Alguém já usou arduino para ler dados de um CLP ou até mesmo para programar algo no CLP?

Exibições: 158

Responder esta

Respostas a este tópico

Rogerio, depende muito do que deseja fazer. Se possivel coloque mais informações

quero poder "ler" o status de uma CLP e se possivel, conseguir gravar uma nova programação.

A maioria dos PLC's implementam bits de status de diversas funcionalidades.

Isso é possível fazer sim, para isso basta que seu hardware converse na mesma linguagem do PLC (Modbus, 232, 485, etc)

Descubra como seu PLC conversa e tente ver a possibilidade de fazer isso do outro lado.

Quanto a gravar uma nova programação isso é desaconselhável. (é para um fim didático?)

"Nova programação" tipo eu posso mandar ele parar, tipo desligar ou ligar para iniciar os trabalhos?

só isso já ajudaria.

Um hardware com 232, seria suficiente para comunicação com o PLC?

para isso você pode trabalhar direto com I/Os uma saída do arduino ativa uma entrada do PLC, essa entrada executa determinada função.

Mas ainda não entendi o propósito visto que um PLC é um "arduino" 1000x mais poderoso. E como se quisesse por um carburador em uma ferrari. Mas como disse, não sei o seu propósito.

pretendo criar um aparelho, para ler o status de um PLC ou ate mesmo enviar comandos p ele... esse aparelho vou conectar na internet. e fazer um aplicativo para ler o status do plc realtime pela internet.. 

oq acha ?

didático ou produto?

se for produto tem que atender IEC61131-3

didático, boa sorte

Caso eu faça aparelho apenas complementar, do tipo de exibir dados como se está ligado, corrente.. hora q ligou e desligou...  mas não vai executar nenhuma ação, apenas para consultar dados simples.. precisa dessa norma ?

Não. A questão da norma e te dar flexibilidade e atender aos requisitos impostos. Pense que se seu produto atende a norma ele terá uma melhor aceitação. Mas cada caso é um caso. Isso não é uma regra.

Rogério, boa noite,

Em servidores de TI, esse monitoramento é feito através de um  Service Processor. 

A IBM usa muito isso, desde os Mainframes (mais de 30 anos atrás). 

Atualmente, esses Processadores de Manutenção fazem muita coisa, como controle de ligar/desligar, coletar erros, monitorar partições, acessar partições, atualizar firmware, monitorar o HW (fontes, ventiladores, temperatura), etc. 

Qualquer dúvida, posso ajuda-lo. 

O projeto é interessante, mas isso já não é feito através de uma console ?

Conheço muito pouco de CLP. 

Alguns sim..

o objetivo principal, é pegar esses status e colocar realtime na internet..

Acontece que as vezes em uma fabrica tem 5 maquinas, com CLPs trabalhando individualmente todos, queria pegar o status de todos e unificar em um unico painel, que no caso seria um app mobila..

bora fazer esse projeto? 

se todos tiverem interface de rede vai te facilitar.

outras opções:

rede 485 interligando todos plc

um ESP para cada equipamento e montar uma rede wifi

outras diversas.......

RSS

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte