO" ou outra palavra qualquer pro arduino. Se o usuário for inexistente ou estiver bloqueado de acordo com os dados obtidos no mysql, o script retorna outra mensagem, como  "NEGADO" ou "BLOQUEADO" pro arduino.

- o arduino então receberá o retorno do script e processa conforme sua programação: se a mensagem for de sucesso, ele libera o acesso (aciona algum pino por exemplo pra abrir a fechadura)... já se a mensagem recebida for de insucesso, ele simplesmente não faz nada (isso não é recomendável, porque deveria pelo menos emitir algum feedback pro sujeito, como um buzzer soando, ou um led vermelho piscar, ou um lcd exibir mensagem, enfim alguma coisa que mostre que a tentativa de acesso foi proceda pelo sistema e depois negada). Se vc optar por não responder nada, o usuário poderia pensar que o sistema nem leu a tag dele

Então... tenho um servidor local, Windows e tenho conhecimento mysql, porem, sei muito pouco de php 

alguma linguagem vc precisará usar... vc conhece alguma linguagem de programação que lhe permita rodar em webserver como IIS, apache ou tomcat?

Só o basico de php mesmo... Não é possivel fazer a select pelo próprio arduino sem uso da linguagem auxiliar?

pra fazer conexão direta do arduino com o mysql, vc teria que usar uma biblioteca. Sei que existe, até cheguei no site dessa biblioteca, mas nunca me animei a testar.

O problema de fazer dessa forma é vc "perder" (ou deixar de ter) toda a capacidade que o PHP teria para processar as informações.

Por exemplo, vc poderia fazer um módulo administrativo (=backend) usando o php para consultar os logs e criar filtros de consulta de log, editar/excluir/incluir usuários, configurar regras para permitir abertura das fechaduras somente em determinados horários, etc etc etc.... como vc pretende gerenciar os dados do mysql sem alguma linguagem de programação? mexer no banco de dados na unha é desumano

a intenção seria utilizar o arduino apenas pra validar e liberar o acesso, todo o resto como: insert, update e etc, será feito por JAVA.. A função do arduino seria apenas consultar o banco e se a tag estiver cadastrada, ela libera o acesso.

então tá resolvido!

Pode ser qualquer linguagem que rode em webserver, que permita receber as informações do arduino via rede ethernet, processe e converse com o mysql. Existem inúmeras linguagem que lhe permitirá fazer isso. Se vc sabe mexer com java, serve também. Nesse caso, esqueça o php

A idéia a ser seguida é exatamente essa: o arduino apenas recebe a informação da tag RFID e envia pro "cérebro", que nesse caso é o programa feito em JAVA.

Portanto, o seu problema não é exatamente fazer o arduino conversar com o mysql. Existe um intermediário aí nesse processo, que é justamente o progama em JAVA que vc deverá construir.

Vc precisará focar em fazer o arduino + ethernet shield conversar com o programa java. Para isso, vc precisará ter no sketch o ethernet cliente e o ethernet server rodando ao mesmo tempo, pois com o ethernet client o arduino enviará as informações da tag lida pro JAVA e com o ethernet server, o arduino receberá o retorno do JAVA após a checagem no mysql.

tow com outra pessoa em um projeto rfid

long range 6 metros

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço