Boa tarde pessoal

Gostaria de pedir uma ajuda para vocês.

Antes de tudo, peço desculpas, pois tenho pouquíssimo conhecimento em eletrônica, então talvez a minha pergunta seja um pouco ridícula.

Gostaria também de antecipadamente, agradecer pela ajuda.

Então, estou desenvolvendo um projeto com um arduino UNO.

Contudo, eu gostaria que ele fosse ligado a uma bateria e essa bateria ligada direta a alimentação.

Gostaria também que esse arduino pegasse a porcentagem da bateria.

 

Assim, eu gostaria de saber, eu uso que bateria? Como que eu faço pra ligar?

Obrigado.

Exibições: 3757

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá amigo
A bateria fica a seu critério desde que seja respeitado a corrente e a tensão do circuito.
Recomendo bateria de alarme pois possue uma boa corrente.
Você precisará de um circuito para carregar essa bateria já que você quer que ela fique ligada direto.
Da para achar fácil um circuito desse na internet mas se quiser economizar tempo da para comprar esse carregador
Agora para vc ler a tensão da bateria...
como a bateria fica ligada diretamente no carregador e o carregador na energia, o arduino sempre vai ler a tensão de carga do carregador que deve ficar em torno de 13,8V.Resumindo não tem a necessidade de ter essa informação.Agora você pode fazer um esquema onde o carregador só funcione quando a bateria estiver fraca.E neste caso quando o carregador estiver funcionando tem que ser modo pulsante...exemplo o carregador liga, funciona por um minuto, desliga por tempo suficiente para o arduino fazer a leitura de carga da bateria e liga de novo, caso contrário o carregador vai ligar e o arduino logo em seguida vai ler carga máxima na bateria.

Olá, primeiramente gostaria de te agradecer pela ajuda.

Então, eu perguntei do tipo de bateria, pois existe vários tipo e marcas e eu não sei se todas podem ser usadas no arduino. Eu estava olhando uma turnigy ou zippy. Só que eu gostaria de uma opinião a respeito.

Agora sobre este circuito que você mencionou, eu não quero ser chato, mas se possível, puder me indicar algum que conheça, pois como sou leigo, eu não entendo nada de eletrônica.

Sobre a leitura da tensão, isso é apenas uma perfumaria, caso for muito além, não há a necessidade.

E sobre a modo que você explicou, eu achei bem interessante, porém, não sei como fazer. =[

Na verdade assim, o meu projeto, é um rastreador de veículo. Então, quando o carro estiver ligado, ele carrega a bateria do arduino e o arduino usa diretamente esta bateria (ou não, o que ficar melhor). Aí, quando o carro for desligado, ele consome a bateria do arduino. Entendeu?

É difícil de fazer?

bom primeiro pra qual finalidade seria o projeto ? deve-se ter essa informaçao pra saber qual tensao e corrente a bateria deve ter. o fato da bateria ser "ligada" a alimentaçao entendo que seria com um carregador ? isso mesmo? 

quanto o questao da porcentagem vc iria fazer uma funçao pra isso? como ligar um carregador pra bateria? pra isso vc tera que fazer um divisor de tensao (no caso da bateria ser mais que 5v pra nao queimar o seu atmega) e ligar essa tensao no arduino e fazer um map desse valor . se tiver duvidas na programaçao fala ai que eu te ajudo ok. mas defina melhor seu projeto pra termos uma visao melhor dele 

Então amigo, pra vc também, agradeço muito pela ajuda.

Assim, como eu expliquei acima, eu estou fazendo um rastreador para veículos.

Aí funciona assim, eu não sei bem qual a melhor forma de fazer isso, pois não entendo de eletrônica, mas, eu estava pensando em fazer um arduino ligado a uma bateria (turnigy ou zippy, ou alguma outra sugestão), e essa bateria ligada a bateria do veículo. Então, quando faltasse energia no veículo (corte da bateria quando tira a chave), o arduino ficaria sendo alimentado pela sua bateria dele e quando fosse ligado o veículo, este iria alimentar a bateria do arduino e o arduino usaria a bateria dele.

Ou então assim, eu não sei qual a melhor forma, o arduino funciona na bateria dele somente quando não tiver energia no carro e quando a energia for restabelecida ele consome a energia da bateria do carro e ao mesmo tempo é carregado a bateria dele. O que você acha?

Quero aproveitar aqui para agradecer mais uma vez pela ajuda e pedir que não pensem que sou abusado fazendo estas perguntas, mas é que sinceramente eu não tenho conhecimento de eletrônica, mas estou vendo para futuramente fazer.

Apenas para lembrar que a bateria precisa ter uma tensão de 12V, caso contrário o rastreador não funciona.

Obrigado.

bom primeiro acho que o consumo desse seu sistema nao eh grande certo? nesse caso se a preocupaçao for em relaçao a carga em si acho melhor fazer como todo rastreador faz uma bateria ligada ao circuito em paralelo com a alimentaçao do carro assim ela sera carregada sempre que o carro ligar e mesmo que alguem desligue a bateria do carro vc ainda tera a carga da bateria menor pra funcionar o sistema. nao tera problema de descarregar a bateria do carro. o problema de usar reles pra desligar de uma bateria pra outra eh o fato de por alguns instantes ficar sem alimentaçao (tempo de comutaçao do rele que eh baixo mas existe) mas isso seria sanado com capacitores. so teria que avisar que mesmo sem a bateria principal do carro nao pode encostar os terminais da bateria um no outro pq a bateria de dentro ainda esta ligada (alguns mecanicos fazem isso pra "resetar' o modulo) ou fazer o arduino ler que quando tirar a bateria da principal desligar o contato de uma bateria a outra usando um optoacoplador pra isso. outra coisa que carro eh? vai ser pra varios ?

Bom dia. Então, acredito que o consumo não deve ser grande não. Com relação a este método em paralelo que vc citou, eu consigo achar fácil na web para fazer? E sobre a bateria, qual vc me recomenda? Por enquanto eh o meu só, um C4 hatch, mas depois serão vários.
Amigo, desculpe o feedback, mas estava quem tempo.
Bom eu achei que seu arduino ficaria ligada na rede 110v.Mas se você vai ligar na bateria o carro ficabem mais fácil.
A ligação em paralelo é feita ligando o positivo da bateria do carro com o positivo da bateria do arduino e ligando o negativo da bateria do carro com o negativo da bateria do arduino.Dessa forma quando o carro funcionar vai carregar a bateria do Arduino. Entretanto deve colocar um diodo na linha positiva entre as duas baterias com o katodo do diodo apontado para a bateria do arduino, assim, caso a bateria do carro seja interrompida o sistema do carro não vai roubar carga. Da bateira.o do. Arduino
Boa noite amigo!! Ohhh legal, mas você tem alguma indicação de alguma bateria? Tipo lítio, lipo? Algma marca? E assim, apenas com essa ligação em paralelo, ela carrega sem perigo de estourar? Obrigado pela ajuda
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-598712002-bateria-selada-nob...

Essas baterias de alarme pra você seria ideal, tem uma boa corrente e é 12v igual do seu carro

Bom dia,
gostaria de fazer um circuito parecido com esse do Wagner.
Porém todos os meus sensores estão ligados no Arduíno. Só queria ligar o Arduíno numa bateria de 12V. E colocar essa bateria para carregar quando a carga estivesse baixa na bateria do carro.

Por exemplo se a bateria estiver a 15% da carga, começa a carregar.

Alguém teria o esquemático ou alguma noção de como fazer isso? Tenho procurado, mas tudo esta muito confuso.

Para conectar a bateria ao Arduino pensei em ligar um Regulador De Tensão Ajustável Lm2596 e conectar diretamente ao jack ou conectar no usb. Acho melhor o jack né?

Esquenta muito?

A bateria que estou falando é essa http://img.olx.com.br/images/93/932707005258827.jpg

Obrigada.

Boa noite galera, gostaria de saber se alguém pode me dar algumas dicas de como usar um pack de bateria de 3 células em serie que eu montei de 18650 lipo de 12v a 1a para alimenta meu circuito, usei um regulador de tensão de 5v  para o arduino e demais componentes, mais o problema é a ponte H que esquenta de mais porem não reinicia, o motor 12v de alta velocidade também esquenta muito, o pack de bateria também fica quente.

Esse projeto é um carrinho de controle remoto que deu muito certo, eu queria melhorar esse detalhe para não sobre aquecer e aumentar a capacidade de tempo da bateria de 3 células 12v - 1a para 6 células 12v - 2a, já que ela só dura uns 15 minutos.

se alguém poder me ajudar agradeço muito 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço