Arduino com firmware AccellStepper controlando um Driver de Motor de Passo com L297 e transistores TIP 122. 

Falta colocar os resistores para os sensores do chopper pra testar como fica, mas já está com assim pra tocar um plotter ou uma pequena CNC. 

Basicamente é o mesmo que a CNC3AX só que sem os MOSFETS e toda aquela parafernália que o cara colocou no esquema. 

Depois que concluir os testes eu faço o esquema no EAGLE e posto aqui no fórum, alias esta semana venho me divertindo com EAGLE e MULTISIM 12. O EAGLE melhorou muito desde a última vez que brinquei com ele, e o MULTISIM é um programa incrível, um preço também incrível :-( .

Exibições: 22535

Responder esta

Respostas a este tópico

Me lembrou como os "Mestres" que faziam espadas Samurais faziam no passado. O "Aprendiz" gastava seus 1oa. 3 anos só movimentando o fole (o fole japonês não é para baixo e para cima, parece-se com uma "gaveta" em que o ar é pressionado na ida e na volta, o que para a época era um tremendo avanço tecnológico, pois na Europa só exista o modelo de 1/2 "força"...o japonês tinha fluxo constante de ar). Depois passava mais 5 anos "só" martelando o aço da espada, enquanto o mestre segurava o aço "avermelhado" com uma mão e ia indicando com um bastão onde e com que força o martelo deveria ser batido...depois de uns 12 anos o "cara" poderia fazer suas próprias espadas (mesmo assim era só um "recém-formado"), bastando para ele seguir a carreira e se desenvolver para se tornar mestre um dia. Hoje existem pouquíssimos (dá para contar em uma mão...) fabricantes de espadas que usam as técnicas do passado. Enquanto isso, as universidades jogam milhares de "Mestres" para o mercado, todo ano, que não sabem fazer uma solda sem destruir as trilhas do circuito impresso...

Uma espada dessas sob encomenda, demora de 3 a 6 meses para ficar pronta e sendo de boa qualidade vale mais de 150 mil dollares.

E olha que as espadas em termo de complexidade mecânica perdem para muitas ferramentas modernas, o que é valorizado são outros aspectos...

É para "pensar"...

12 anos para digamos assim "se formar" numa época em que as pessoas não viviam tanto, era quase uma eternidade. Mesmo os asiáticos que tem histórico de viver muito. 

São os prós e os contra da tecnologia. :)

Pessoal, boa tarde! Venho acompanhando o fórum, pois maquinas CNC me interessam muito. Já trabalhei nas industrias Romi na montagem eletrônica dessas maquinas e elas são realmente fantásticas. Sempre quis montar uma, mas somente nos últimos tempos é que as opções disponíveis para isso se tornaram mais acessíveis. Programas de controle que podem ser baixados da internet, componentes eletrônicos e mecânicos mais baratos, etc. Inclusive, apesar de ter montado meu stepdriver com o L297 e L298, acabei de comprar um driver micro stepper já pronto pela internet a um custo realmente baixo e entregue na minha residência gratuitamente, que inviabiliza a construção do mesmo por aqui, a não ser a titulo de aprendizado. Segue o link do mesmo:

LINK REMOVIDO POR VIOLAÇÕES AOS TERMOS DE SERVIÇO

Agora vejo que o problema de alguns aqui, inclusive eu, seria a mecânica. Realmente é muito difícil montar qualquer maquina que seja, sem os componentes mecânicos adequados. Procurando na internet, achei esse site, que tem varias peças mecânicas para CNC, que são compatíveis com os eixos lineares e motores que eu retirei de três impressoras EMILIA. Segue o link do site:

http://monteseucnc.mercadoshops.com.br/

Espero ter ajudado!

"Covardia" estes preços de drivers hein?????

O problema é que se queimar...não tem assistência técnica tambem.

Aos poucos vou fazer o meu próprio drive, "domando" parte por parte, pois quero fazer "coisas" que os drivers comuns não tem. Por exemplo: Os drivers que se vê por aí são todos 1/2, 1/4....1/256 de passo. Eu quero que o meu dê 1/5 de passo para que os NEMAS possam dar uma volta com exatamente 1.000 passos, assim com uma rosca de 1mm eu consiga uma precisão de 0,001mm. Mas vamos devagar...devagar...devagarinho...como dizia o Martinho.

Covardia é pouco! Made in China! Não é a toa que os caras são o pesadelo de muitos empresários... Mas vamos lá. O fato de não ter assistência técnica, nem chega a ser um problema. Pense comigo: esse driver é montado sobre o CI TB6560, que é translator + driver. O resto são resistores, capacitores e circuitos auxiliares. Da ultima vez que vi esse CI para comprar, custava em torno de 27 reais. Por esse preço, mais a mão de obra de reparo, compensa ter um driver de reserva na prateleira. Alias isso já é pratica em muitas industrias. Vi empresas que tinha drivers de tornos CNC de reserva no almoxarifado e que substituíam os drivers que queimavam. O queimado, lixo. Era caro para consertar em relação ao preço de um novo. É mais uo menos como Perda Total em um veiculo. Acima de um certo valor, não compensa arrumar, sem contar que, mesmo arrumando, ainda assim será um veiculo batido.

No seu caso já é diferente, você quer uma coisa especifica, personalizada. Ai, não se aplica essas regras. Você já viu esse site?

http://www.stepperworld.com/Tutorials/pgMicrostepping.htm

Acho que pode te ajudar com a construção do seu driver de 1/5 de passo...

Cara! Não tenho como lhe agradecer...este é o material que estava procurando a muito...muito...tempo...

Algumas das informações aí colocadas tive que "aprender" (haja "dedução"...queimar o dedo em dissipador e em carcaças de motores...) à duras penas, pegando uma "letra" aqui uma sílaba "acolá"...

Obrigado!

Não tem que me agradecer por nada! É pra isso que existe o fórum...=)

Uma dica. Para calcular a corrente e. cada microstep seu, use a função seno do excel. é bem mai fácil que calcular na unha.

Caro amigo, como vc fez para calcular e setar no grbl o seu deslocamento do passo do fuso?

ex. passo da rosca do seu fuso onde vc seta isso?

já dei uma lida em https://github.com/grbl/grbl/wiki/Configuring-Grbl-v0.8

mas não ficou claro, como estou acostumado com o turbocnc onde lá em configuro o passo da rosca de cada eixo, imaginei que com o grbl fosse parecido.

sds

Sanches

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço