Arduino - Motor com fonte de alimentação externa.

Bom dia, 

Pretendo montar um circuito com um motor de 11v, sendo que a saída do Arduíno possui apenas 5v quero utilizar uma fonte externa de alimentação.

O tutorial http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-utilizando-arduino-... mostra como fazer isso, no entanto ainda tenho dúvidas.

O transistor usado nesse circuito reduz a tensão da fonte externa par ao motor ou apenas controla o que passa pela placa? Isto é, no exemplo citado o motor trabalharia com os 9v? É necessário usar esse transistor ou posso montar algo parecido sem ele?

Outra dúvida é: Alimentando a placa Arduino com uma fonte de 9v, a saída vin vai proporcionar essa mesma tensão?

Att,

André Nascimento

Exibições: 1816

Responder esta

Respostas a este tópico

O transistor nesse caso funciona como uma chave, a saída do arduino está ligada na base do transistor e o motor e a fonte externa no coletor. Então quando vc coloca tensão na saída do arduino o transistor que estava em corte passa estar saturado permitindo então o fluxo de corrente eletrica do coletor para o emissor assim o motor é acionado!!

voce pode usar tambem um relé!]

Infelizmente vou ficar te devendo o esquema com um relé mas possivelmente voce ira achar algo na internet e nao esqueça de usa um diode de roda livre(Proteção)

Obrigado Rafael! Mas o diodo seria apenas par ao caso de usar relé correto?

Amigo o transistor apenas faz o chaveamento do motor através da saída do pino do arduino ligado na base, pensa como se fosse um interruptor e o que aciona o interruptor é o pino do arduino estando em 5v (transistor conduzindo) ou 0v (circuito aberto). Como o amigo disse você pode fazer com um relay, mas no caso não teria como controlar a velocidade do motor. 

Sim, alimentado o arduino com 9v o pino Vin também terá os 9v, só tome cuidado com a corrente que passará por esse pino, é aconselhável fazer a alimentação do motor diretamente como no exemplo do labgegaragem. Qualquer dúvida pode perguntar. Abraços. 

Obrigado NIcholas! Vou usar o Transistor então, precisarei controlar a velocidade. Se as coisas caminharem bem, posto o projeto que estou idealizando!

[]'s

Posta sim amigo, qualquer dúvida também não hesite em perguntar.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço