Na teoria é bem fácil calcular quanto tempo durariam 4 ou 5 pilhas grandes alimentando simplesmente o processamento de um Arduino, sem outros consumos..

O problema é que a prática quase sempre difere, e MUITO, da teoria e da matemática.

Alguém de fato já alimentou um Arduino ou equivalente com pilhas ? O que pode-se esperar "na real" de algum circuito alimentado por pilhas ? (pequenas, médias, grandes, normais, alcalinas, regarregáveis, etc..)

Acho que não sou o único a já se ter feito esta pergunta.

Exibições: 7611

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Já fiz vários projetos (standalone) que funcionam com pilhas. Geralmente uso baterias de 9v. E a autonomia é ótima!

Certo. Mas preciso de mais detalhes. Mais específicamente quantas horas de duração por bateria ou carga, ok? Qual marca de bateria ? Normal, alcalina recarregável (de quanto mA, nesse caso) ?

Essa simples bateria comprada em qualquer supermercado:

http://img1.mlstatic.com/bateria-duracell-9v_MLB-O-2927822515_07201... :)

Um brinquedinho que fiz, numa placa PCI, com alguns leds, deve ter durado uns 3 meses. Ligado por bastante tempo durante o dia.

Como todos responderam, não existe uma resposta exata. Depende do que estará consumindo. Um arduino, vc está querendo dizer exatamente oq?? Somente o microcontrolador? O conjunto microcontrolador + regulador de tensão?

Sugiro montar o circuito, após montado e funcionando faça a medição do seu consumo. E ai poderá calcular quando tempo ele ficará ligado com a bateria de corrente X.

Abraços!

Na verdade depende de muitos fatores. Existe circuito elevador ou abaixador de tensão entre o processador e a bateria? É linear ou chaveado. Qual a tensão de operação do Arduíno, precisa realmente ser 5V? Freqüência do clock, quanto maior mais consumo. A possibilidade de colocar o processador em modo sleep, nem que seja por intervalo tempo curtos? Por ai vai, num mesmo circuito e fazendo a mesma coisa, pode-se usar uma bateria que dure um ano ou 2 3 dias.

Usar baterias com  regulador linear da serie lm78xx não é uma boa ideia.

depende da aplicaçao que ele esta rodando(o programa que vc pos nele), qual o modelo do Arduino, quais os dispositivos conectados a ele (leds, reles, sensores, displays)... depende MUITO de infinitas variaveis...

o melhor que vc tem a fazer é testar o seu projeto com a sua pateria e contar o tempo que leva até esgotar a bateria...

Se vc esta preocupado com a autonomia, ha ainda coisas como isso:

http://www.seeedstudio.com/depot/lipo-rider-p-710.html?cPath=155

+ isso:
http://www.seeedstudio.com/depot/05w-solar-panel-55x70-p-632.html?c...

+uma bateria de lipo 3.7v

eu fiz um "termometro"(usando um sensor lm35, se me lembro bem) num dos meus primeiros contatos com arduino em 2009 usando um Arduino "blackwidow" compativel com duemilanove(porem com funcionalidade wifi), esse lipo-rider com um painelzinho fotovoltaico de 0.5w e uma bateria de menos de 800mha

Deixei o experimento rodando por 1 mes antes de desligar pra fazer outra coisa. Ou seja, 0.5w durante o dia e a bateria durante a noite foram suficientes pra deixar o experimento rodando sem parar.



Obrigado. Mas, até o momento nenhuma resposta foi objetiva em relação ao assunto. Minha questão é basicamente manter um arduino ativo com programação leve (não que programação mais pesada consuma muito mais, segundo eu entendo) e NADA a ser alimentado/controlado/alimentado pelo Arduino. Só isso.

Tenho certeza que dura entre 10segundos e 10 anos... fora isso, pra ter uma aproximação (pega 2 lanternas iguais, com pilhas novas de uma mesma cartela e verifica se as 2 apagam juntas) tens que fazer o que já te explicaram. Calcular, medir e por amostragem criar uma expectativa.

Caro Jonatas,

Minha pergunta é clara. Leia-a. : Alguém ja testou ? Se testou qual o resultado ? É simples.

É claro que eu mesmo posso fazer a experiência, mas o LdG é um local de COMPARTILHAMENTO de conhecimento, e nada mais lógico de valer-se de experiências vividas, se houverem.

Não quero lições de moral, ou de zilhões de aspectos técnicos a serem considerados. Só tenho interesse em quem tenha passado pela situação e queira compartilhar a sua experiência. De qualquer forma, obrigado.

Varia de modelo pra modelo de arduino, mas segundo o datasheet do ATmega328P(o processador que é usado na maioria dos modelos de Arduino), ele consome 12mA a 5v... Obviamente montado numa placa de arduino, com os controladores, reguladores de tensao e tudo mais, vamos SUPOR que isso dobre pra uns 24, 25mA

ai é so fazer as contas, uma bateria de 5v e 200mAh duraria 8 horas alimentando isso ;) (acho, heheheh).

mas é o tipo de coisa que é chute puro(chute embasado, mas ainda assim um chute), até uma solda diferente pode alterar o consumo. Tem que fazer a aplicação e testar. E não adianta procurar uma resposta precisa pra uma pergunta imprecisa em variaveis, como eu disse, até uma solda diferente pode alterar o consumo, se voce contar que existem uns 9 tipos de Arduino oficiais e milhares de "compativeis", ai o bicho pega.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço