Olá a todos!

Sou novo por aqui.

Comprei um arduino UNO e acabei de recebê-lo.Minha alegria termina ai.

Conectei-o na entrada USB e esperava que ele fosse ser detectado como um dispositivo desconhecido pelo Windows. Mas nada aconteceu.

Troquei o cabo USB e nada, testei o cabo que acompanha o Arduino e tudo ok. Testei o arduino em outros PCs e nada dele ser detectado.

Será que meu Arduino veio bugado? Existe alguma coisa que eu possa fazer? Algum teste?

Exibições: 1281

Responder esta

Respostas a este tópico

José,

Uma coisa é uma coisa e outra é outra coisa....

Chamar as coisas pelo nome correto ou quando não se sabe os nomes pela função executada é a melhor coisa que podemos fazer ao tentarmos passar conhecimento aos colegas iniciantes.

O ATmega16U2 é um microcontrolador AVR fabricado pela ATMEL que possui como um de seus periféricos uma interface USB-serial TTL, mas que ainda deve ser programado para que possa funcionar, ou seja deve-se gravar o firmware para que se possa usar..

O FT232RL é um chip dedicado fabricado pela FTDI que é um conversor USB-serial nativo, não necessitando de nenhuma gravação de firmware ou programação para poder funcionar. 

A decisão da equipe do arduino em substituir o FT232 pelo ATmega16U2 foi, na minha opinião pessoal, equivocada tecnicamente e uma forma disfarçada para aumentar a venda dos chips da ATMEL....

Porque resolveram colocar dois ATmegas na placa?

Poderiam usar apenas um chip com interface USB, veja o caso do PINGUINO que caso você não conheça usa um único chip PIC18F com interface USB-serial. Esta foi uma decisão que não foi bem explicada....

Eu nunca tive problemas com nenhum dos dois, mas a minha afirmação sobre a confiabilidade é baseada em vários foruns que participo, é só perquisar pra ver os inúmeros casos de problemas de comunicação entre o PC e o arduino devido a "perda" do firmware ou da queima propriamente dita do chip ATmega16U2.

Se você teve azar com o FTDI receba meus sinceros sentimentos...    :D

Espero que agora tenha sido bem claro nas afirmações e possa ter tirado algumas dúvidas e esclarecido alguns conceitos equivocados....

Abraço.

ok obrigado

Caraaaaca, to começando a achar que foi uma boa meu arduino ter vindo bixado(agora que eu escrevi bixado para um hardware, costumava falar isso de goiabas, percebi que traduzi o neologismo "bugado", caiu como uma luva). Está sendo uma oportunidade para aprender mais sobre arduino, em especial sobre comunicação/conexão/tecnologia usb serial ttl.

Acabei de receber a noticia do fabricante que não vou precisar devolver meu arduino bixado, acho que eles me mandaram sem querer um bixaduino, quem sabe de alguma maneira seja possível trazê-lo de volta a vida.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço