A uns 3 anos atrás eu usava o Arduino, fiz alguns projetos simplezinhos mas depois parei, e agora quero voltar a mexer com isso. Agora estudo programação, então talvez eu possa fazer coisas mais interessantes (futuramente).

Estão falando muito sobre IoT agora, e mais ainda sobre esse tal NodeMCU que eu nem conhecia, aí ficou a dúvida... Vale mais a pena comprar um arduino, e depois shields para conectar à internet, ou essa outra placa? 

Ainda tenho pouco conhecimento sobre essas coisas, internet das coisas, inteligencia artificial e etc, pretendo ir conhecendo mais. A minha "ideia" pra voltar era fazer um robô (com arduino), de início como um carrinho normal controlado por bluetooth e alguns servos, mas aí estou vendo muita gente falar desse nodemcu... Qual tem mais POTENCIAL?

Me ajudem. 

Exibições: 1800

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia MS,

As placas de placas de prototipagem da família arduino usam os ucontroladores Atmega.

Elas precisam de "shields" acionais para acessar á internet.

As plagas NodeMCU usam os ucontraldores ESP8266, que tem Wifi nativo, além de ser bem menor. 

Mas na minha opinião, se vai investir em algo novo deverá investir nas placas de prototipagem que usam o ESP32.

Veja esta:   https://www.filipeflop.com/produto/modulo-wifi-esp32-bluetooth/

O ESP32 é dual corre, tem Wifi, e bluethoot nativo, alem de bastantes I/Os.

Vejas as caracteristica do ESP32:

– CPU: Xtensa® Dual-Core 32-bit LX6
– ROM: 448 KBytes
– RAM: 520 Kbytes
– Flash: 4 MB
– Clock máximo: 240MHz
– Wireless padrão 802.11 b/g/n
– Conexão Wifi 2.4Ghz (máximo de 150 Mbps)
– Antena embutida
– Conector micro-usb
– Wi-Fi Direct (P2P), P2P Discovery, P2P Group Owner mode e P2P Power Management
– Modos de operação: STA/AP/STA+AP
– Bluetooth BLE 4.2
– Portas GPIO: 11
– GPIO com funções de PWM, I2C, SPI, etc
– Tensão de operação: 4,5 ~ 9V
– Taxa de transferência: 110-460800bps
– Suporta Upgrade remoto de firmware
– Conversor analógico digital (ADC)

RV

Vi vantagem. Muito obrigada. 

como o mineirin RV disse, a família ESP tem produtos muito melhores.

Eu tentaria comprar 1 de cada... se nao for possível ficaria com o nodemcu (ESP). Embora uma unica desvantagem te afete na questao do carrinho: o consumo de corrente dele é maior.

Enfim, otimos produtos.

Para meus novos projetos sempre penso no ESP32 pq a diferença de preço é pequena frente a diferença de resultado.

No entanto para aplicações super simples o Arduino tradicional é mais simples, pode te facilitar, evitar dor de cabeça.

Cada um atende melhor cada projeto.

Para inicio o Arduino padrão pode ser mais interessante pela simplicidade.

Resumundo, a decisão é sua mesmo, não tem jeito.

Acho que comprarei o nodemcu mesmo. Obrihada Eduardo. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço