Arduino Leonardo X Win XP - Problema com Porta COM

Caros Amigos,

Ha cerca de um ano atrás comprei 2 Arduinos Leonardo para um projeto que tinha em mente, que acabou não se concretizando.

Utilizei um deles com sucesso, mas só depois de resolver algumas peculiaridades dele com relação ao Windows XP. Tive que pesquisar um plouco na net mas acabei resolvendo.

Passado todo esse tempo resolvi agora utilizar o outro Arduino para outro projeto. Entretanto meu notebook foi formatado e perdi as configurações e procedimentos adotados para faze-lo funcionar no XP, e nem me lembro mais.

O que acontece:

- Baixei e instalei novamente a IDE 1.05

-Tudo foi instalado corretamente e o arduino reconhecido e instalados os devidos drivers.

- Acontece que quando "espeto" o Leonardo no XP é criada uma porta COM 8 e após 5 ou 6 segundos a porta simplesmente desaparece.

- Conectando outras vezes o processo se repete, ou seja a nova porta existe por poucos segundos apenas impedindo uploads.

- Instalei tambem a IDE 1.01 que era a que eu utilizava o ao passado e o problema repete-se.

- Todas as portas USB foram utilizados com resultados iguais.

- Instalação em um desktop manteve o problema.

Alguém tem alguma sugestão ou orientação sobre o que está ocorrendo ?

Obrigado.

Exibições: 348

Responder esta

Respostas a este tópico

O Leonardo, diferentemente de outros Arduinos como Uno e Mega, não tem um chip dedicado de emulação de serial. Isso faz com que ele tenha um comportamento diferente dos outros Arduinos nesse aspecto.

Eu acho que vc deveria re-instalar o driver do Leonardo. Para isso, ache ele na lista dos dispositivos instalados e mande atualizar o driver.

Prá mim isso resolveu.

Isso é, como descrevi acima, impossível de fazer, pois o dispositivo só aparece no "Gerenciador de dispositivos" por cerca de 5 segundos, quando -desaparece- subitamente, entendeu ? (quer seja no notebook como no desktop)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço