Boa tarde.

Estava utilizando arduino nano em um projeto que trabalha basicamente como um voltímetro. Ele lê algumas células de baterias, tenho segurança quanto ao dimensionamento dos divisores de tensão, sei que não foi esse o problema. Estou utilizando alimentação por fonte de 5V.

A placa estava rodando normalmente há alguns dias no mesmo circuito, e hoje enquanto eu fazia algumas medições com o multímetro, o sistema simplesmente parou de funcionar, travou o lcd em uma mensagem contida no código e percebi que os leds TX e RX ficaram sempre ligados (não estou utilizando eles no projeto), além do led Power, claro. Tentei dar reset na placa, e a única coisa que aconteceu foi apagar a mensagem do LCD para printar os caracteres default, como se não estivesse sendo inicializado. 

Depois disso, retirei o arduino e tentei gravar programas simples como o blink e até um programa vazio, mas a IDE não consegue gravar e indica o erro de falha de comunicação. Os 3 LEDs continuam sempre acesos desde o momento em que conecto o arduino na usb. Não sei dizer se queimou algum componente, nenhum chip está esquentando, o que acontece normalmente quando queima, pricipalmente o ATmega.

Alguém faz alguma ideia do que pode estar acontecendo e se tem solução?

Exibições: 554

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Charles,

Pelo seu relato creio que o integrado (que faz a comunicação serial-USB  (o maior chip que que fica no "verso" da sua placa) deve ter queimado, o que deve manter o RX e TX ligados continuamente.

A alternativa seria dessoldar esse chip (em geral um CH340 no Chinês ou FTDI no original) e passar a usar um programado externo USB-Serial, como se costuma fazer com o Arduino Pro Mini.

Essa deve ser a solução mais provável.... ou mais fácil, comprar um novo.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço