Arduíno Mega2560 + Ethernet W5100 + Driver OPC + HIscada

Conforme havia-lhes informado, acabei de fazer uma pequena aplicação utilizando os materiais descritos acima.

Um detalhe legal desse "demo" é que o canal de comunicação é ethernet cabeado e wireless. O servidor OPC está baseado no mesmo computador que roda o supervisório. A porta ethernet do computador está ligada a um switch industrial EDS-205, uma das placas Mega2560 + W5100 está ligada também a este switch, entretanto uma segunda placa Mega2560 + W5100 está ligada a um acess point que se comunica com outro acess point conectado a uma terceira porta do switch.

A novidade aqui é a utilização do software supervisório HIscada, fabricado pela HiTecnologia ( www.hitecnologia.com.br ). Este supervisório é exclusivamente um cliente OPC.

Este supervisório é nacional, com suporte técnico mesmo para a versão free e certamente teremos muitas atualizações, pois conhecendo o pessoal da HiTecnologia, como conheço, logo mais teremos muitas novidades integradas ao sistema.

A versão DEMO tem uma limitação de 32 TAGS OPC, ou seja, 32 pontos de leitura/escrita nas placas do Arduíno, mais nada... ou seja, quem quizer fazer suas aplicações e distribuir por ai... sem problemas, pois além de tudo, o sistema gera um executável para você instalar na máquina que vai rodar o sistema.

O executável roda em XP, Win7 e Win10 sem problemas.

Acredito que valha a pena dar uma conferida neste novo produto... e para aqueles que precisarão de um número maior de TAGs OPC, o pessoal dispõe de versões até 160 pontos, com um preço muito bom, até 600 pontos e acima de 600 pontos.

Também tenho um vídeo demonstrando essa aplicação rodando, no meu canal do youtube ( https://www.youtube.com/watch?v=l-w8JhmwC0Y

Esclareço que não foquei no desenvolvimento do Scada ou na conexão do banco de dados, pois a propria empresa tem todos os manuais e detalhes de cada item no a disposição no proprio site.

Exibições: 444

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite, quando tento rodar meu programa no Hiscada da um erro de autenticação e pede usuário e senha. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço