Olá galera. No arduino as portas digitais oferecem 40mA cada uma, ou seja pega os 500mA da porta USB divide e distribui em todas as portas, correto?

Sobre isso tenho algumas dúvidas:

1- Se deixo de alimentar pela porta USB, e alimento com uma fonte de 9v e 1A, as portas digitais vão continuar oferecendo 40mA?

E a maior dúvida:

2- Continuando com a fonte 9v e 1A. A porta de saida de 5v do arduino oferece 40mA ou toda a corrente, ou seja, 1A?

Exibições: 24114

Responder esta

Respostas a este tópico

Caramba, o que estou aprendendo neste forum, não tah de brincadeira...Obrigado Maurício e a todos, espero chegar neste nivel algum dia e ajudar os outros tb...vlw

Veja a seguinte analogia.

Sua fonte é uma "CORDA" que suporta um peso (consegue fornecer a corrente) de 1A, o regulador de tensão do arduino é uma "CORDA" que suportaria até 1A se tivesse um dissipador de calor, como ele não tem, eles colocam que ele vai suportar 500mA, os PINOS do ATMEGA são como LINHAS bem finas que vão suportar até 40mA.
Cada LED "pesa" (o termo é consome), algo em torno de 20mA, então sem outros componentes, o pino do arduino suportaria acender dois LEDS.
Se você colocar mais componentes o PINO arrebenta...

Achei interessante para complementar a informação.

Imagens reais infravermelho mostrando o quanto esquenta o regulador de tensao se aplicado 6, 9 ou 12v na alimentação.

O melhor não parece ser o 12 e sim, algo em torno de 6-5 a 7v, justamente por o regulador de tensão ter que se livrar de mais tensão para entregar a tensão certa para o resto do circuito e com isso aquece e perde eficiencia...

http://australianrobotics.com.au/news/fuelling-your-arduino-why-you...

[]´s

Jota

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço