Arduino travando ou incrementando valor no contador de voltas. resolvido por Rui.

Pessoal estou precisando de ajuda , com um projeto que estou realizando. Nesse projeto estou utilizando dois motores um de 12vdc -0.84 amp (ME) o tensão nominal 12 0u 24vdc , corrente minima 5 amp, máxima 58 amp.

Os motores são acionados com um módulo relé 2 canais 5v. Os acionamentos acontecem em tempos diferentes, quando termina o tempo de acionamento de um entrar o outro motor e termina o ciclo. Estou utilizando o arduino mega e um modulo fonte de alimentação 3.3 a 5v para alimentar o modulo relé . os gnd da placa do arduino esta conectado com o gnd desse modulo.

Para alimentar o arduino estou usando uma fonte chaveada 12vdc 1a para arduino. Os motores instalei uma fonte 12VDC chaveada (MS-120-12) separada do circuito do arduino. O problema é que o arduino incrementar valor ou trava quando ligo o segundo motor de 5A. Em alguns momentos a tela do arduino fica com os carácter todos bagunçados. O travamento do arduino é intermitente. Más o incremento dos valores e todo momento que o mesmo é acionado. 

Já alimentei o arduino com uma pilha de 9v e levei a placa com os sensores indutivo para longe do equipamento( 2 metros).

Alimentei o motor direto sem o relé e o arduino incrementou valor. O monitor serial mostra o incremento dos valores quando aciono o motor . obs o mesmo está aterrado. Já instalei capacittor 103 em paralelo com alimentação do motor mas não resolveu.

Exibições: 202

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia AS, (se não gosta que te chame pelas iniciais, avise),

o que está ocorrendo são picos de ruídos elétricos de alta tensão (Spikes) causados

no acionamento de cargas indutivas (motores, transformadores, etc).

Você pode resolver isto usando snubbers nos contatos dos reles.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Snubber

RV

Rui, obrigado.

Rui,

Com base nas informações acima instalei um circuito RC snubber  no contato do relé. realizei alguns testes, a placa não travou mais.

muito obrigado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço