Olá pessoal,

Cansei de sofrer então resolvi pedir um help...

Preciso acionar um motor DC, escovado de 12V que drena sob carga 40A. Pretendo utilizar uma modulação PWM para acelerar de 0~255 e que fosse proporcional a 0V ~12V, somente em um sentido.

Estou restrito a utilizar bateria chumbo ácida de 12V para a alimentação. Para este projeto, comprei o MOSFET IRF3205 que pode lidar com correntes de até 75A, limitadas pelo encapsulamento TO-220. O problema é o aquecimento... Montei uma giga de testes e empilhei 4 desses transistores em paralelo, com dissipador único para os quatro, mas assim mesmo a temperatura sobe muito, tanto ao ponto de não ser possível tocar no dissipador. O barulho do chaveamento não seria um problema no ambiente onde vai operar, mas testei em todas as frequências de PWM alterando os registradores do arduino e não resolveu. Será que alguém poderia me dar uma luz? Eu gostaria de fazer o meu próprio drive, mas se não for possível, alguém pode me indicar um modelo comercial capaz de lidar com essa potência?

Abaixo envio o esquema que estou utilizando...

Exibições: 8477

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

  Caro Rodrigo,

  A tensão esperada sobre o MOSFET é de aproximadamente 0,17 volts.

  NÃO ESQUEÇA DO RESISTOR R4 do diagrama que enviei ele é importante,

  A perda de tensão a que você se refere pode estar nos cabos ou PWM.

  E quanto ao valor do resistor de 4.7K ou 10K é indiferente.

Sds.

Ari.

Prezado Ari, 

Eu esqueci de desenhar o R4, mas utilizei na montagem. Quanto a perda de tensão... 0,18V seria o ideal olímpico para mim. Com relação aos cabos, estão superdimensionados, poderia ser a frequência do PWM? Estou operando em torno de 1kHz.

Olá amigos, sei que o tropico um pouco antigo e o colega ja chegou a uma solução, mais restou uma dúvida quanto ao dimensionamento do circuito.

Então, O rodrigo descreveu que testou o projeto, minha dúvida e se ele utilizou 2 transistor ou apenas 1, pelo que vir aqui no datasheet do MOSFET ele é de 110A, sendo então suportado pelos 40A necessário. 

Outra dúvida e se você poderia passar as especificações do motor DC que utilizou.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço