Bom galera, primeiramente irei apresentar o projeto e em seguida as duvidas.

Tenho montado um ROV (Remotely Operated Underwater Vehicle) que nada mais é que um pequeno "submarino". Nele eu tenho embarcado 6 motores dc, 1 câmera e 2 servo motores que fazem a movimentação da câmera  Tenho funcionando todo o controle da seguinte maneira: o PC comunica via serial com um PIC 16F877a, este PIC controla as 6 pontes H para os motores e controla mais 2 PIC16F628a que fazem o controle por pwm dos 2 servos da câmera  Tudo isso fica fora da água. Beleza, tudo isso funcionando bonitinho e tal, aonde eu quero chega?Estou fazendo uma melhoria, troquei o sistema dos pics por um arduino, por enquanto um duemilanove, conectado via usb que esta fazendo todo o serviço, maravilha, tudo funcionando da mesma maneira que os pics, agora estou trocando o labview pelo ScadaBR, ai que entra o problema.

Como funciona?

No momento o arduino espera receber da serial os seguintes char: 1,2,3,4,5,6,7,8,9,a,b,c e 0 totalizando 13 comandos, pelo labview a interface esta disposta de 6 botoes sendo 4 direcionais, 1 para rotacional e um para câmera, quando o rotacional está acionado os 4 direcionais mudam suas funções e quando a câmera esta acionada, muda novamente as funções dos 4 direcionais totalizando 12 funções e sendo o 0 a função para parar tudo.

Gostaria de transpor isto para o ScadaBR, meu conhecimento em ScadaBR é bem próximo de zero, vi alguns tutos e videos mas estou naquela inercia inicial quando se começa a aprender um software novo.

Meu andamento no ScadaBR:

Criei no Data source um tipo ASCII serial e dentro dele 2 data points tipo alfanumérico e testei eles dando enable e comunicaram com o arduino perfeitamente executando a função que era para ser feita, agora como criar o script para o botão agir assim como eu fiz no labview é que ta complicado por nao saber as ferramentas do ScadaBR, gostaria de pedir ajuda nesse quesito.

Estou aberto a discussões sobre o projeto tb, se alguém se interessar posso ajudar em todas as partes.

Obs.: ja tenho um app para android, para o mesmo fim,pronto para testar assim que eu receber meu modulo bluetooth, mas isso é assunto para outra discussão.

Exibições: 2473

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi como vai?

Bem eu estou trabalhando com o scadabr a quase um ano e agora estou estudando mais na parte de programação em scripts pra entender o código do scadabr.

aqui um link que resume uma parte do mundo que é o scadabr.

http://dino01.brinkster.net/teste2.htm#1

Esse link ainda está sendo desenvolvido e acredito que tenha algo bom pra mostrar somente no fim deste ano.Esta url resume em parte os trabalhos desenvolvidos pelos principais entusiastas do scadabr.

Neste link vc encontra o shield desenvolvido especialmente para plataforma scadabr(o que facilita muito a vida), feito pelo Garagista Wiechert, uma obra prima do desenvolvimento open.

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-como-utilizar-o-shi...

Procure visitar os links indicados no site,pois neste links tem muita informação.Aqui temos um link para um video tutorial de integração scadabr via modbus RTU através de rs485 ou usb com o scadabr

http://labdegaragem.com/video/tutorial-scadabr-parte1

Mais links:

http://labdegaragem.com/video/ardu-no-e-scadabr

http://labdegaragem.com/video/scadabr-arduino-001

Link de um video do shield RS485 comentado pelo garagista Wiechert

http://labdegaragem.com/video/arduino-shield-rs485-e-conversor-usb-...

Douglas se vc for no topico dicurssões digitar ROV vai aparecer vários projetos que foram postados aqui no LDG,inclusive alguns integrados com scadabr.

No meu caso ainda to amarrado no estudo do HTML e CSS que são bases pra entrar no mundo do desenvolvimento para internet (pelo menos entendo assim), Mas em qualquer coisa estou a disposição.

abraços

Um detalhe é que o primeiro link

http://dino01.brinkster.net/teste2.htm#1

Está num host gratuito e por isso sofro com os limites impostos o que já está sendo resolvido e creio que na segunda feira já teremos um servidor próprio e principalmente sem limites.

Muito obrigado mesmo Adriano, estou bem perdido no scadaBR, vou dar uma estudada nos links que vc me mandou e implementa-los no projeto. Segunda posto os resultados com os testes.

Você pode obter uma ajuda com a MCA que desenvolveu o scadabr, lá no seu forum, se vc tiver muito interesse em desenvolver com velocidade a MCA oferece cursos,diversos dispositivos de integração  e suporte tecnico por valores bem em conta  na loja scadabr recém inaugurada.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço