Fala Galera do Lab de Garagem,

 

Estou com um projeto de um supervisório SCADA, e o clp que estou usando com o SCADA não tem portas analógicas. Estive pensando em usar o Arduino para coletar o sinal dos sensores ( Pickup magnetica e termopar) para usar no supervisório. Como os sensores são passivos provavelmente teria que usar um circuito amplificador estou certo? Se alguem que tiver um pouco mais de conhecimento nesta área puder ajudar seria de grande valia!

 

Obrigado desde Já,

 

Fernando Nunes

Exibições: 850

Responder esta

Respostas a este tópico

O garagista Antonio Flavio desenvolveu o clpduino e criou um grupo com o mesmo nome aqui no Lab,da uma olhada no projeto dele,talvez ajude.

Quanto aos sensores acho que tu vai precisar usar um amplificador operacional para eles.

Links que podem ser uteis:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/livros-para-download/3673-...

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/livros-para-download/3585-...

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/livros-para-download/3534-...

da pra fazer tranquilo cara!

agora com base em qual tipo de termopar voce vai usar voce calcula o amplificador e dimensiona pra entrada analogica do arduino.

ex: a entrada analogica do arduino é 0 a 5v, voce dimensionava da faixa do termopar que voce vai usar para essa faixa ai.

eu acho mais facil fazer com um pt100 numa Ponte De Wheatstone

 

espero ter ajudado O/

Faz muito tempo que "mexo" com termopar,mas lembro que existem tabelas de conversão TensãoxTemperatura que são importantes para projetos,se não me engano o termopar gera microvolts.Por isso a importância dos OpAmp.
Desculpe,queria dizer que faz muito tempo que não "mexo" com termopar.
kkkkk entendi Alexandre, é isso mesmo O/
Obrigado pelas respostas pessoal ! vou dar uma pesquisada...é muito compicado de montar esses circuitos? to meio apertado de tempo... to até pensando em dar uma passada ai no Lab de Garagem pra ver se alguem me ajuda rs. De qualquer forma valeu rapaziada! se mais alguem tiver informações pode falar!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço