[RESOLVIDO] Arduino Resetando Aletoriamente - Trabalho de conclusão de curso

Olá amigos, gostaria de contar com a ajuda de vocês pois estou com um problema em meu trabalho de conclusão.

É o seguinte meu projeto consiste em controlar uma subestação de abastecimento para pequenos distritos (até 300 pessoas) através da utilização da plataforma Arduino juntamente com o software de supervisão ScadaBR, ou seja, a principal intenção do projeto e diminuir os custos finais para a empresa que cuida desse tipo de serviço, já que nesses tipos de locais o controle ocorre por comandos elétricos e sem nenhum tipo de monitoramento, já que muito das vezes os funcionários não se encontram no local.

Estou utilizando um Arduino UNO, Ethernet Shield W5100, Modulo Relé 5v de 8 canais que esta sendo alimentado por uma fonte externa de 5v (já foi testado outra fonte), um sensor ultrassônico HC-SR04, lâmpadas, botões e contatores para a parte de potência. A parte de comando está totalmente separada da parte de potência, sem risco de interferência

Bem, vamos ao que importa, meu projeto está funcionamento corretamente, apenas em momentos bem aleatórios o Arduino insiste em resetar, já realizei vários testes tais como:

- Tirei partes do código que não afetavam o funcionamento do sistema apenas para teste;

- Removi toda parte de comunicação;

- Alterei partes do código sem alterar a lógica para testar;

- Testei outro ethernet shield novo, e sem ethernet shield;

- Toda parte elétrica foi conferida e está tudo correto;

- Trocamos os contatores;

Ainda existem mais testes que foram realizados que não me recordo.

Estou postando o código e algumas fotos para vocês entenderem melhor o projeto. Desde já agradeço a ajuda.

Link do código: http://pastebin.com/hQvSy41r

Exibições: 3253

Responder esta

Respostas a este tópico

No seu curso nao tem um responsavel que te informa qual eh o padrao usado na industria brasileira, uso de aterramento, cabeamento (angulo, bitola, blindado ou nao, AC e DC junto ou separado, com conduite ou nao, se usar cabeamento na industria espetado igual esta o teu arduino eh aceito etc) botao de emergencia (JIS - nao aceita que um botao de emergencia seja usado para isolar energia de dispositivos) nao seu as normas ABTN(?)  mas se vc ler o padrao da industria vai ser esclarecedor.

Estou tendo aula esse semestre sobre instalações elétricas, porém sobre o que você citou só aprendi sobre aterramento, cabeamento e algumas normas NBR.

Pessoal desculpem a demora a responder, a semana estava muito corrida. Todos os problemas foram resolvidos com a inserção de um varistor em paralelo com cada relé do módulo utilizado, conforme a imagem que nosso amigo Akira Sato postou no tópico, inclusive foi possível voltar a monitorar o botão de emergência e não ocorreram mais problemas. O modelo utilizado foi o S10K391 ele tem uma tensão de trabalho de no máximo 250v e suporta 390v de pico o valor de 10k é a energia térmica (J) que ele consegue dissipar.

Aqui segue uma breve explicação de como funciona o varistor: O varistor é um componente eletrônico que possui uma resistência que altera conforme a tensão aplicada. Essa resistência cai bruscamente possibilitando a circulação de correntes intensas quando a tensão ultrapassa o valor de especificação, esse excesso de tensão é transformado em energia térmica e caso a sobretensão continue por muito tempo o varistor queima inutilizando o sistema, mas protegendo os equipamentos. Ele também é muito utilizado para absorver os picos de alta tensão e transientes que circulam pela rede de energia (meu caso).

Abaixo tem a imagem de como foi inserido o varistor no meu painel, copiei de Akira Sato.

Parabéns!!! Que bom!!!

Faça um favor para todos então agora, quando puder, edite o titulo atual do seu tópico, e coloque antes do titulo atual a palavra RESOLVIDO, essa TAG, ajudara a encontrar mais facilmente este tópico por outros garagistas que enfrentem situações similares e terão uma referencia.

Obrigado.

Abs.

CK

Matheus bom dia ,
Pelo que sei, os varistores são usados para proteção contra sobre-tensão e não supressão de ruídos elétricos.
Por exemplo, um pico de tensão elevada afeta um circuito. O varistor diminui a resistência de acordo com essa sobre-tensão e dissipa a energia em calor. Dependendo da intensidade da energia, o Varistor chega a explodir. Pode fechar curto e desarmar um disjuntor ou queimar um fusível. Nesses casos, o componente protegeu o circuito e deve ser substituído.
Recomendo que pesquise sobre o assunto - supressão de ruídos elétricos (ou transientes) e use componentes adequados para tal fim .
Por que ? Por que se usar MOVs para supressão de ruidos, um dia, um deles poderá queimar-se e falhar no objetivo do mesmo.
Os circuitos de supressão de ruídos devem ser calculados e dessa forma, eles teoricamente nunca poderão ser queimados.
Isso que eu penso. Posso estar equivocado...

http://www.murata.com/en-us/products/emc/emifil/knowhow/basic

explica o uso do varistor da Murata para quem tiver curiosidade.

José, entendo, porém era isso que acontecia em meu projeto, sobretensão gerada pela bobina do contator. Além da dica do Akira Sato recorri a um professor de minha universidade e uma de suas áreas de atuação, é no desenvolvimento de CLP's, e ele me disse que hoje em dia os filtros RC estão perdendo espaço para os varistores. Posso parecer um pouco ignorante na resposta, peço desculpas, mas é que ele passou tantas informações a respeito, que no momento é isso que me lembro.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço