Boa tarde prezados,

Venho procurando há meses uma solução para um problema que surgiu no meu Arduino UNO R3, porém infelizmente sem sucesso. Primeiramente me perdoem se o meu questionamento for primários demais, pois realmente sou iniciante nesse mundo maker.

Quando eu conecto o meu Arduino ao PC pelo cabo USB ele simplesmente não é reconhecido pelo PC, é como se eu não tivesse ligado nada. Além disso os LEDs que deveriam piscar ao ligar e ao resetar a placa não piscam, ficam acesos direto(ON e L). Pelas minhas pesquisas, vi que o problema pode ser o bootloader do ATmega328, porém como não tenho outro Arduino não tenho como testar nem como gravar o bootloader novamente. Também li que o problema pode ser no chip que controla a entrada USB do Arduino, que pode estar danificado. Existe alguma forma de saber se o problema é o bootloader ou algum problema físico na placa?

Grato pela atenção.

Exibições: 123

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

Brother, tenta o seguinte.

Pega um multímetro e coloca no teste de continuidade para testar o ATMega que está ali pelos leds do TX e RX. Veja se tem algum curto. Veja também o AMS1117... vai vendo ali os outros. Eu tbém sou novato, mas iria começar assim.

Boa sorte.

Olá.

  Mande uma foto de sua placa pra entender melhor. Existem ao menos 3 versões de integrados usb diferentes alem de varsão SMD e DIP do microcontrolador principal.

  Adianto que normalmente sem bootloader a serial é reconhecida.

  Se for com o integrado chines (CH340) vc precisa baixar o driver, ele não é " *Plug and Pray "

  Se for DIP vc pode até tirar o microcontrolador maior para testar. Vc ligando e aparecendo a serial pode ligar o RX com o TX para testar. Feita essa ligação (null modem) vc ouvira no terminal tudo que digitar. Ligue e desligue para confirmar.

* Antes que um fundamentalista diga que escrevi errado, isso foi uma piada... Ref: https://www.linguee.com.br/ingles-portugues/traducao/pray.html

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço